Exército

Assalto em Tancos

SIS não liga furto em Tancos a terrorismo

Questionada sobre a chamada "lista de compras" partilhada por serviços de informações estrangeiros, a secretária-geral do SIS descarta relação entre o caso de Tancos e grupos criminosos.
Assalto em Tancos

Chefe das secretas invoca "sigilo" sobre Tancos

A secretária-geral do Sistema de Informações da República invocou sigilo para evitar responder em detalhe ao PCP na comissão de inquérito ao furto de Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos: material era o pretendido por criminosos

149
O ex-chefe dos serviços de informações revelou que 'secretas' estrangeiras partilharam uma lista de armamento pretendido por organizações criminosas e que coincide com material furtado.
Venezuela

Venezuela. Portugal pronto para tirar portugueses

O Chefe do Estado-Maior do Exército diz que o cenário não está em cima da mesa mas que Portugal está preparado para retirar portugueses da Venezuela.
Assalto em Tancos

Militares queixam-se de cortes e falta de pessoal

294
Associações admitem que cortes orçamentais e a falta de pessoal nas Forças Armadas podem ter contribuído para o assalto em Tancos, em junho de 2017.
Assalto em Tancos

Juiz declara especial complexidade de Tancos

Juiz refere que para tal declaração tem que ter em conta número de arguidos e a atividade complexa da investigação, havendo ainda a considerar as diligências de investigação para a sua realização.
PSD

Tancos. PSD propõe acareação com ex-CEME

Tenente-general Faria Meneses relatou à comissão de inquérito ao furto de Tancos que Rovisco Duarte lhe disse ter sido pressionado para exonerar cinco comandantes. Ex-CEME nega pressão política.
Assalto em Tancos

Tancos. Comissão pode durar mais 90 dias

A comissão de inquérito ao furto de material de guerra dos paióis de Tancos tomou posse a 14 de novembro, com um prazo de 180 dias. Prorrogação por mais três meses foi aprovada por unanimidade.
Defesa

Tancos. Ex-CEME nega pressões políticas

Ex-CEME afirmou que a sua demissão teve que ver com Lei de Programação Militar. Rovisco Duarte diz que decidiu sozinho e sem interferências políticas a exoneração de cinco comandantes depois do furto.
Forças Armadas

Chefe das FA diz que "Exército não é Tancos"

António Silva Ribeiro diz que o problema de Tancos pertence agora à justiça e avisa que a não renovação das fragatas quando Portugal reivindica a plataforma marítima na ONU é preocupante.
Exército

Venezuela. Desertores preparam "incursão violenta"

Dirigente chavista acusa militares que desertaram de estarem a preparar uma invasão à Venezuela. Freddy Bernal acusa Colômbia de instrumentalizar as Nações Unidas.
Exército

Coronel dos Comandos arguido por falsificação

O ex-comandante do Regimento de Comandos foi constituído arguido por falsificação de provas. Caso está relacionado com as mortes dos instruendos Dylan da Silva e Hugo Abreu, em setembro de 2016.
Exército

G3 do Exército vai ser substituída pela FN SCAR

2.328
Arma da FN Herstal ganhou o concurso para substituir as espingardas G3 do Exército português. De fora ficou a alemã HK 416A5, que até já é usada por tropas especiais portuguesas.
Assalto em Tancos

Tancos. Major destaca incumprimento de deveres

Na comissão de inquérito, o inspetor-geral do Exército recusou atribuir as responsabilidades mais graves à falta de efetivos na falha da vigilância e diz que "há circunstâncias que interessam apurar".
Ministério da Defesa

Tancos. "Clima de desconfiança" foi ultrapassado

João Gomes Cravinho apontou a restauração de um contexto de tranquilidade nas Forças Armadas como o primeiro desafio do seu mandato depois da demissão de Azeredo Lopes.
Assalto em Tancos

Tancos. General assume as responsabilidades

O General, António Faria Meneses, assume as responsabilidades enquanto ex-comandante das forças terrestres e declara que "Se o Exército falhou em Tancos, eu falhei em Tancos".
Assalto em Tancos

Ex-diretor da PJM libertado por falta de provas

Coronel Luís Vieira saiu de prisão preventiva e ficou com termo de identidade de residência porque não há provas contra ele. Tribunal acredita que não sabia do plano para recuperar armas de Tancos.
Assalto em Tancos

General cita Diácono Remédios para responder a RAP

119
"Como diria outro humorista da nossa praça na figura do Diácono Remédios, 'não havia nexexidade'", respondeu o antigo chefe do Estado-Maior do Exército na comissão de inquérito sobre Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Libertado ex-diretor da PJ Militar

A libertação de Luís Vieira foi decidida pelo Tribunal da Relação de Lisboa. A notícia, avançada pelo Expresso, foi confirmada pelo Observador. O ex-diretor da PJ Militar está detido desde setembro.
Assalto em Tancos

Sistema não funcionava, mas cassete era trocada

894
O coronel Sousa Pires reiterou esta quarta-feira o que foi parodiado por Ricardo Araújo Pereira. Em Tancos, durante anos, trocou-se cassete de sistema de videovigilância que não funcionava.
Assalto em Tancos

MP pede mais 6 meses para investigar

Ministério invoca a especial complexidade ao processo das armas de Tancos para pedir mais tempo. O prazo para a conclusão do inquérito fica assim alargado até ao final de setembro.
Polícia Judiciária

Tancos: Luís Vieira discorda junção dos processos

O coronel aponta que há crimes "estritamente militares" que não são investigados. A defesa do Luís Vieira considera que, com a última junção "é transferida a ilegalidade".
Forças Armadas

Militares. Metade sai antes do fim do contrato

1.188
Em 2018, quase 1760 militares pediram para terminar o contrato com as Forças Armadas antes de esgotarem os seis anos, num universo de mais de 10 mil contratados.
Assalto em Tancos

Tancos. Oficial de dia “não conhecia as regras"

458
Militar assumiu na inspeção interna que não conhecia as regras de segurança das instalações. "É grave", diz antigo comandante que estava responsável pela guarda dos paióis no momento do assalto.
Assalto em Tancos

Tancos. Exército envia documentos “truncados”

Comunicações do oficial de dia, depois de ser detetado o assalto aos paióis, não constam de documentos que o ramo remeteu à comissão de inquérito.
Assalto em Tancos

Chefias militares conheciam avarias e deficiências

O coronel Dionísio Peixeiro foi o quarto testemunho a confirmar que as avarias e deficiências na vigilância dos paióis eram conhecidas, na hierarquia do Exército.
Assalto em Tancos

Tancos. Degradação de instalações era conhecida

O coronel de infantaria Alves Pereira afirma-se de "consciência tranquila" sobre a forma como cumpriu a missão de vigilância dos paióis e garante ter reportado frequentemente os problemas existentes.
Assalto em Tancos

Detido mais um suspeito no caso de Tancos

O suspeito foi detido na sequência de diligências realizadas no passado dia 9 de janeiro, anunciou a Procuradoria-Geral da República. O jornal i avança tratar-se de Fernando Baião.
Assalto em Tancos

Tancos. Comandante soube de furto "pelas notícias"

Coronel que comandava uma das unidades que garantia segurança aos paióis revelou que exoneração dos cinco coronéis serviu "estratégia de comunicação" de antigo chefe do Exército.
República Centro Africana

Vídeo. Paraquedistas alvo de "ataque violento"

5.478
Militares portugueses em missão da ONU estiveram envolvidos em combates com "armamento pesado" durante cinco horas, mas não houve feridos. Força está em Bambari, a 400 quilómetros da capital.
Comissão de Inquérito

Tancos. Problema estava em "bairros problemáticos"

193
Antigo comandante do Regimento de Infantaria 15 considera que assalto foi "grave", mas material não representava uma ameaça "significativa" à segurança nacional.
Nigéria

Jornalistas presos por reportagem sobre Boko Haram

Dois jornalistas nigerianos do Daily Trust foram detidos por militares por terem divulgado informações sobre conflitos com Boko Haram. Exército nega avanço do grupo terrorista a Norte da Nigéria.
Assalto em Tancos

Terrorismo foi tese inicial de investigação

Primeira reunião entre polícias, militares e secretas, dois dias depois do furto a Tancos, discutiu eventuais motivações terroristas. É uma das questões que os deputados começam a avaliar hoje.
Alemanha

Exército alemão quer recrutar cidadãos europeus

1.762
Desde que o recrutamento obrigatório acabou em 2011, a Alemanha está com dificuldades em recrutar pessoal qualificado para o Exército. Agora, está a pensar ir buscar a outros países, como a Polónia.
Assalto em Tancos

Do ministro sem Ministério ao fim adiado da PJM

Acabar com a PJM seria certamente uma solução melhor do que colocar oficiais sem formação jurídica ou policial a fazer de conta que são uma polícia judiciária, como se vê no caso de Tancos.
República Centro Africana

Exército iniciou envio de 10 viaturas para RCA

232
O exército português iniciou esta quinta-feira o envio de dez viaturas blindadas para a República Centro Africana com o intuito de reforçar a capacidade de proteção e transporte na missão da ONU.
Assalto em Tancos

Caso Tancos. Nono arguido em prisão preventiva

O nono arguido do caso Tancos, detido esta quarta-feira, fica em prisão preventiva. O suspeito está indiciado pela prática de crimes de associação criminosa, furto, detenção e tráfico de armas.
Assalto em Tancos

PJ suspeita que caso Tancos tenha ligações à ETA

194
MP suspeita de que as armas roubadas em Tancos poderiam vir a ser vendidas a elementos da organização terrorista. Segundo o depoimento de um dos detidos, a ETA terá contactado o grupo de assaltantes.
Detenções

Glock e Tancos. As 4 pontes entre os dois casos /premium

Suspeitos, elementos internos, material que continua à solta e um número elevado de arguidos. As detenções da PJ e da PSP revelam pontos de contacto entre o desvio de armas e o material de guerra.
Assalto em Tancos

Tancos. Militar do Exército entrega-se à polícia

Era o suspeito que faltava deter na operação desencadeada pela Polícia Judiciária na última segunda-feira, mas estava de férias em Espanha. Ao saber que era procurado, regressou e entregou-se.
Assalto em Tancos

Tancos. Prisão preventiva para cinco arguidos

A PJ deteve oito pessoas e realizou dezenas de buscas no Centro e Sul do país no âmbito do caso Tancos. Esta quarta-feira, foi detido um ex-militar suspeito de envolvimento neste caso.
Assalto em Tancos

Marcelo sobre Tancos: apurar factos é fundamental

108
O Presidente da República dá valor a que, um ano e meio depois do assalto a Tancos, tenham sido dados passos significativos no apuramento dos factos, mas defende que este é um passo entre outros.
Assalto em Tancos

Tancos. Ministro diz que MP cumpre o seu papel

A Polícia Judiciária deteve, na segunda-feira, oito pessoas e realizou dezenas de buscas na zona Centro e Sul do país no âmbito do caso Tancos, por suspeitas de crimes de associação criminosa e furto.
Kosovo

Kosovo. Decisão sobre exército é "irreversível"

O presidente do Kosovo afirmou que independentemente do que pode resultar das reunião do Conselho de Segurança, "o exército do Kosovo faz parte de um processo irreversível".
Assalto em Tancos

Juiz mantém ex-diretor da PJM em prisão preventiva

João Bártolo considera que coronel Luís Vieira continua a representar um perigo para o inquérito e que pode continuar a atividade criminosa. Major Vasco Brazão também continua em prisão domiciliária.
Assalto em Tancos

Tancos. PR aplaude "passos significativos"

Marcelo Rebelo de Sousa "continua a insistir na importância do cabal apuramento de factos e responsabilidades".
Assalto em Tancos

Tancos. Detidos 8 suspeitos do roubo de armas

495
Uma megaoperação da PJ no centro do país, com várias buscas, já resultou na detenção de oito suspeitos de furto do material de Tancos, em 2017. Um militar está a ser ouvido pela PJ como testemunha.
Rússia

Rússia exige dissolução do exército do Kosovo

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo exigiu a dissolução do exército do Kosovo aprovado pelo parlamento de Pristina esta sexta-feira. Exército foi aprovado por unanimidade.
Exército

República Centro-Africana: papel "imprescindível"

O ministro da Defesa Nacional defendeu este domingo que Portugal "tem ainda um papel imprescindível a desempenhar" na República Centro-Africana, na estabilização do país.
Comissão de Inquérito

Tancos. CDS pede centenas de documentos

CDS pede documentos a oito entidades diferentes. Deputados querem analisar memorando com dados sobre recuperação das armas, louvores a elementos da operação e atas de reuniões de segurança.
Comissão de Inquérito

Tancos. PCP desafia Rio a pedir a própria audição

Deputado Jorge Machado recupera declarações do líder do PSD antes e logo após as detenções de inspetores e ex-diretor da PJ Militar, quando disse ter "outras informações" sobre a investigação
Assalto em Tancos

"Arruaceiro" e "fascista".CDS e PS trocam insultos

526
António Carlos Monteiro disse que Ascenso Simões é "um arruaceiro". O socialista respondeu-lhe "fascista, o senhor não é dono do parlamento". O episódio teve lugar na Comissão de Defesa sobre Tancos.
Parlamento

Inquérito a Tancos. PS evita contágio das eleições

Socialistas propõem que os trabalhos comecem já na próxima semana e sugerem audições entre o Natal e o Ano Novo.
Comissão de Inquérito

CDS chama Costa à comissão de inquérito

António Costa é um dos 45 nomes que os centristas juntaram no requerimento para as audições sobre o furto de Tancos, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito.
Comissão de Inquérito

PSD quer três ministros na comissão de inquérito

João Gomes Cravinho (Defesa), Eduardo Cabrita (Administração Interna) e Francisca Van Dunem (Justiça) são alguns dos nomes que os sociais-democratas vão chamar ao Parlamento.
Assalto em Tancos

Tancos: PS chama Costa a depor por escrito

178
O PS vai chamar o primeiro-ministro, António Costa, a depor por escrito na comissão de inquérito ao furto de Tancos, e quer ouvir a anterior procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal.
Exército

PR confirma Rui Guerreira Pereira como vice-CEME

Presidente da República confirmou nomeação de Rui Guerra Pereira depois do antecessor Fernando Serafino ter pedido para ser exonerado e ter passado à reserva.
Assalto em Tancos

Tancos. BE chama Azeredo Lopes e Aguiar-Branco

O BE enviou a lista com os nomes das personalidades que quer ouvir na Comissão de Inquérito a Tancos. Entre eles figuram Azeredo Lopes, Aguiar-Branco e Rovisco Duarte. António Costa fica de fora.
Militares

Comando suspeito de matar outro fica em preventiva

O militar suspeito de matar um camarada de armas, Luís Teles, com um tiro de G3, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
Exército

Detido comando suspeito de assassinar colega

192
A PJ Militar deteve esta quarta-feira um militar dos Comandos suspeito de assassinar o colega Luís Teles Lima em setembro, num caso que chegou a ser comunicado à família como sendo de suicídio.
Assalto em Tancos

Tancos: suspeita de terrorismo e crime organizado

280
A investigação do Ministério Público sobre Tancos, tendo em conta suspeitas de criminalidade organizada, contraria declarações de António Costa. Primeiro-ministro remete esclarecimentos para o SSI.
António Costa

Três perguntas, três não-respostas /premium

307
Os desafios da nossa evolução demográfica não são compatíveis com um discurso puramente conjuntural de “vamos lá fazer com que alguns jovens regressem ao país e diversificar algumas fontes de receita"
Assalto em Tancos

MP junta casos de roubo e aparecimento de armas

A Procuradoria-geral da República confirmou à Agência Lusa que juntou no mesmo processo o caso do roubo e do aparecimento do material militar em Tancos. O caso está em segredo de justiça.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)