Exército

Ministério da Defesa

Gomes Cravinho alvo de queixa-crime de militares

124
Em causa estão declarações do ministro no Parlamento em que pôs em causa o futuro do Instituto de Ação Social das Forças Armadas. Militares falam em "facto inverídico ofensivo da credibilidade".
Assalto em Tancos

Tancos. Coronel da GNR detido no aeroporto

437
Taciano Correia foi detido depois de aterrar no aeroporto de Lisboa, na manhã deste sábado, avança o Jornal de Notícias. Observador já tinha noticiado que o coronel seria um dos arguidos do processo.
Assalto em Tancos

Tancos. Major Vasco Brazão libertado

Ex-porta-voz da PJM detido na sequência do achamento das armas de guerra furtadas em Tancos está em prisão domiciliária enquanto aguarda o desenrolar do processo. Tribunal da Relação libertou-o.
Ministério da Defesa

Turismo militar é nova aposta do Governo

399
Programa "Turismo Militar" inclui mais de 200 castelos, fortalezas e faróis. Gomes Cravinho diz que "História militar é uma outra forma de falar da História de Portugal". Objetivo é dinamizar o país.
Ministério da Defesa

Novo Campus da Defesa pronto em 4 a 5 anos

242
O novo Campus da Defesa, na Ajuda, em Lisboa, vai ser um projeto "financeiramente neutro", garante o ministro da Defesa. Objetivo é concentrar todos os serviços do ministério no mesmo local.
Assalto em Tancos

Azeredo Lopes sabia estar a "proteger criminosos"

2.098
Ministério Público escreve no despacho de apresentação do arguido, o ex-ministro Azeredo Lopes, que este exerceu o cargo público "de forma perversa".
Defesa

Marcelo faz visita inédita a regimento em Queluz

358
Marcelo afirma que foi a primeira visita de um Chefe de Estado ao local. Lembra que ainda não tinha visitado "a artilharia". PR destacou ainda o papel múltiplo" daquele regimento.
Exército

Hong Kong. China fez exercícios antiterrorismo  

Após manifestações em Hong Kong contra a lei da extradição, o exército chinês preparou-se para uma possível intervenção no território. Exercícios antiterrorismo foram realizados esta segunda-feira.
Assalto em Tancos

Azeredo sabia do 'achamento' desde o início

954
Ministério Público diz ter indícios de que o ex-ministro da Defesa Nacional esteve a par desde agosto de 2017 não só da investigação paralela da PJM, como das negociações com os assaltantes de Tancos.
Presidente Marcelo

Tancos. Marcelo diz que MP deve saber tudo

O Ministério Público deve saber tudo sobre o caso de Tancos "doa a quem doer". Foi o chefe do Executivo que o disse este sábado, depois de serem conhecidos mais dois arguidos no processo.
Assalto em Tancos

Líderes da investigação criminal da GNR arguidos

316
Atual diretor de Investigação Criminal da GNR foi suspenso depois de ter sido constituído arguido no caso de Tancos. Ex-diretor vai regressar da República Centro Africana para ser igualmente arguido.
Ministério da Defesa

Gomes Cravinho garante apoio a militar luso ferido

O ministro da Defesa diz que o soldado está a trabalhar na recuperação física e garante que vai receber indemnizações. Gomes Cravinho diz também que é importante garantir emprego para o militar.
Assalto em Tancos

Costa tem "total confiança" no ex-ministro arguido

1.055
O primeiro-ministro declarou "solidariedade" com o ministro que se demitiu na sequência do assalto a Tancos e disse saber que Azeredo está "profundamente magoado" com situação.
Assalto em Tancos

Tancos. PSD insiste: É "estranho" Costa não saber

776
Constituição de Azeredo Lopes como arguido leva PSD a insistir que Costa provavelmente sabia. CDS acusa esquerda de branqueamento. Azeredo Lopes proibido de contactar Rovisto Duarte
Assalto em Tancos

As versões de Azeredo sobre o assalto de Tancos /premium

166
Desde a frase “no limite pode não ter havido furto” até negar ter sido informado da encenação de recuperação das armas: o que o ex-ministro — agora arguido — disse sobre Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes constituído arguido

1.944
O ex-ministro da Defesa foi constituído arguido como co-autor dos crimes de denegação de justiça e de prevaricação. Já reagiu: "Absolutamente inexplicável. Nada fiz de ilegal ou incorreto".
Assalto em Tancos

Tancos. Direita acusa PS de "branqueamento"

O relatório da Comissão de Inquérito ao furto de Tancos partiu o Parlamento em dois. À direita ouviram-se acusações de branqueamento e parcialidade, à esquerda fez-se a defesa do Governo.
Forças Armadas

Militares portugueses põem fim a "missão complexa"

519
Durante cerca de um mês, militares portugueses estiveram num dos cenários mais difíceis da República Centro-Africana. Depois de um massacre, a missão era proteger a população, num país em guerra civil
Assalto em Tancos

Tancos. 1,2 milhões de euros em obras por executar

Valor refere-se ao projeto "em andamento” para reforçar as condições do terreno, atravessado por linhas de água, visando precaver “aluimentos”. Investigações começaram há dois anos.
Donald Trump

Trump ameaça Irão com "força esmagadora"

165
A recente ameaça de sanções ao Irão atiçou ainda mais a tensão entre os Estados Unidos e o Irão. Trump é claro: "O exército dos Estados Unidos é de longe a força militar mais poderosa no mundo".
Exército

RD Centro-Africana com mais militares portugueses

Duas viaturas blindadas, dois contentores-oficina e seis toneladas de material vão ser enviados até quarta-feira. Pretende-se reforçar "as condições necessárias para a condução das operações".
Assalto em Tancos

Tancos. PJM não sofrerá "ajustes", diz ministro

Gomes Cravinho defende que as instituições devem ser estáveis e diz que a PJM não deve ser confundida com o assalto. Para o ministro, cabe apenas ao Governo retirar conclusões do relatório final.
Assalto em Tancos

Relatório final de Tancos aprovado pela esquerda 

As conclusões excluem qualquer responsabilização direta do ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes e do primeiro-ministro, António Costa, apenas admitindo que "não ficou provada" interferência política.
Assalto em Tancos

Tancos. Interferência política "não ficou provada"

419
A comissão de inquérito afirmou em maio que não houve qualquer interferência política na ação do Exército ou na atividade da PJM. Essa versão foi alterada e acrescentou-se que tal "não ficou provado".
Assalto em Tancos

Tancos. Detetada "falha" de 80 lança-granadas

CDS sugere uma nova conclusão no relatório da comissão de inquérito. PJ diz que entre a lista de material furtado e a lista de material recuperado, há uma diferença de 44 para 124 lança-granadas.
Forças Armadas

Militar português ferido com "evolução favorável"

O soldado teve um acidente de carro na quinta-feira. Sofreu um traumatismo craniano e teve de amputar os membros inferiores. Continua internado e está a ser acompanhado pelos médicos.
Assalto em Tancos

Tancos. Bloco quer fim da PJ Militar

190
O BE é o único partido que assume a proposta de extinguir a Polícia Judiciária Militar (PJM). PCP e o PS sugerem que se altere a forma de nomeação do diretor da PJM.
Assalto em Tancos

Tancos. CDS quer responsabilizar primeiro-ministro

328
Nas propostas de alteração ao relatório preliminar, que o CDS apresenta esta quarta-feira, deputados acusam relator do PS de ter ocultado o que António Costa e Azeredo Lopes sabiam e podiam ter feito.
Exército

Comandos. Familiares ainda não foram indemnizados 

117
Hugo Abreu e Dylan da Silva morreram vítimas de falência orgânica em 2016. Os advogados de defesa e acusação dizem que deve ser o Estado a indemnizar as famílias. O Estado ainda não avançou valores.
Assalto em Tancos

Revelações e contradições. O filme de Tancos

Durante seis meses, governantes, militares, polícias e especialistas passaram pela comissão de inquérito ao caso Tancos. Foram 46 audições com surpresas, contradições e perguntas sem resposta.
Assalto em Tancos

Tancos. Onde estão as responsabilidades políticas? /premium

289
Relatório preliminar foi feito por deputado do PS, mas os partidos da oposição vão apresentar alterações. PSD, CDS e Bloco queixam-se de desequilíbrios nas conclusões.
Assalto em Tancos

Tancos. Deputados apontam falhas ao relatório - como aconteceu

Seis meses após o início da comissão de inquérito ao caso de Tancos, o relator da comissão, o deputado socialista Ricardo Bexiga, apresenta o relatório com as primeiras conclusões das 46 audições
Assalto em Tancos

O filme de Tancos: revelações e contradições

Durante seis meses, governantes, militares, polícias e especialistas passaram pela comissão de inquérito ao caso Tancos. Foram 46 audições com surpresas, contradições e perguntas sem resposta.
Assalto em Tancos

MP não entregou informações sobre aviso do furto

Deputados pediram despachos dos juízes que não permitiram escutar informador que falava no planeamento do assalto a Tancos, dois meses antes do crime. Denúncia deu origem a um processo.
Assalto em Tancos

Os detalhes de como foi feito o assalto a Tancos /premium

304
O Observador reconstitui os pormenores do assalto ao Quartel de Tancos, assim como a investigação que o Ministério Público e a PJ estão a realizar desde 2017 — e que já se encontra na reta final.
Assalto em Tancos

Tancos. PM só soube de recuperação 1 ano depois

1.739
O primeiro-ministro diz nas respostas à comissão de inquérito que apenas no dia da demissão do ex-ministro da Defesa Nacional soube dos detalhes sobre a operação para recuperar o material furtado.
Exército

Militar internado em Lisboa sujeito a transplante

294
"O prognóstico continua reservado, houve um agravamento da função hepática, e neste momento o militar está em cirurgia para fazer um transplante de fígado", explicou a major Elisabete Silva.
Reino Unido

Reino Unido reforça segurança das tropas no Iraque

Trump retirou os EUA do acordo nuclear com o Irão e, desde então, a tensão no Golfo Pérsico tem aumentado. O Reino Unido entende que a tensão representa uma ameaça para as tropas inglesas.
Exército

Piora militar que sofreu golpe de calor

891
O estado de saúde do militar que esta terça-feira sofreu um golpe de calor no campo de Santa Margarida agravou-se. O soldado será transferido ainda esta manhã para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
Militares

Mercenários portugueses no mundo: quanto ganham

971
Os contratos costumam ser de quatro a nove semanas. Quem os contrata? Empresas e governos de países africanos e do Médio Oriente. Salário de pilotos pode superar 15 mil euros, revela o Expresso.
Incêndios

Incêndios. Militares no terreno devido ao calor

A temperatura vai subir acentuadamente nos próximos dias e, para prevenir fogos, nove patrulhas das Forças Armadas vão reforçar a vigilância em oito distritos do continente.
Primeiro-Ministro

PM responde a 65 perguntas sobre Tancos

O CDS foi o partido que mais perguntas propôs, com 38 questões enviadas. O PSD enviou 25 e o BE duas questões. PS e PCP não elaboraram questões. António Costa tem agora dez dias para responder.
Assalto em Tancos

O que Azeredo (não) sabia e o que não faz sentido /premium

Encenação ou "modus operandi"? Investigação paralela ou “ao arrepio do MP”? E Costa sabia? O que Azeredo Lopes explicou à comissão de inquérito sobre o caso Tancos — e o muito que ficou por perceber.
Ministério da Defesa

Portugal não quer exército europeu, diz ministro 

471
Cravinho afirmou que quer cooperar com outras forças armadas próximas das portuguesas, mas não no sentido de um exército europeu. Cravinho afirmou que Portugal deve promover a "interoperabilidade".
Assalto em Tancos

"Sabia o que a PJM tinha feito ao arrepio do MP" - como aconteceu

112
Azeredo Lopes soube a 18 de outubro pela Procuradora-Geral que PJM tinha violado a lei. Memorando sobre operação só foi entregue no seu gabinete dois dias depois.
Assalto em Tancos

Memorando sobre Tancos entregue na comissão

174
António Costa recebeu o documento, a seu pedido, em outubro de 2018. Dois dias antes, escudara-se no segredo de justiça para não falar sobre ele. Chefe de gabinete entregou-o esta terça-feira na AR.
Assalto em Tancos

Tancos. Reativar paióis requer "investimento"

O ministro da Defesa Nacional afirmou que os paióis não dispõem hoje de condições para serem utilizados. Cravinho acredita, no entanto, que no futuro Tancos volte a armazenar armas.
Assalto em Tancos

Tancos: memorando entregue no gabinete de Costa

O assessor militar do primeiro-ministro disse que entregou ao chefe de gabinete de António Costa cópia do "memorando" sobre a recuperação do material furtado em Tancos a 12 de outubro de 2018.
Assalto em Tancos

Tenente-coronel da GNR é o 21.º arguido

171
O Chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal da GNR do Algarve é suspeito dos crimes de associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação e de falsificação de documento.
Assalto em Tancos

Tancos. Costa recebe perguntas até 8 de maio 

Enquanto primeiro-ministro, António Costa poderá responder por escrito a perguntas elaboradas pelos partidos sobre o caso Tancos. Costa terá dez dias para responder.
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes em audiência a 7 de maio

O jurista e ex-ministro Rui Pereira será ouvido, a 2 de maio, juntamente com o atual ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho. A primeira versão do relatório será entregue até maio.
Assalto em Tancos

Assessor militar diz que nunca falou com Costa

214
Na comissão de inquérito, José Montenegro disse que era raro receber informações privilegiadas e que falava quase sempre com a chefe de gabinete. Nunca sobre Tancos, apesar da "perigosidade do roubo".
Assalto em Tancos

Cândida Vilar investigada por agir contra MP

105
A procuradora terá aconselhado o major Vasco Brazão, da PJ Militar, a não dar informações ao Ministério Público e à Polícia Judiciária. Vilar está a ser investigada, mas o inquérito não tem arguidos.
Assalto em Tancos

"Pediram-me para destruir os documentos"

O tenente-general António Martins Pereira garante que o memorando do diretor Luís Vieira e do porta-voz da PJM não falava em qualquer operação ilegal. Mas que ambos pareciam "apavorados".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo afirma que não falou com ex-diretor da PJM

"Nunca falei e hoje estou feliz por nunca ter falado", referiu o Chefe de Estado. Marcelo acrescenta que a única vez que teve possibilidade de falar com Luís Vieira foi aquando a sua visita a Tancos.
Assalto em Tancos

Ex-diretor da PJM pediu a Marcelo para interceder

503
O coronel Luís Vieira acusa a Procuradora-Geral da República de agir ilegalmente ao atribuir a investigação à PJ. E que Marcelo garantiu que iria falar com ela sobre isso. Presidente já reagiu.
Assalto em Tancos

Esclarecimento de Rui Pereira

O ex-ministro da Administração Interna envia um esclarecimento sobre Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Como a PJM fez uma investigação ilegal

108
Vasco Brazão contou como andou por Tomar, Santa Margarida e Algarve a investigar sem o Ministério Público e a PJ saberem. Tinha o aval do diretor da PJM, fundamentado num parecer de um ex-ministro.
Assalto em Tancos

Vasco Brazão: "Não me calarão, contarei tudo"

Major assume que foi um erro não falar da operação montada ao Ministério Público. E que logo após a recuperação das armas, ministro da Defesa foi informado da operação que encenaram. E nada fez.
Assalto em Tancos

Tancos: PJ Militar não fez rondas no dia do furto

136
Na noite do assalto aos paióis de Tancos, os militares tiveram ordem para não se fazerem rondas naquele dia, admitiu esta terça-feira o primeiro inspetor da PJ militar a deslocar-se ao local do furto.
Assalto em Tancos

Tancos. Coronel diz ter estado fora da recuperação

Manuel Estalagem afirmou que foi "completamente surpreendido com um telefonema [do major Vasco Brazão, arguido] às 3h" na madrugada do dia em que o material militar furtado viria a ser "descoberto".
Assalto em Tancos

Tancos. Paulino e Lemos não serão ouvidos

A comissão de inquérito ao assalto a Tancos decidiu dispensar as audições dos dois arguidos. João Paulino era apontado como presumível autor do furto e Paulo Lemos como informador.
Assalto em Tancos

Tancos. GNR de Loulé autorizou colaboração com PMJ

Luís Sequeira, responsável pela investigação criminal da GNR de Loulé, autorizou a colaboração com a PJM na recuperação do material roubado de Tancos. Sequeira esteve esta quinta-feira no Parlamento.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)