Assalto em Tancos

Assalto em Tancos

Relatório final de Tancos aprovado pela esquerda 

As conclusões excluem qualquer responsabilização direta do ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes e do primeiro-ministro, António Costa, apenas admitindo que "não ficou provada" interferência política.
Assalto em Tancos

Tancos. Interferência política "não ficou provada"

324
A comissão de inquérito afirmou em maio que não houve qualquer interferência política na ação do Exército ou na atividade da PJM. Essa versão foi alterada e acrescentou-se que tal "não ficou provado".
Assalto em Tancos

Tancos. Detetada "falha" de 80 lança-granadas

CDS sugere uma nova conclusão no relatório da comissão de inquérito. PJ diz que entre a lista de material furtado e a lista de material recuperado, há uma diferença de 44 para 124 lança-granadas.
Assalto em Tancos

Tancos. Bloco quer fim da PJ Militar

190
O BE é o único partido que assume a proposta de extinguir a Polícia Judiciária Militar (PJM). PCP e o PS sugerem que se altere a forma de nomeação do diretor da PJM.
Assalto em Tancos

Tancos. CDS quer responsabilizar primeiro-ministro

328
Nas propostas de alteração ao relatório preliminar, que o CDS apresenta esta quarta-feira, deputados acusam relator do PS de ter ocultado o que António Costa e Azeredo Lopes sabiam e podiam ter feito.
Assalto em Tancos

Revelações e contradições. O filme de Tancos

Durante seis meses, governantes, militares, polícias e especialistas passaram pela comissão de inquérito ao caso Tancos. Foram 46 audições com surpresas, contradições e perguntas sem resposta.
Assalto em Tancos

Tancos. Onde estão as responsabilidades políticas? /premium

289
Relatório preliminar foi feito por deputado do PS, mas os partidos da oposição vão apresentar alterações. PSD, CDS e Bloco queixam-se de desequilíbrios nas conclusões.
Assalto em Tancos

Tancos. Deputados apontam falhas ao relatório - como aconteceu

Seis meses após o início da comissão de inquérito ao caso de Tancos, o relator da comissão, o deputado socialista Ricardo Bexiga, apresenta o relatório com as primeiras conclusões das 46 audições
Assalto em Tancos

O filme de Tancos: revelações e contradições

Durante seis meses, governantes, militares, polícias e especialistas passaram pela comissão de inquérito ao caso Tancos. Foram 46 audições com surpresas, contradições e perguntas sem resposta.
Assalto em Tancos

MP não entregou informações sobre aviso do furto

Deputados pediram despachos dos juízes que não permitiram escutar informador que falava no planeamento do assalto a Tancos, dois meses antes do crime. Denúncia deu origem a um processo.
Assalto em Tancos

Os detalhes de como foi feito o assalto a Tancos /premium

304
O Observador reconstitui os pormenores do assalto ao Quartel de Tancos, assim como a investigação que o Ministério Público e a PJ estão a realizar desde 2017 — e que já se encontra na reta final.
Assalto em Tancos

Tancos. PM só soube de recuperação 1 ano depois

1.739
O primeiro-ministro diz nas respostas à comissão de inquérito que apenas no dia da demissão do ex-ministro da Defesa Nacional soube dos detalhes sobre a operação para recuperar o material furtado.
Primeiro-Ministro

PM responde a 65 perguntas sobre Tancos

O CDS foi o partido que mais perguntas propôs, com 38 questões enviadas. O PSD enviou 25 e o BE duas questões. PS e PCP não elaboraram questões. António Costa tem agora dez dias para responder.
Assalto em Tancos

O que Azeredo (não) sabia e o que não faz sentido /premium

Encenação ou "modus operandi"? Investigação paralela ou “ao arrepio do MP”? E Costa sabia? O que Azeredo Lopes explicou à comissão de inquérito sobre o caso Tancos — e o muito que ficou por perceber.
Assalto em Tancos

"Sabia o que a PJM tinha feito ao arrepio do MP" - como aconteceu

112
Azeredo Lopes soube a 18 de outubro pela Procuradora-Geral que PJM tinha violado a lei. Memorando sobre operação só foi entregue no seu gabinete dois dias depois.
Assalto em Tancos

Memorando sobre Tancos entregue na comissão

174
António Costa recebeu o documento, a seu pedido, em outubro de 2018. Dois dias antes, escudara-se no segredo de justiça para não falar sobre ele. Chefe de gabinete entregou-o esta terça-feira na AR.
Assalto em Tancos

Tancos. Reativar paióis requer "investimento"

O ministro da Defesa Nacional afirmou que os paióis não dispõem hoje de condições para serem utilizados. Cravinho acredita, no entanto, que no futuro Tancos volte a armazenar armas.
Assalto em Tancos

Tancos: memorando entregue no gabinete de Costa

O assessor militar do primeiro-ministro disse que entregou ao chefe de gabinete de António Costa cópia do "memorando" sobre a recuperação do material furtado em Tancos a 12 de outubro de 2018.
Assalto em Tancos

Tenente-coronel da GNR é o 21.º arguido

171
O Chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal da GNR do Algarve é suspeito dos crimes de associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação e de falsificação de documento.
Assalto em Tancos

Tancos. Costa recebe perguntas até 8 de maio 

Enquanto primeiro-ministro, António Costa poderá responder por escrito a perguntas elaboradas pelos partidos sobre o caso Tancos. Costa terá dez dias para responder.
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes em audiência a 7 de maio

O jurista e ex-ministro Rui Pereira será ouvido, a 2 de maio, juntamente com o atual ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho. A primeira versão do relatório será entregue até maio.
Assalto em Tancos

Assessor militar diz que nunca falou com Costa

214
Na comissão de inquérito, José Montenegro disse que era raro receber informações privilegiadas e que falava quase sempre com a chefe de gabinete. Nunca sobre Tancos, apesar da "perigosidade do roubo".
Assalto em Tancos

Cândida Vilar investigada por agir contra MP

105
A procuradora terá aconselhado o major Vasco Brazão, da PJ Militar, a não dar informações ao Ministério Público e à Polícia Judiciária. Vilar está a ser investigada, mas o inquérito não tem arguidos.
Assalto em Tancos

"Pediram-me para destruir os documentos"

O tenente-general António Martins Pereira garante que o memorando do diretor Luís Vieira e do porta-voz da PJM não falava em qualquer operação ilegal. Mas que ambos pareciam "apavorados".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo afirma que não falou com ex-diretor da PJM

"Nunca falei e hoje estou feliz por nunca ter falado", referiu o Chefe de Estado. Marcelo acrescenta que a única vez que teve possibilidade de falar com Luís Vieira foi aquando a sua visita a Tancos.
Assalto em Tancos

Ex-diretor da PJM pediu a Marcelo para interceder

503
O coronel Luís Vieira acusa a Procuradora-Geral da República de agir ilegalmente ao atribuir a investigação à PJ. E que Marcelo garantiu que iria falar com ela sobre isso. Presidente já reagiu.
Assalto em Tancos

Esclarecimento de Rui Pereira

O ex-ministro da Administração Interna envia um esclarecimento sobre Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Como a PJM fez uma investigação ilegal

108
Vasco Brazão contou como andou por Tomar, Santa Margarida e Algarve a investigar sem o Ministério Público e a PJ saberem. Tinha o aval do diretor da PJM, fundamentado num parecer de um ex-ministro.
Assalto em Tancos

Vasco Brazão: "Não me calarão, contarei tudo"

Major assume que foi um erro não falar da operação montada ao Ministério Público. E que logo após a recuperação das armas, ministro da Defesa foi informado da operação que encenaram. E nada fez.
Assalto em Tancos

Tancos: PJ Militar não fez rondas no dia do furto

136
Na noite do assalto aos paióis de Tancos, os militares tiveram ordem para não se fazerem rondas naquele dia, admitiu esta terça-feira o primeiro inspetor da PJ militar a deslocar-se ao local do furto.
Assalto em Tancos

Tancos. Coronel diz ter estado fora da recuperação

Manuel Estalagem afirmou que foi "completamente surpreendido com um telefonema [do major Vasco Brazão, arguido] às 3h" na madrugada do dia em que o material militar furtado viria a ser "descoberto".
Assalto em Tancos

Tancos. Paulino e Lemos não serão ouvidos

A comissão de inquérito ao assalto a Tancos decidiu dispensar as audições dos dois arguidos. João Paulino era apontado como presumível autor do furto e Paulo Lemos como informador.
Assalto em Tancos

Tancos. GNR de Loulé autorizou colaboração com PMJ

Luís Sequeira, responsável pela investigação criminal da GNR de Loulé, autorizou a colaboração com a PJM na recuperação do material roubado de Tancos. Sequeira esteve esta quinta-feira no Parlamento.
Assalto em Tancos

Falhas não significam que PJ Militar desapareça

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, defendeu que as eventuais falhas de funcionamento da PJM no caso de Tancos não significam que a PJM não tenha razão de ser.
Assalto em Tancos

Tancos. Lucília Gago defende PJMilitar

A atual PGR defendeu o "trabalho de qualidade" da PJMilitar no caso do furto de armas em Tancos contrariando assim a anterior PGR que no dia anterior tinha feito duras críticas àquela polícia.
Assalto em Tancos

Joana Marques Vidal acusa PJMilitar de ação ilegal

393
Ouvida na comissão de inquérito ao furto de material militar, Joana Marques Vidal disse que a PJM "fez diligências" e prosseguiu uma "investigação criminal quando não tinha competência para isso".
Assalto em Tancos

SIS não liga furto em Tancos a terrorismo

Questionada sobre a chamada "lista de compras" partilhada por serviços de informações estrangeiros, a secretária-geral do SIS descarta relação entre o caso de Tancos e grupos criminosos.
Assalto em Tancos

Chefe das secretas invoca "sigilo" sobre Tancos

A secretária-geral do Sistema de Informações da República invocou sigilo para evitar responder em detalhe ao PCP na comissão de inquérito ao furto de Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos: material era o pretendido por criminosos

149
O ex-chefe dos serviços de informações revelou que 'secretas' estrangeiras partilharam uma lista de armamento pretendido por organizações criminosas e que coincide com material furtado.
Assalto em Tancos

Militares queixam-se de cortes e falta de pessoal

294
Associações admitem que cortes orçamentais e a falta de pessoal nas Forças Armadas podem ter contribuído para o assalto em Tancos, em junho de 2017.
Assalto em Tancos

Juiz declara especial complexidade de Tancos

Juiz refere que para tal declaração tem que ter em conta número de arguidos e a atividade complexa da investigação, havendo ainda a considerar as diligências de investigação para a sua realização.
PSD

Tancos. PSD propõe acareação com ex-CEME

Tenente-general Faria Meneses relatou à comissão de inquérito ao furto de Tancos que Rovisco Duarte lhe disse ter sido pressionado para exonerar cinco comandantes. Ex-CEME nega pressão política.
Assalto em Tancos

Tancos. Comissão pode durar mais 90 dias

A comissão de inquérito ao furto de material de guerra dos paióis de Tancos tomou posse a 14 de novembro, com um prazo de 180 dias. Prorrogação por mais três meses foi aprovada por unanimidade.
Defesa

Tancos. Ex-CEME nega pressões políticas

Ex-CEME afirmou que a sua demissão teve que ver com Lei de Programação Militar. Rovisco Duarte diz que decidiu sozinho e sem interferências políticas a exoneração de cinco comandantes depois do furto.
Forças Armadas

Chefe das FA diz que "Exército não é Tancos"

António Silva Ribeiro diz que o problema de Tancos pertence agora à justiça e avisa que a não renovação das fragatas quando Portugal reivindica a plataforma marítima na ONU é preocupante.
Assalto em Tancos

Tancos. Major destaca incumprimento de deveres

Na comissão de inquérito, o inspetor-geral do Exército recusou atribuir as responsabilidades mais graves à falta de efetivos na falha da vigilância e diz que "há circunstâncias que interessam apurar".
Ministério da Defesa

Tancos. "Clima de desconfiança" foi ultrapassado

João Gomes Cravinho apontou a restauração de um contexto de tranquilidade nas Forças Armadas como o primeiro desafio do seu mandato depois da demissão de Azeredo Lopes.
Assalto em Tancos

Tancos. General assume as responsabilidades

O General, António Faria Meneses, assume as responsabilidades enquanto ex-comandante das forças terrestres e declara que "Se o Exército falhou em Tancos, eu falhei em Tancos".
Assalto em Tancos

Ex-diretor da PJM libertado por falta de provas

Coronel Luís Vieira saiu de prisão preventiva e ficou com termo de identidade de residência porque não há provas contra ele. Tribunal acredita que não sabia do plano para recuperar armas de Tancos.
Assalto em Tancos

General cita Diácono Remédios para responder a RAP

119
"Como diria outro humorista da nossa praça na figura do Diácono Remédios, 'não havia nexexidade'", respondeu o antigo chefe do Estado-Maior do Exército na comissão de inquérito sobre Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Libertado ex-diretor da PJ Militar

A libertação de Luís Vieira foi decidida pelo Tribunal da Relação de Lisboa. A notícia, avançada pelo Expresso, foi confirmada pelo Observador. O ex-diretor da PJ Militar está detido desde setembro.
Assalto em Tancos

Sistema não funcionava, mas cassete era trocada

894
O coronel Sousa Pires reiterou esta quarta-feira o que foi parodiado por Ricardo Araújo Pereira. Em Tancos, durante anos, trocou-se cassete de sistema de videovigilância que não funcionava.
Assalto em Tancos

MP pede mais 6 meses para investigar

Ministério invoca a especial complexidade ao processo das armas de Tancos para pedir mais tempo. O prazo para a conclusão do inquérito fica assim alargado até ao final de setembro.
Polícia Judiciária

Tancos: Luís Vieira discorda junção dos processos

O coronel aponta que há crimes "estritamente militares" que não são investigados. A defesa do Luís Vieira considera que, com a última junção "é transferida a ilegalidade".
Assalto em Tancos

Tancos. Oficial de dia “não conhecia as regras"

458
Militar assumiu na inspeção interna que não conhecia as regras de segurança das instalações. "É grave", diz antigo comandante que estava responsável pela guarda dos paióis no momento do assalto.
Assalto em Tancos

Tancos. Exército envia documentos “truncados”

Comunicações do oficial de dia, depois de ser detetado o assalto aos paióis, não constam de documentos que o ramo remeteu à comissão de inquérito.
Assalto em Tancos

Chefias militares conheciam avarias e deficiências

O coronel Dionísio Peixeiro foi o quarto testemunho a confirmar que as avarias e deficiências na vigilância dos paióis eram conhecidas, na hierarquia do Exército.
Assalto em Tancos

Tancos. Degradação de instalações era conhecida

O coronel de infantaria Alves Pereira afirma-se de "consciência tranquila" sobre a forma como cumpriu a missão de vigilância dos paióis e garante ter reportado frequentemente os problemas existentes.
Assalto em Tancos

Detido mais um suspeito no caso de Tancos

O suspeito foi detido na sequência de diligências realizadas no passado dia 9 de janeiro, anunciou a Procuradoria-Geral da República. O jornal i avança tratar-se de Fernando Baião.
Assalto em Tancos

Tancos. Comandante soube de furto "pelas notícias"

Coronel que comandava uma das unidades que garantia segurança aos paióis revelou que exoneração dos cinco coronéis serviu "estratégia de comunicação" de antigo chefe do Exército.
Comissão de Inquérito

Tancos. Problema estava em "bairros problemáticos"

193
Antigo comandante do Regimento de Infantaria 15 considera que assalto foi "grave", mas material não representava uma ameaça "significativa" à segurança nacional.
Assalto em Tancos

Terrorismo foi tese inicial de investigação

Primeira reunião entre polícias, militares e secretas, dois dias depois do furto a Tancos, discutiu eventuais motivações terroristas. É uma das questões que os deputados começam a avaliar hoje.
Assalto em Tancos

Do ministro sem Ministério ao fim adiado da PJM

Acabar com a PJM seria certamente uma solução melhor do que colocar oficiais sem formação jurídica ou policial a fazer de conta que são uma polícia judiciária, como se vê no caso de Tancos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)