Laurinda Alves

Colunista

Artigos publicados

Deficiência

Medo do escuro? /premium

267
Numa sala totalmente às escuras, com a ajuda de uma bengala e de um guia, pudemos explorar o invisível e aprender a ver na escuridão. Através dos outros sentidos percebemos as rotinas de quem não vê.
Cultura

Cem anos, Sophia /premium

1688
Sophia detestava artificialismos e não sabia lidar com gente ardilosa. Obstinada, recusava-se a ir ao que a desinteressava, mesmo quando havia quem a quisesse homenagear ou um prémio para lhe entregar
Porto

Se fosse a Rosa Mota também não tinha ido! /premium

1633
Teria sido bonito ver a marca Super Bock celebrar a marca Rosa Mota. Não só não a valorizaram como a tentaram apagar. Pergunto como é que se apaga uma marca que está tatuada no coração dos portugueses
Violência

Um abraço desarma sempre? /premium

315
Sem saber o que se passou na escola de Lisboa, ver o vídeo do professor que abraça o jovem atirador até o conseguir desarmar faz pensar noutras estratégias para atacar a violência e conter a agressividade
IPSS

‘Cancro’ continua a ser uma palavra difícil /premium

560
Sábado mil pessoas caminharam para celebrar os 25 anos da Acreditar. Pais e filhos, amigos e familiares de crianças e jovens com cancro. Pessoas que viveram ou estão a viver um tempo altamente erosivo
Papa Francisco

Os indiferentes /premium

556
O Papa falou contra a indiferença num dia em que a abstenção atingiu um recorde: 45,5%. Uma esmagadora percentagem de cidadãos preferiram vestir o hábito dos indiferentes, afastar-se e passar ao lado.
Eleições Legislativas

Jovens contra a abstenção! /premium

390
Sublinho a imparcialidade do site por ser uma estratégia determinante para atingir os objetivos a que o Pedro e o Francisco se propõem: apelar ao voto informado e combater a abstenção.
Comportamento

Vivemos na casa dos horrores /premium

As casas dos horrores são todos os lugares e as ruas, todos os becos (e os paraísos) onde alguém resolve gravar, fotografar e devassar a intimidade em vez de proteger, respeitar, ajudar ou resgatar.
Trabalho

Ficção coletiva, diz Nadim /premium

Começar reuniões a horas e aprender a dizer mais coisas em menos minutos é uma estratégia que permite inverter a tendência atual para ficarmos mais tempo do que é preciso no local de trabalho.
Comportamento

Cuidado com o comparativismo! /premium

152
Nunca poderemos dizer que a comparação entre pessoas leva à depressão e, ainda menos, ao suicídio, mas é vital ter a noção de que a comparação leva fatalmente à auto depreciação.
Igreja Católica

Querido Padre Tolentino /premium

812
Todos os que conhecemos e amamos Tolentino, que o lemos e ouvimos, todos os que o admiram e respeitam, mesmo sem professarem a sua fé, recordamos momentos de simplicidade e elevação protagonizados por ele
Solidariedade

O tempo, esse grande escultor /premium

120
Cuidar melhor dos outros, ser progressista, cultivar a abertura à diversidade e aceitar ideias divergentes, encontrando o tom certo para o debate, mas também para a ação, é muito difícil. Para todos.
Identidade de Género

Minorias de estimação /premium

15238
No dia em que as casas de banho das escolas forem obrigatoriamente abertas a rapazes e raparigas de todas as idades, as agressões vão escalar e a “pressão dos pares” poderá ser ainda mais perversa.
Condução

Primeiro propósito de rentrée e... de vida! /premium

Penso que ninguém, absolutamente ninguém, está inocente no que toca a atender e falar ao telemóvel, a ver mensagens e até a responder enquanto guia.
Hospital de São José

Misérias e grandezas /premium

691
Aqueles corredores [de São José] são habitados por pessoas desfiguradas por acidentes e doenças. À primeira vista é tudo muito feio, mas olhando com atenção conseguimos ver muita beleza.
Cinema

Tu, a mim, não me tratas por tu! /premium

320
“Campeões” é um filme imperdível pelo humor explosivo e pelo amor redentor. Não temos pena de ninguém, não achamos ninguém estranho, não temos rótulos para os personagens, rimos quando nos fazem rir.
Cuidados Continuados

A cuidar é que a gente se entende /premium

1105
Há cerca de 800 mil cuidadores que acompanham diariamente pessoas doentes e/ou dependentes. Destes, cerca de 207 mil estão a tempo inteiro, mas os restantes trabalham fora de casa e acumulam tarefas.
Férias

Suportem-se uns aos outros nestas férias /premium

263
“Suportai-vos uns aos outros” é um abaixamento pelo outro. Pelo melhor para o outro. Uma atitude cristã, eu sei, mas vejo tantos descrentes adotarem-na que não se pode dizer que é exclusivo de crentes
Sustentabilidade

As melhores empresas para o mundo! /premium

139
Uma B Corp é uma empresa lucrativa que tem como modelo de negócio o desenvolvimento social e ambiental. A Empresa B cria benefícios a todas as partes interessadas e não responde apenas aos accionistas
Deficientes

O pior problema é não ter consciência do problema /premium

1640
Estranha resposta de um Primeiro Ministro. Fazer pressão sobre quem, se ele é quem mais pode e deve sentir-se pressionado a agir e a mudar a realidade? É preciso ligar ao Papa? Mandar um mail a Trump?
A página está a demorar muito tempo.