458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Laurinda Alves

Colunista

Artigos publicados

Câmara Municipal Lisboa

Se o meu pai estivesse vivo ficaria contente

Quando é pedido aos cidadãos que se cheguem mais à política, e que não deixem a gestão do país e das cidades somente nas mãos de quem depende desse poder para viver, é importante dar passos concretos.
Lisboa

Pequenos escândalos numa grande cidade

Os pequenos escândalos, as grandes omissões, as prepotências e os abusos de autoridade visíveis a olho nu abundam nesta cidade.
Doenças

Aos melhores enfermeiros e enfermeiras do mundo

A compaixão não cura cancros, mas ajuda os doentes a viverem com eles. Porque a medicina e a enfermagem não se aplicam só a doenças e doentes curáveis, é urgente pensar a compaixão de forma científica
Violência Doméstica

Demasiado cruel, juíza Isabel!

O que esta juíza fez, foi inocentar os agressores e condenar ainda mais as vítimas. Inexplicavelmente, pôs-se do lado dos que maltratam e maltratou, também ela, a mulher agredida.
Doenças raras

Elon Musk e o seu testemunho direto

Muitas pessoas que convivem com ‘Aspergers’ não fazem a menor ideia de que eles têm esta condição e os próprios também o ignoram, mas os traços comuns desta síndrome podem tornar a vida num inferno.
Sociedade

Autenticidade vs. artificialismos

De que serve a uma empresa contratar alguém que faz o que não diz, diz o que não pensa e acredita no que não confessa? E que adianta um político mascarar as intenções ou tentar iludir as convicções?
Educação

Desvantagem competitiva

“É preciso aprendermos a contar histórias. Não se trata de ficção nem temos que inventar histórias para contar a investidores e cientistas. As minhas histórias assentam em sonhos”
Jovens

Também queremos o ‘cheque-psi’ de Macron

Os jovens que se fecham e isolam, que passam a ter ideias negras e perturbações do comportamento, dão sinais de que não estão bem e seria extraordinário imitar Macron e criar um ‘cheque-psi’.
Cidades

Servir as cidades e os cidadãos por amor

A gestão urbana, a direção autárquica é missão que exige vocação. Governar não pode ser uma ambição política, não deve ser uma encenação. Tem que ser um ato de entrega, de coragem e de amor.
Qualidade de Vida

Zero mails, zero telemóvel

Precisamos de viver em "modo avião" e cultivar uma "visão de helicóptero". As metáforas aéreas servem para ter distância crítica e evitar excessos prejudiciais à saúde mental e ao equilíbrio emocional
Ensino Superior

Contra o abandono escolar no Ensino Superior

Alunos talentosos, com aproveitamento escolar extraordinário e boas notas são obrigados a abandonar os estudos por não terem dinheiro para os pagar.
Coronavírus

Teve Covid e ficou com sequelas?

A recuperação de pessoas que ficaram com sequelas da Covid-19 é possível através de um programa de fisioterapia cardiorrespiratória completamente gratuito, online.
Sociedade

A comunicação também salva vidas

A pandemia deixou-nos mais sensíveis à má comunicação. Precisamos de tratamentos e vacinas, mas também estamos a precisar de uma comunicação salva-vidas.
Pandemia

Amor em tempos de Covid

A bondade, o amor e o altruísmo são expressões de força, nunca sinais de fraqueza. A comunicação compassiva é sempre necessária e não é negociável em certas profissões.
Doenças Mentais

Os doentes que ninguém quer tocar

Chegam prontos para todo o serviço. Trabalham sem interrupções. Não param para comer. Trabalham no duro. Todos nos perguntamos como é que eles aguentam.
Igreja Católica

Será esta pandemia um castigo de Deus?

A pandemia trouxe uma adesão massiva a novas formas de comunicação da Igreja, não dando margem a um retrocesso do Cristianismo nem à culpabilização de Deus.
Pandemia

É duro começar a trabalhar na pandemia

O ritmo alucinante a que se trabalha a partir de casa, muitas vezes sem tempo para uma alimentação equilibrada e um descanso reparador, nunca tinha sido testado pela Humanidade como um todo
Eutanásia

Marcelo, o Presidente para quem a vida conta

Os Portugueses que votaram, expressaram claramente a sua vontade e através do seu voto percebemos que 61% confia e está do lado de quem defende a vida.
Pandemia

Sozinhos em casa

Sobrecarregados de tarefas que antes resolvíamos a partir do escritório, a conciliação voltou a ser uma miragem porque a vida profissional agora gere-se no espaço pessoal, a partir da sala e do quarto
Cultura

Sobrais geniais

O mais genial é a voz de cada um, claro. Mais do que encher grandes salas com a sua música, os manos Sobral iluminam as sombras do mundo quando cantam.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.