268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Laurinda Alves

Colunista

Artigos publicados

Lisboa

Pequenos escândalos numa grande cidade /premium

Os pequenos escândalos, as grandes omissões, as prepotências e os abusos de autoridade visíveis a olho nu abundam nesta cidade.
Doenças

Aos melhores enfermeiros e enfermeiras do mundo /premium

131
A compaixão não cura cancros, mas ajuda os doentes a viverem com eles. Porque a medicina e a enfermagem não se aplicam só a doenças e doentes curáveis, é urgente pensar a compaixão de forma científica
Violência Doméstica

Demasiado cruel, juíza Isabel! /premium

629
O que esta juíza fez, foi inocentar os agressores e condenar ainda mais as vítimas. Inexplicavelmente, pôs-se do lado dos que maltratam e maltratou, também ela, a mulher agredida.
Doenças raras

Elon Musk e o seu testemunho direto /premium

Muitas pessoas que convivem com ‘Aspergers’ não fazem a menor ideia de que eles têm esta condição e os próprios também o ignoram, mas os traços comuns desta síndrome podem tornar a vida num inferno.
Sociedade

Autenticidade vs. artificialismos /premium

165
De que serve a uma empresa contratar alguém que faz o que não diz, diz o que não pensa e acredita no que não confessa? E que adianta um político mascarar as intenções ou tentar iludir as convicções?
Educação

Desvantagem competitiva /premium

“É preciso aprendermos a contar histórias. Não se trata de ficção nem temos que inventar histórias para contar a investidores e cientistas. As minhas histórias assentam em sonhos”
Jovens

Também queremos o ‘cheque-psi’ de Macron /premium

118
Os jovens que se fecham e isolam, que passam a ter ideias negras e perturbações do comportamento, dão sinais de que não estão bem e seria extraordinário imitar Macron e criar um ‘cheque-psi’.
Cidades

Servir as cidades e os cidadãos por amor /premium

A gestão urbana, a direção autárquica é missão que exige vocação. Governar não pode ser uma ambição política, não deve ser uma encenação. Tem que ser um ato de entrega, de coragem e de amor.
Qualidade de Vida

Zero mails, zero telemóvel /premium

Precisamos de viver em "modo avião" e cultivar uma "visão de helicóptero". As metáforas aéreas servem para ter distância crítica e evitar excessos prejudiciais à saúde mental e ao equilíbrio emocional
Ensino Superior

Contra o abandono escolar no Ensino Superior /premium

143
Alunos talentosos, com aproveitamento escolar extraordinário e boas notas são obrigados a abandonar os estudos por não terem dinheiro para os pagar.
Coronavírus

Teve Covid e ficou com sequelas? /premium

138
A recuperação de pessoas que ficaram com sequelas da Covid-19 é possível através de um programa de fisioterapia cardiorrespiratória completamente gratuito, online.
Sociedade

A comunicação também salva vidas /premium

120
A pandemia deixou-nos mais sensíveis à má comunicação. Precisamos de tratamentos e vacinas, mas também estamos a precisar de uma comunicação salva-vidas.
Pandemia

Amor em tempos de Covid /premium

107
A bondade, o amor e o altruísmo são expressões de força, nunca sinais de fraqueza. A comunicação compassiva é sempre necessária e não é negociável em certas profissões.
Doenças Mentais

Os doentes que ninguém quer tocar /premium

456
Chegam prontos para todo o serviço. Trabalham sem interrupções. Não param para comer. Trabalham no duro. Todos nos perguntamos como é que eles aguentam.
Igreja Católica

Será esta pandemia um castigo de Deus? /premium

311
A pandemia trouxe uma adesão massiva a novas formas de comunicação da Igreja, não dando margem a um retrocesso do Cristianismo nem à culpabilização de Deus.
Pandemia

É duro começar a trabalhar na pandemia /premium

O ritmo alucinante a que se trabalha a partir de casa, muitas vezes sem tempo para uma alimentação equilibrada e um descanso reparador, nunca tinha sido testado pela Humanidade como um todo
Eutanásia

Marcelo, o Presidente para quem a vida conta /premium

347
Os Portugueses que votaram, expressaram claramente a sua vontade e através do seu voto percebemos que 61% confia e está do lado de quem defende a vida.
Pandemia

Sozinhos em casa /premium

150
Sobrecarregados de tarefas que antes resolvíamos a partir do escritório, a conciliação voltou a ser uma miragem porque a vida profissional agora gere-se no espaço pessoal, a partir da sala e do quarto
Cultura

Sobrais geniais /premium

190
O mais genial é a voz de cada um, claro. Mais do que encher grandes salas com a sua música, os manos Sobral iluminam as sombras do mundo quando cantam.
Ano Novo

As minhas últimas palavras /premium

Este 2021, que desejamos que nos corra bem a todos, depende muito da forma como cada um usa o poder, a influência, a arte, a ciência e a experiência. E as palavras.
A página está a demorar muito tempo.