459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Exército

Guerra na Ucrânia

Polónia prepara-se para uma invasão russa

Programa de expansão do Exército polaco inclui duplicar o número de efetivos, aumentar os gastos com Defesa para 3% do Produto Interno Bruto e modernizar o equipamento.
Guerra na Ucrânia

UE anuncia apoio de 40 milhões de euros à Moldávia

O Conselho da União Europeia anunciou uma medida de assistência para as Forças Armadas da Moldávia. O apoio complementa a contribuição europeia de sete milhões de euros feita em dezembro de 2021.
Exército

Comandos acabam com prova de desidratação

Prova de choque que em 2016 causou a morte de dois recrutas dos Comandos deixou de existir. "De cada vez que treinamos a sede, estamos a criar lesões irreversíveis" assumiu responsável ao Expresso.
Noticiário

4h. Rússia diz ter controlo total de Azovstal

O Ministério da Defesa russo anunciou que o Exército “libertou na totalidade” o complexo. Ainda neste jornal, há cerca de 80 casos confirmados da chamada varíola dos macacos, detetados em 11 países.
Guerra na Ucrânia

Lukashenko estará a ponderar apoio à Rússia

O Ministério da Defesa britânico alertou que Lukashenko estará a ponderar o apoio militar à Rússia para evitar envolvimento direto no conflito devido ao risco de sanções ocidentais.
Noticiário

23h. FA ucranianas "a fazer tudo" pela liberdade

Mensagem deixada no habitual discurso dirigido à nação. Presidente ucraniano sublinha os avanços feitos na região de Kharkiv e acrescenta que as tropas russas estão a recuar.
Guerra na Ucrânia

O que vão fazer 222 militares na Roménia?

Marcelo despede-se dos militares portugueses que vão para uma missão "prevista" mas "reforçada". Vão integrar partes do exército romeno, mas não vão entrar na Ucrânia.
Noticiário

6h. 222 militares prestes a partir para a Roménia

Despedida no aeroporto de Figo Maduro conta com a presença do Presidente da República. E Zelensky elogia o povo ucraniano por ter sobrevivido a 50 dias de guerra.
Exército

Associação de Sargentos pede aumentos salariais

A Associação Nacional de Sargentos aproveitou os discursos dos líderes políticos a propósito do aniversário da batalha de La Lys.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Russos retiraram-se de Sumy

Os soldados russos iniciaram, no domingo, uma retirada de Sumy e o chefe da administração militar da região revela que há ainda pequenos grupos de soldados russos que "estão com medo".
Rússia-Ucrânia

Ucranianos recuperam territórios aos russos

O exército ucraniano está a realizar contraofensivas que permitem recuperar territórios. Enquanto, os russos se confrontam com problemas de comunicação, a falta de comida e de gasolina.
Noticiário

23h. Russos mataram mais civis do que militares

Isso mesmo afirma o ministro da Defesa ucraniano. Oleksiy Reznikov diz que o exército russo fez mais vítimas entre a população civil do que entre os militares ucranianos.
Rádio Observador

A utilidade das Forças Armadas. Ligue 910024185

Perante um conflito na Europa importa pensar na utilidade das Forças Armadas em Portugal. Qual a estratégia portuguesa? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Vila Real

Ex-militares com 2 anos de pena suspensa

O caso ocorreu no dia 29 de junho de 2017 e foi denunciado pelo agredido que foi assistido no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os arguidos não falaram durante o julgamento.
Reportagem Observador

Lviv. "As sirenes tocaram ao longo de todo o dia"

Cátia Bruno explica que "apesar de as sirenes terem tocado ao longo de todo o dia, em Lviv continua tudo calmo no terreno". Na aldeia de Drozdovychi, "os únicos que saíram foram para o exército".
Noticiário

19h. Zelensky deixa mensagem ao exército russo

Zelensky pede às tropas da Rússia para não confiarem nos superiores militares. Ainda neste jornal, as diferentes visões de Rússia e Ucrânia após a primeira ronda de negociações entre os dois países.
Justiça

Operação Miríade já tem mais de 60 arguidos

Já há mais de 60 pessoas constituídas arguidas na sequência da investigação a alegada rede de tráfico que operaria entre África e a Europa, e que envolveria militares e antigos militares portugueses.
Fact Check

Bolsonaro ter-se-ia alistado no exército nazi?

Comentários associados a vídeo de entrevista a Jair Bolsonaro sugerem que líder do Brasil admitiu que se juntaria às tropas de Hitler. O vídeo original mostra que o diálogo transcrito foi deturpado.
Exército

Governo: militares na Roménia é habitual

Marques Mendes afirmou que envio de tropas foi decidido "em sigilo" durante a campanha eleitoral. Governo explica que "Portugal participa regularmente em exercícios conjuntos com os países aliados".
Noticiário

23h. Portugal vai ter tropas na Roménia

No habitual espaço de opinião na SIC, o comentador avança que a presença de militares portugueses na Roménia foi decidida pelo Governo em conjunto com o Presidente da República e os partidos.
Sentença

Adiada sentença de ex-militares do Exército

Os antigos militares são acusados de agredir a vítima "desferindo-lhe murros na cara e nas costas". A leitura da sentençã foi adiada por não ter sido notificado a tempo um dos arguidos.
Segredo de Justiça

Relação anula condenação de ex-diretor da PJM

Processo por violação do segredo de justiça no caso Tancos corre em Lisboa. Luís Vieira foi condenado a uma multa, mas Relação anulou e acórdão terá de ser repetido.
Rússia

Grupo Wagner. Quem são os paramilitares de Putin?

Camuflados e sem marcas de identificação, o Grupo Wagner é composto por mercenários. Especula-se grupo de paramilitares tenha ligações ao Governo russo e a Putin.
Myanmar

Myanmar. Exército acusado de queimar 400 casas

Dois moradores de Mwe Tone relataram ainda que os militares se envolveram em saques, incluindo o roubo de uma imagem de Buda com 200 anos, de 15 centímetros de altura, em ouro.
Tribunais

Comandos. Falha do MP ou inação do tribunal?

Coletivo que absolveu 16 dos 19 superiores do curso de Comandos em que morreram 2 instruendos assumiu que em processo comum o desfecho do caso podia ter sido outro. Mas será que não podia fazer nada?
Forças Armadas

Contratos. FA com novas especialidades do exército

Modalidades de "logística militar, mecânica auto, transportes e alimentação" passam a integrar no Regime de Contrato Especial nas Forças Armadas, cujos contratos têm duração entre os quatro e 14 anos.
Assalto em Tancos

Ex-chefe da Casa Militar do Presidente absolvido

O antigo chefe da Casa Militar do Presidente foi absolvido do crime de falsas declarações, um processo extraído do caso Tancos. João Cordeiro foi contactado por email pela PJM.
Exército

Comandos. Tribunal militar desmonta acusação do MP

Tribunal Militar considerou que os dois comandos perderam a vida por causa de um golpe de calor e não por culpa dos instrutores. E diz que não tem competência para decidir se houve negligência médica.
Assalto em Tancos

O que ainda não se sabia do acórdão de Tancos

Tribunal considerou que encontros entre ministro e diretor da PJ não ficaram provados e Azeredo Lopes foi salvo pela dúvida. Também concluíram que os militares combinaram uma versão e que mentiram.
Assalto em Tancos

Como os arguidos de Tancos mudaram as suas vidas

Suspenso da PJM, Vasco Brazão é agente imobiliário. Cérebro do assalto, por exemplo, faz voluntariado num lar. E há também um arguido da GNR que criou uma empresa de sucesso.
Exército

Comandos. Lágrimas e abraços à porta do tribunal

Pai de um dos dois comandos mortos não conteve as lágrimas com a decisão de condenar apenas três arguidos a penas suspensas de dois e três anos. Os 16 militares absolvidos abraçaram-se no tribunal.
Exército

Comandos. Condenados três dos 19 arguidos

Apenas três dos 19 militares foram condenados a penas suspensas pela morte de dois comandos na instrução. Juíza diz que em tribunal civil a decisão tinha sido outra. Advogados contestam esta posição.
PCP

PCP diz que caso Tancos foi "muito grave"

"Devem ser tomadas todas as medidas, e existem condições para isso, para que isto não se repita porque, de facto, foi muito grave", afirmou Jerónimo de Sousa quando questionado sobre o assunto.
Assalto em Tancos

Tancos. O acórdão do caso que "intimidou o país"

A decisão de primeira instância — que condenou três assaltantes a prisão efetiva, vários militares a penas suspensas e absolveu Azeredo Lopes — é um desfecho num caso que não acaba aqui.
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes absolvido. 11 condenados

O coletivo de juízes liderado pelo juiz Nelson Barra já leu a súmula do acórdão final do caso Tancos. João Paulino condenado a 8 anos de prisão. Dos 23 acusados, 11 arguidos foram condenados.
Noticiário

9h. Só seis crianças com reações adversas à vacina

São números do Infarmed, revelados ao Jornal de Notícias. Quatro dos seis casos de reações adversas foram considerados graves. E ainda, leitura do acórdão do caso Tancos está marcada para esta manhã.
Noticiário

8h. Tancos. Leitura do acórdão conhecida hoje

Julgamento chega ao fim, quatro anos depois do assalto das armas do paiol de Tancos. Ex-ministro Azeredo Lopes é um dos 23 arguidos. E, tema da corrupção marca debate entre Costa e Ventura.
Assalto em Tancos

Tancos. Julgamento termina esta sexta-feira

Crime de furto de armas de Tancos foi divulgado em junho de 2017. O julgamento dos 23 arguidos termina esta sexta-feira, podendo João Paulino ser condenado entre os nove e os 10 anos de prisão.
Resposta Pronta

Há "bacalhau" no Natal dos militares no Mali

"O bacalhau não vai faltar" no Mali. Os militares portugueses em missão no estrangeiro passam o Natal com a "segunda família". As saudades são muitas. Testemunho do Tenente-Coronel Gustavo Gapo.
Myanmar

Exército do Myanmar matou pelo menos 40 homens

Dezenas de pessoas foram mortas pelo exército birmanês, naquilo que a BBC descreve como “assassinatos em massa de civis”.
Noticiário

3h. Rendeiro isolado por questões de segurança

Ex-banqueiro já tinha pedido transferÊncia da prisão de Westville por ter alegadamente recebido ameaças de morte. E António Costa defende que a consciência do papel dos militares tem vindo a crescer.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.