266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Assalto em Tancos

Assalto em Tancos

Tribunal põe o SIS atrás de "Fechaduras"

O homem que denunciou o plano de assalto a Tancos está no estrangeiro, segundo o seu advogado, mas ninguém sabe onde. Arguidos insistem que seja localizado. Helena Fazenda chamada a testemunhar.
Assalto em Tancos

Fechaduras está no estrangeiro. Juiz pergunta onde

Polícia não localizou testemunha que denunciou assalto a Tancos antes de ele acontecer. Advogado veio agora dizer que ele está no estrangeiro e pede para não ir a tribunal. Juiz quer saber onde.
Assalto em Tancos

Ex- PGR considerou queixa anónima "superficial" /premium

Denúncia anónima que antevia assalto a Tancos foi considera "vaga" pelo Ministério Público e não foi investigada. O diretor da PJ, Luís Neves, acusa a PJM de ter "armadilhado" a investigação.
Assalto em Tancos

Tancos. Luis Vieira diz que voltaria a fazer tudo

O coronel considera "conscientemente que não agiu contra a lei", afirmando que todo o trabalho da Policia Judiciária Militar, após o furto, foi de recolher informação e recuperar o material.
Assalto em Tancos

Ex-diretor da PJM só pensava em recuperar material /premium

Cinco meses e já com 21 arguidos e dezenas de testemunhas ouvidos, Luís Vieira prestou depoimento em tribunal. Afirmou desconhecer identidade do informador e salvou o chefe da Casa Militar de Marcelo.
Comentário

Tancos. "Major Vasco Brazão só agora quis falar"

Julgamento começou em novembro e já falaram outros 20 arguidos. “O Major Brazão tinha pedido para analisar algumas provas do processo”, explica Sónia Simões, jornalista do Observador.
Assalto em Tancos

Major arrependido salva ministro e atira a Belém

Major Vasco Brazão, da PJM, diz-se arrependido por não ter comunicado ao MP recuperação das armas de Tancos. Diz que Azeredo não sabia que falavam com um informador, mas a Casa Militar de Marcelo sim.
Assalto em Tancos

Tancos. Ex-diretor da PJM volta a falar de Marcelo /premium

Coronel Luís Vieira é arguido num segundo processo crime por violação do segredo de justiça no caso Tancos. Na primeira sessão voltou a dizer que o Presidente da República prometeu falar com PGR.
Assalto em Tancos

Tancos. Tribunal procura testemunha-chave

Paulo Lemos, uma das testemunhas principais e que chegou a ser arguido, era para ser ouvido esta segunda-feira, mas o tribunal não o conseguiu notificar. Depoimento de "Fechaduras" foi reagendado.
Assalto em Tancos

Ex-diretor da PJM enfrenta outro julgamento /premium

O coronel Luís Vieira tem julgamento marcado por violação do segredo de justiça por ter falado com Marcelo e com o governo. Azeredo Lopes e o à data porta-voz major Brazão não foram acusados.
Ministério da Defesa

Cravinho destaca inversão da descida de miltares

Cravinho destaca a "redução no défice de militares" , elogia o papel do exército no combate à pandemia, desvaloriza o caso de Tancos e diz que a China não é a nova União Soviética.
Assalto em Tancos

Julgamento de Tancos vai passar para o CNEMA 

Julgamento foi suspenso após casos de Covid. Será retomado a 22 de fevereiro, mas juiz decidiu fazê-lo num sítio mais seguro: uma sala de 638 m2 do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.
Assalto em Tancos

Covid-19. Julgamentos de Tancos e caso SEF adiados

O advogado Ricardo Sá Fernandes — que representa arguidos quer no caso Tancos, quer no caso do homicídio de Ihor Homeniuk — testou positivo à Covid-19. Ambos os julgamentos foram suspensos.
Assalto em Tancos

Covid. Sessão de julgamento de Tancos cancelada

O advogado Ricardo Sá Fernandes, que defende o major Brazão, testou positivo e pediu ao tribunal para suspender o julgamento. Juiz cancelou sessão desta quinta-feira e vai decidir quando retoma.
Assalto em Tancos

"João Paulino é alguém muito inteligente", diz PJ

Inspetor da PJ acredita que o mentor do assalto a Tancos mentiu em tribunal e que levou mais de dois arguidos para o crime, em junho de 2017. E assume lapsos nalguns documentos da investigação.
Assalto em Tancos

Tancos. Acusação daria uma "série da Netflix"

Antigo responsável pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Loulé diz que acusação é uma "ficção" e que nada prometeu a João Paulino, autor confesso do assalto a Tancos, em troca de informações.
Assalto em Tancos

Deputado já respondeu por escrito ao tribunal

O socialista Tiago Barbosa Ribeiro, que trocou mensagens com Azeredo Lopes após a recuperação do material de guerra furtado em Tancos, diz que as respostas do ex-ministro não mereceram "censura".
Assalto em Tancos

Tancos. Um disfarce, uma vaca e a pescadinha /premium

Sargento da GNR descreveu como se disfarçaram de técnicos de alarmes para procurar as armas. Comparou os informadores a "vacas" e o juiz avaliou os testemunhos como uma "pescadinha de rabo na boca"
Assalto em Tancos

Costa reitera que não sabia da encenação de Tancos

1404
Nas respostas enviadas ao Tribunal de Santarém, Costa repetiu que não sabia nada sobre uma encenação para recuperar material de Tancos e que não acredita que Azeredo Lopes tivesse feito parte.
Assalto em Tancos

Tancos: "Pediram-me para fazer a chamada anónima"

O sargento chefe que trabalhava na PJM contou como foi a uma cabine no Montijo ligar para os colegas a dizer que as armas de Tancos tinham aparecido. Antes, um advogado queixou-se ao juiz da PJ civil.
Assalto em Tancos

Investigador da PJM receou a PJ civil /premium

Arguido major Pinto da Costa diz que foi perseguido por inspetores da PJ civil após a recuperação de armas e que o seu colega de equipa ficou mesmo "aterrorizado". Chegou a filmar a PJ atrás dele.
Assalto em Tancos

Major da PJM admite que mentiu no DCIAP

Depois de o ex-ministro da Defesa, foi a vez de o major da Polícia Judiciária Militar do Porto falar. Pinto da Costa diz que se limitou a cumprir ordens de um coronel que não é arguido no processo.
Assalto em Tancos

Azeredo nega ter sabido de investigação paralela /premium

O ex-ministro da Defesa garante que o ex-diretor da PJM lhe falou apenas do seu desagrado pela investigação estar com a PJ civil. Depois do achamento não estranhou a PJM ter recorrido a um informador.
Assalto em Tancos

Marcelo em Tancos. "Rezava para aquilo acabar" - como aconteceu

O ex-ministro da Defesa. Azeredo Lopes, é o 15.o arguido a falar no Tribunal de Santarém, depois de o major Brazão ter pedido para ser ouvido mais tarde e de outros militares só quererem falar depois.
Assalto em Tancos

Tancos: "É uma mentira rebuscada", diz coronel

Taciano Correia recusa ter aderido a um plano traçado pelo diretor da Polícia Judiciária Militar para recuperar as armas de guerra com uma investigação à revelia da PJ civil.
Assalto em Tancos

Oficial da GNR diz que não sabia de Tancos

Coronel Amândio Marques pediu autorização para militares da GNR de Loulé saírem duas vezes com a PJM para investigar um processo de armas. Diz desconhecer que era Tancos e que foram mais saídas.
Assalto em Tancos

Marcelo soube da encenação antes das detenções

O Presidente diz que falou com a então Procuradora-Geral, Joana Marques Vidal, sobre o processo. E que soube por ela que havia uma encenação da entrega das armas ainda antes da detenção.
Assalto em Tancos

Paulino: o informador da polícia ou o criminoso?

O militar da GNR Bruno Ataíde era amigo de infância de João Paulino, o cérebro do assalto a Tancos, e encontrou-se várias vezes com ele para obter informações. Diz que Paulino nunca assumiu o crime.
Assalto em Tancos

Tancos. "Foi entrar, pegar nas caixas e ir embora"

Dia 4 do julgamento de Tancos. Caveirinha revelou que apenas ele e Paulino entraram nos Paióis. Hugo Santos, que até aqui tinha negado os crimes, contou que deu boleia aos alegados assaltantes até lá.
Assalto em Tancos

Paulino diz que lhe disseram que ministro sabia

186
Arguido João Paulino contou em tribunal como negociou com um amigo da GNR a entrega das armas. Disseram-lhe que não seria preso e que o caso estava a ser tratado ao mais alto nível.
Assalto em Tancos

Como um ex-fuzileiro planeou o assalto a Tancos /premium

João Paulino contou em tribunal como planeou tudo. Desde o grupo de amigos que convidou para o crime e que recusou ir, aos dois que foram com ele em troca de mil euros que nunca receberam.
Assalto em Tancos

“Sei que um paiol não tem rosas", diz Paulino

Arguido que é visto como o cérebro do assalto a Tancos recusou qualquer ligação a grupos terroristas. O MP diz que foram 8 a assaltar, Paulino garante que foi só ele e mais dois. Restantes desistiram.
Assalto em Tancos

O dia em que o assalto a Tancos chegou a tribunal /premium

Primeiro dia fechou com dois dos 23 arguidos a contradizerem o que tinham dito: Valter, que devia dinheiro ao mentor do assalto, e o sobrinho, que foi militar do Exército e trabalhou em Tancos.
Assalto em Tancos

"Nunca estive em Tancos", revela Valter Abreu - como aconteceu

Julgamento do caso Tancos envolve 23 arguidos, um deles o ex-ministro da Defesa, e ocorre no Tribunal de Santarém. Primeiro arguido a falar contradiz o que disse antes: nem sequer participou no crime.
Assalto em Tancos

Tancos. João Paulino entregou munições e granadas

Elementos da PJ deslocaram-se esta sexta-feira a Ansião, terra do arguido, para recolherem milhares de munições e as granadas que faltavam recuperar do material furtado dos paióis em 2017.
Assalto em Tancos

Líder de assalto a Tancos quer entregar material

538
O suspeito de liderar o assalto aos paióis de Tancos quer devolver o material de guerra que continua em falta. Para tal, entregou um requerimento ao Tribunal de Santarém, que aceitou a iniciativa.
Assalto em Tancos

Tancos. Costa vai voltar a responder por escrito /premium

182
Depois de o Conselho de Estado ter recusado que Costa fosse ouvido presencialmente na instrução de Tancos, o Tribunal de Santarém, onde será o julgamento, nem sequer pediu um depoimento presencial.
Assalto em Tancos

Tancos. Julgamento arranca a 2 de novembro

124
Azeredo Lopes está acusado dos crimes de denegação de justiça e prevaricação, favorecimento pessoal praticado por funcionário, abuso de poder e denegação de justiça
Assalto em Tancos

Tancos: alegada violação do segredo de justiça

O pedido de averiguações tem como intuito saber qual a razão da decisão instrutória do processo Tancos ter sido conhecida através da comunicação social antes da notificação dos advogados.
Assalto em Tancos

Caso Tancos. Advogados ainda não foram notificados

Um protesto assinado por 16 advogados do caso Tancos critica Carlos Alexandre por ainda não ter notificado formalmente alguns dos advogados, enquanto os jornais divulgaram os detalhes da decisão.
Assalto em Tancos

"A conduta de Azeredo Lopes é extremamente grave"

424
No despacho de pronúncia a que o Observador teve acesso, o juiz Carlos Alexandre diz que o ex-ministro da Defesa violou deveres éticos por uma "melhor imagem interna do Governo" em ano de incêndios.
Assalto em Tancos

Quem é quem no julgamento de Tancos /premium

984
Azeredo Lopes começa a ser julgado esta segunda-feira por dois crimes de denegação de justiça e prevaricação, favorecimento pessoal por funcionário e um crime de abuso de poder. Há mais 22 arguidos.
Assalto em Tancos

Julgamento de Tancos é decidido na sexta-feira

Os 23 arguidos do processo de Tancos saberão se vão a julgamento na sexta-feira. Terrorismo, tráfico de influência, abuso de poder falsificação de documentos estão entre as acusações.
Assalto em Tancos

Tancos. Arguido preso por suspeita de extorsão

Um dos suspeitos do assalto a Tancos, João Pais, cuja libertação decorrente da prisão preventiva foi decretada em março, foi detido na quarta-feira, por "suspeita de crime de extorsão.
Assalto em Tancos

Tancos. Decisão instrutória a 26 de junho

O juiz Carlos Alexandre vai comunicar a 26 de junho a decisão de levar ou não os arguidos do processo de Tancos a julgamento. As sessões do debate instrutório terminaram esta quarta-feira.
Assalto em Tancos

Vasco Brazão julgado por denegação de justiça

O advogado do ex-diretor de investigação criminal da Polícia Judiciária Militar afirmou que o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes sabia "das investigações paralelas" daquela polícia ao furto.
Assalto em Tancos

Tancos. Defesa de João Paulino refuta terrorismo

A defesa de João Paulino refutou que o arguido tenha praticado os crimes de terrorismo e associação criminosa no âmbito do caso de Tancos, mas antevê que a acusação vá "ipsis verbis" a julgamento.
Assalto em Tancos

Defesa de Azeredo: acusação é caso político

133
No debate instrutório do processo de Tancos, a defesa de Azeredo Lopes alegou tratar-se de um caso abertamente político, afirmando que a acusação resultou de uma “invenção” e “manipulação dos factos”.
Assalto em Tancos

Tancos. "Acusação é misturadora sem sustentação"

A defesa do ex-diretor da PJ militar considera a acusação do caso de Tancos uma "autêntica misturadora" sem sustentação, criticando a junção dos processos do furto com o da recuperação das armas.
Assalto em Tancos

Tancos. MP pede julgamento de Azeredo Lopes

O Ministério Público pediu esta segunda-feira, no início do debate introdutório do processo de Tancos, que todos os 23 arguidos sejam julgados pelos crimes pelos quais foram acusados.
Assalto em Tancos

Tancos. Debate instrutório decorre segunda e terça

O debate instrutório do processo sobre o furto e o achamento das armas de Tancos inicia-se esta segunda-feira de manhã e prolonga-se pelo menos até terça-feira no tribunal de Monsanto, em Lisboa.
Assalto em Tancos

Paulino implica Azeredo e fala em croqui das armas /premium

164
O principal arguido do assalto a Tancos quebrou o silêncio. No final houve quem ficasse com a ideia que afinal não foi o cérebro do crime. Ainda assim, implicou o ex-ministro da Defesa na farsa.
Assalto em Tancos

Tancos. João Paulino interrogado esta terça-feira

João Paulino, apontado pelo Ministério Público como o cabecilha do furto das armas nos paióis de Tancos, já tinha sido chamado para ser interrogado nesta fase, mas remeteu-se ao silêncio.
Coronavírus

Tancos. Carlos Alexandre liberta arguidos presos

165
Depois de adiar sine die o debate instrutório previsto para o dia 2 de abril, o juiz Carlos Alexandre mandou libertar os únicos arguidos presos, cujo prazo de prisão terminava a 17 de abril.
Assalto em Tancos

Advogado acusa PJ de permitir assalto a Tancos /premium

109
Defesa do ex-chefe do Núcleo de Investigação Criminal de Loulé diz que PJ ocultou informações e deixou que o furto acontecesse. Em vez da PJM, PJ civil e o MP é que deviam estar no banco dos réus.
Coronavírus

Tancos. Juiz Carlos Alexandre adia debate 

É um dos processos considerados urgentes por ter arguidos presos, mas alguns advogados já tinham pedido o adiamento por concentrar muitas pessoas na sala do Tribunal de Monsanto.
Assalto em Tancos

Tancos: Diretor da PJ e dois procuradores ouvidos 

O diretor da Judiciária, Luis Neves, o diretor adjunto da PJ e o procurador Vítor Magalhães, um dos responsáveis pela acusação do caso do furto e recuperação das armas, são ouvidos esta quarta-feira.
Assalto em Tancos

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

Amândio Marques está acusado dos crimes de associação criminosa, tráfico de armas, denegação de justiça, prevaricação, falsificação de documentos e favorecimento pessoal.
Assalto em Tancos

Carlos Alexandre: Supremo deve decidir sobre Costa

166
Em causa está a divulgação pública das 100 resposta sobre o caso Tancos. O entendimento é que só o Supremo terá competência para decidir sobre a violação do segredo de justiça por parte do PM.
Assalto em Tancos

Tancos. Brazão condenado a multa por recusar exame

166
O ex-porta-voz da Polícia Judiciária militar, acusado no caso de Tancos, recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa que não lhe deu razão. MP também o processou por desobediência.
Assalto em Tancos

"Manipulador"? MP quis fazer perícia a Brazão /premium

Procuradores de Tancos pediram perícia ao ex-porta-voz da PJ Militar sem que ele próprio soubesse que suspeitavam que era "manipulador". Mas Brazão recusou fazer o exame e agora optou pelo silêncio.
António Costa

Foram vocês que pediram uma sociedade socialista? /premium

2309
O PS já tinha sob a sua pata a quase totalidade dos “media”, a parte que interessa do “empresariado”, a banca, o universo sindical, a generalidade dos partidos. Agora subjugou o que restava da Justiça
Assalto em Tancos

Costa violou segredo? Juiz comunica ao MP

5709
O PM publicou no site do Governo o documento com as suas 100 respostas como testemunha do caso Tancos. Carlos Alexandre lembra que o processo tem ainda segredo de justiça e pede uma posição ao MP.
Assalto em Tancos

As 100 respostas de Costa ao juiz Carlos Alexandre

974
Costa garante que não soube da encenação do achamento das armas, nem por Azeredo Lopes nem por qualquer outra pessoa. Mas estranhou envolvimento da GNR de Loulé. 29 respostas são apenas "Não".
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo nada fez porque PGR já sabia

841
O ex-ministro da Defesa foi interrogado durante todo o dia no Tribunal do Monsanto. Recusa ter sabido da operação antes da recuperação das armas e diz que ficou à espera de Joana Marques Vidal.
Assalto em Tancos

Tancos. Fechaduras recusa ter sido informador 

Paulo Lemos chegou a ser arguido no processo, mas arrependeu-se antes do crime e comunicou o plano do crime a uma procuradora. Foi esta sexta-feira ouvido por Carlos Alexandre.
Assalto em Tancos

Chefe de gabinete de Azeredo lembra telefonema

Ouvido no parlamento, o general Martins Pereira não se lembrava se quando recebeu os responsáveis da PJM tinha telefonado ao ministro. Em tribunal admitiu que sim e que encontrou o memorando original.
Assalto em Tancos

Tancos. Arguido João Paulino sai da cadeia

355
João Paulino, que, segundo a acusação, foi um dos mentores do furto do armamento dos paióis de Tancos, saiu da cadeia cerca das 18h30, ficando com a medida de coação de apresentações periódicas.
Comentário

"Muitas perguntas sobre o que sabia Marcelo"

121
"Carlos Alexandre também quer saber se Marcelo sabia ou não". Sara Antunes Oliveira ajuda a descodificar as cem perguntas enviadas pelo juiz a António Costa. E explica o que se segue. Ouça aqui.
Assalto em Tancos

As 100 perguntas do juiz Carlos Alexandre a Costa /premium

361
A segurança de Tancos, a recuperação das armas e a relação de Azeredo Lopes com a PJM. Carlos Alexandre quer que Costa explique quem, quando, onde e porquê. Mas também quer saber o que sabia Marcelo.
Assalto em Tancos

Carlos Alexandre não afasta chamar António Costa

439
Perguntas chegaram a S. Bento na sexta-feira e Costa tem 15 dias para responder. Se esclarecimentos escritos não forem suficientes, o primeiro-ministro ainda pode ser chamado a tribunal.
Assalto em Tancos

Defesa de Paulino quer acesso a ações encobertas

Depoimento de João Paulino, alegado cabecilha do assalto aos paióis de Tancos, foi adiado. Defesa quer ter acesso ao teor das ações encobertas da PJ: "Isso é o pior lamaçal que existe no processo".
Supremo Tribunal de Justiça

Supremo anuncia sala de imprensa provisória

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça disponibilizou uma sala de imprensa provisória, após reconhecer as condições deficientes a que os jornalistas têm sido sujeitos no Tribunal de Monsanto.
Assalto em Tancos

Tancos. Vieira falou e atirou ao diretor da PJ

O coronel Luís Vieira reiterou discordar com a decisão da Procuradora-Geral da República em atribuir a investigação à PJ civil e falou na sua relação conturbada com o diretor, que será sua testemunha.
Assalto em Tancos

Ex-diretor da PJM interrogado no processo Tancos

O coronel Luís Vieira é ouvido esta terça-feira no decorrer do caso Tancos. O ex-diretor da Polícia Judiciária Militar é acusado de associação criminosa e tráfico e mediação de armas.
Assalto em Tancos

Azeredo admite desistir do testemunho de Costa

2122
Depois de Carlos Alexandre ter considerado essencial que o primeiro-ministro depusesse presencialmente, a defesa do ex-ministro Azeredo Lopes acusado no processo pondera desistir da testemunha.
Assalto em Tancos

Juiz insiste no depoimento presencial de Costa

2618
Alexandre considera que presença do PM na instrução do processo de Tancos é indispensável e discorda da decisão do Conselho de Estado. Cabe a Azeredo Lopes dizer se mantém pedido para ouvir Costa.
Assalto em Tancos

Tancos. Silêncio no primeiro dia de instrução

Arrancou esta quarta-feira a fase de instrução do caso de Tancos. Oito dos 23 arguidos não contestaram a acusação e alguns apenas indicaram testemunhas. Mas todos terão que ir a tribunal.
Justiça

O conselheiro Anacleto e a Justiça /premium

262
O conselheiro Anacleto tem medo que o juiz Carlos Alexandre, o MP e as defesas dos arguidos tentem descobrir a verdade sobre o conhecimento de António Costa do caso Tancos? Se não tem, parece.
António Costa

Tancos. Costa pediu para depor por escrito

3713
O juiz Carlos Alexandre queria que o depoimento do primeiro-ministro fosse presencial. António Costa disse que estava disponível para depor por escrito e o Conselho de Estado aceitou.
Assalto em Tancos

Tancos. Pedido para ouvir PM chegou ao Conselho

Já chegou o pedido para audiência do Primeiro-Ministro na sequência do caso de Tancos, ao Conselho de Estado. Sem autorização deste órgão, António Costa não pode depor em tribunal enquanto testemunha.
Assalto em Tancos

Tancos. Ex-ministro da Defesa diz-se tranquilo

"Estou tranquilo, como sempre estive", garantiu o ex-ministro da Defesa em relação ao início da instrução do processo de Tancos. Azeredo Lopes vai ser ouvido a 3 de fevereiro.
Assalto em Tancos

Conselho não recebeu pedido para Costa depor

O Conselho de Estado não recebeu qualquer solicitação para que o primeiro-ministro seja ouvido no caso Tancos, garantiu Marcelo, explicando que a decisão não exigirá uma reunião deste órgão.
Assalto em Tancos

Carlos Alexandre ouve Azeredo a 3 de fevereiro

O juiz Carlos Alexandre vai começar a ouvir acusados e testemunhas do Caso Tancos a partir de 8 de janeiro. O ex-ministro Azeredo Lopes será ouvido no dia 3 de fevereiro. Costa também será ouvido.
Assalto em Tancos

Tancos: Costa não foi notificado para ser ouvido

Primeiro-ministro afirma que não recebeu qualquer notificação para ser ouvido presencialmente sobre o caso de Tancos. Conselho de Estado ainda não recebeu pedido para ouvir Costa enquanto testemunha.
Assalto em Tancos

Juiz Carlos Alexandre quer ouvir António Costa

2067
O juiz Carlos Alexandre pediu para ouvir o primeiro-ministro presencialmente na fase de instrução do processo de Tancos. Testemunho pode ser impedido pelo Conselho de Estado.
Assalto em Tancos

Tancos. Juiz Carlos Alexandre vai ficar com caso 

892
O conhecido juiz português, de 57 anos, vai liderar a instrução do processo de Tancos. O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes está acusado de quatro crimes.
Assalto em Tancos

Vasco Brazão teve "orientações" do diretor da PJM

Vasco Brazão assume ter participado na recuperação do material que não foi comunicado "como devia", e que agiu sob orientação de Luís Viera, diretor nacional da Polícia Judiciária Militar.
Assalto em Tancos

Tancos. Luís Vieira sem intenção de encobrir roubo

O ex-diretor da Polícia Judiciária Militar diz que "nunca pretendeu encobrir a atuação do arguido João Paulino (ex-fuzileiro) e dos restantes arguido". Foi tudo "ficcionado" pelo Ministério Público.
Assalto em Tancos

Tancos. Como Azeredo quer desmontar a acusação /premium

Em 250 páginas, o ex-ministro insiste que não fez parte da encenação montada pela PJM, contesta provas como o SMS em que diz "Eu sabia" e acusa a PJ e o MP de vingança e de "obsessão quase doentia".
Assalto em Tancos

Ministro quer recuperar imagem pública da PJM

A tomada de posse de Paulo Isabel como diretor-geral da Polícia Judiciária Militar tem como objetivo restabelecer a imagem pública da força policial, abalada pelo caso de Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes chama Costa como testemunha

391
Costa surge em primeiro lugar numa lista de 9 testemunhas chamadas por Azeredo Lopes. No pedido de abertura de instrução, o ex-ministro fala em "preconceitos, omissões e falsidades" da acusação.
Assalto em Tancos

Tancos: Azeredo Lopes pediu abertura de instrução

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes e o antigo diretor da PJ Militar Luis Vieira, acusados no caso do furto e achamento das armas em Tancos, já requereram a abertura de instrução.
PSP

Acusados de furto de armas envolvidos em Tancos

475
Entre os 12 acusados por furto de armas da PSP em Lisboa, estão António Laranjinha e João Paulino, também implicados e acusados no processo do furto das armas dos paióis da base militar de Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Alargado prazo para requerer instrução

O prazo para os arguidos que foram acusados no caso de Tancos pedirem a abertura da fase de instrução do processo foi alargado até 25 de novembro.
Ministério Público

MP. Autonomia e poderes hierárquicos em discussão

Dicotomia entre a autonomia dos procuradores e a obediência à hierarquia será tema de discussão na sessão plenária do Conselho Superior do Ministério Público desta segunda-feira.
Assalto em Tancos

Tancos. PJ acusa PJM por fugas de informação

111
A PJ aponta o dedo à PJM pelas "sucessivas fugas" que levaram a uma "constante alteração de estratégias de investigação" e permitiram aos suspeitos "destruir eventuais elementos de prova".
Assalto em Tancos

Marcelo sobre Tancos: "Marques Vidal foi leal"

424
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a antiga procuradora-geral foi de uma "lealdade institucional total" durante a investigação do caso Tancos e que o informou sobre o desenvolvimento da investigação.
Assalto em Tancos

Tancos. MP não atua com base critérios políticos

151
Sobre a data em que foi conhecida a acusação de Tancos (durante a campanha para as eleições), a procuradora-geral da República assegurou que o MP não tem que "atender a esse tipo de timings".
Assalto em Tancos

Azeredo sobre Tancos: "sou absolutamente inocente"

Ex-ministro da Defesa quebra o silêncio e manda nota à Agência Lusa a dizer que está inocente e que as notícias que têm vindo diariamente a público não são mais que um "assassinato no espaço público"
Assalto em Tancos

PSD quer ouvir Costa. PS fala em nova comissão

Nenhum membro do Governo compareceu ao debate sobre Tancos em que os partidos da direita exigiram respostas de António Costa e os da esquerda acabaram por falar na possibilidade uma nova comissão.
Assalto em Tancos

Tancos. PJ alertada para hipótese de fraude

Coronel que dirigia investigação criminal da GNR confidenciou por duas vezes a responsáveis pela investigação que toda a história do achamento de armas era suspeita.
Assalto em Tancos

Tancos. Parlamento reúne comissão permanente

Debate sobre o caso de Tancos acontece esta quarta-feira, a pedido do PSD depois de ter sido conhecido o despacho do Ministério Público, que acusa o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes.
Assalto em Tancos

Tancos. Comissão fará debate na quarta-feira

A Comissão Permanente da Assembleia da República reúne-se na quarta-feira para um debate político sobre Tancos, a pedido do PSD, que pretendia que a discussão tivesse acontecido na semana passada.
Assalto em Tancos

Tancos. MP diz que Lopes sonegou informação à PGR

252
MP considera que o ex-ministro da Defesa sonegou informação à procuradora-geral da República sobre recuperação das armas e quis que Joana Marques Vidal fosse complacente com a situação.
Assalto em Tancos

Sindicato critica diretor do DCIAP

201
Em texto publicado na Sábado, António Ventinhas lembra que "interferência dos superiores hierárquicos nas investigações criminais é limitada". Diretor do DCIAP impediu audições de Costa e Marcelo.
Assalto em Tancos

Brazão: Azeredo "sabia o que se estava a passar"

164
Brazão nega, nas primeiras declarações públicas, que o papagaio-mor seja Marcelo. “Falava de um comentador televisivo, utilizando uma alcunha que uso habitualmente quando a ele me refiro."
Assalto em Tancos

Tancos. Vieira pede dilação de prazo de instrução

O advogado de Luís Vieira disse que pediu ao juiz de instrução João Bártolo a dilação do pedido de abertura de instrução, sem quantificar, no entanto, o número de dias.
Assalto em Tancos

Diretor do DCIAP não quis "perturbar" PR e PM

2569
Morais Pinto proibiu os investigadores do caso Tancos de inquirirem Marcelo e Costa e terá mandado suprimir 48 questões para outras testemunhas que envolviam o Presidente da República.
Assalto em Tancos

Azeredo soube que armas podiam ser entregues

150
O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes admitiu no interrogatório judicial que teve conhecimento da existência de um informador e que os autores do furto das armas estavam dispostos a entregar material.
Assalto em Tancos

Porque é que Marcelo e Costa não foram ouvidos?

448
Constituição de arguido de Azeredo Lopes levou investigadores a quererem ouvir Marcelo e Costa. Nem o pedido de autorização, nem a recusa do diretor do DCIAP estão registados nos autos do caso Tancos.
Assalto em Tancos

Assembleia só discute Tancos depois das eleições

1157
A Assembleia da República só voltar a debater o caso Tancos depois das eleições legislativas deste domingo. A informação foi anunciada por Fernando Negrão. Ferro Rodrigues já reagiu às críticas.
Assalto em Tancos

Tancos: parlamento decide pedido de debate

PS opõe-se a esta diligência pedida pelo PSD em vésperas de eleições, BE, CDS-PP e PCP já se mostraram disponíveis para a reunião de emergência.
Assalto em Tancos

Casos de justiça podem ser avaliados politicamente /premium

290
Não necessitamos de saber se Costa sabia ou não sabia das manigâncias de que Azeredo Lopes está acusado, porque já sabemos o suficiente para avaliar politicamente pois Azeredo foi uma escolha de Costa
Assalto em Tancos

Azeredo viu memorando? Não se lembra disso

1495
O Expresso teve acesso ao interrogatório feito ao antigo ministro da Defesa. Azeredo admite que possa ter apagado memorando que não se lembra de ler. "Antes de sair apaguei os telemóveis todos".
Assalto em Tancos

Tancos. MP equacionou chamar Costa e Marcelo

818
Os procuradores admitiam ouvir PR e PM como testemunhas e levaram a questão ao diretor do DCIAP. Albano Pinto achou que as inquirições não eram relevantes e as diligências não foram marcadas.
Assalto em Tancos

Tancos. Joana Marques Vidal entre as testemunhas

108
A ex-PGR, o ex-chefe de gabinete do ministro da Defesa e o antigo chefe da Casa Militar do Presidente da República estão entre as testemunhas do Ministério Público para julgamento do processo.
Assalto em Tancos

Tancos. Luís Vieira vai pedir instrução

Luís Vieira é acusado de associação criminosa, tráfico de armas, falsificação de documentos, denegação de justiça, prevaricação e favorecimento pessoal.
Assalto em Tancos

A principal lição de Tancos /premium

1040
Sempre que sente a sua ascendência beliscada, logo o PS é tomado de um sentimento de subversão e de guerrilha. Foi o que vimos em todos os “casos” que o incomodaram nestes anos, da Casa Pia a Tancos.
Assalto em Tancos

Major Vasco Brazão vai pedir abertura de instrução

100
O ex-porta-voz da PJM vai pedir a abertura de instrução do processo de Tancos, no qual está acusado de associação criminosa, tráfico de armas, denegação de justiça e prevaricação, entre outros crimes.
Assalto em Tancos

Ferro convoca reunião para avaliar pedido do PSD

1495
O líder parlamentar do PSD pediu uma reunião com "urgência" sobre Tancos. PS diz não ser "razoável". Ferro Rodrigues convocou reunião para apreciar pedido dos sociais-democratas.
Assalto em Tancos

Uma conspiração para mim, uma conspiração para ti /premium

456
O PS optou por inventar uma teoria conspirativa sobre o caso Tancos para continuar a proteger Azeredo Lopes mas também para sinalizar algo pouco democrático: não aceita o escrutínio aos seus.
Alterações Climáticas

PS e Tancos: "Conspiração? Sinal de desespero"

358
No seu comentário semanal da SIC, Marques Mendes falou ainda do Governo "talvez muito provável" do PS com o PAN: "Tipo queijo limiano". E criticou o discurso de Greta: "Quase a tocar o fanatismo".
Assalto em Tancos

Sócrates. Caso Tancos teve "motivação política"

2270
O Ministério Público "orientou a divulgação pública" do caso Tancos, acusa Sócrates em texto publicado no Expresso. "Queriam que a acusação tivesse o efeito político que teve", acrescenta.
Assalto em Tancos

Malhas que a justiça tece /premium

É muito improvável que o antigo ministro da Defesa e o ajudante-de-campo do PR se tivessem atrevido a sonegar informação deste calibre aos seus superiores, pelo que estes jamais irão escapar à dúvida.
Assalto em Tancos

Tancos. Ex-diretor da PJ investigado

476
O ex-diretor da Polícia Judiciária vai ser investigado pelo Ministério Público por violação do segredo de justiça no caso que envolve o desaparecimento de armas dos paióis de Tancos.
CDS-PP

Tancos. CDS quer nova CPI e MP a investigar Costa

669
Líder do CDS propõe nova comissão de inquérito a Tancos, vai viabilizar a comissão permanente antes das eleições e exige a Ferro que envie declarações de Costa na AR para Ministério Público analisar.
Legislativas 2019

Clima louco no Porto, com PS a fintar Tancos

505
Líder do PS diz que "agora é tempo da defesa", e convidou Rio a "voltar à campanha eleitoral. Deputado (e candidato pelo Porto) do SMS com Azeredo desviou para outra arruada.
Assalto em Tancos

Tancos. As provas contra Azeredo Lopes /premium

390
Estes são os detalhes das 556 páginas da acusação de Tancos. Contam a história completa de um caso que envolve um grupo de assaltantes, altos dirigentes da PJ Militar e o ministro Azeredo Lopes.
Contra-Corrente

Costa deve explicações ao país, não apenas a Rio

7501
Quando um político em vez de dar respostas começa a pregar lições de moral, o caldo está entornado. Mas foi esse o caminho escolhido por António Costa para fugir às explicações sobre o caso de Tancos.
Jerónimo De Sousa

Tancos. PCP: "ninguém pode esconder a gravidade"

105
Na reação à acusação do ex-ministro da defesa, o PCP diz que não se pode esconder a gravidade do que se passou e que caso haja condenação é preciso apurar se prestou "falsas declarações na comissão".
Legislativas 2019

Tancos "série da Netflix" e a ausência de elogios

O ex-líder Paulo ainda chegou, ao contrário do ex-líder "Zé" (Ribeiro e Castro) que disse que se votasse em Leiria votava CDS por causa de Raquel Abecassis. Para Assunção nem um elogio.
Noticiário

20h. Azeredo, Tancos e os ataques de Rio e Costa

Neste noticiário, as declarações de Rui Rio e de António Costa sobre a encenação de Tancos, a Ryanair ameaça pilotos e o arranque do Sporting - Rio Ave, a contar para a Taça da Liga.
Assalto em Tancos

Tudo o que diz a acusação sobre o "papagaio-mor" /premium

161
O que estava na escuta? Que justificações deu o autor da expressão "papagaio-mor do reino"? E de que forma falou sobre a Presidência da República nas suas declarações?
Assalto em Tancos

Tancos. Veja a lista dos 23 acusados e dos crimes

128
Azeredo Lopes está acusado, entre outros crimes, de denegação de justiça e prevaricação. Vasco Brazão enfrenta acusações de tráfico de armas, assim como Luís Vieira. Eis os detalhes dos 23 acusados.
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes vai pedir instrução

Azeredo Lopes diz que “a acusação é eminentemente política, não tendo factos e provas a sustentá-la”. Ex-ministro da Defesa acusado de quatro crimes no caso de Tancos vai pedir abertura de instrução.
Legislativas 2019

Na feira para pôr "a ciganada toda a votar no CDS"

429
Cristas voltou ao local onde já foi feliz (Lamego) a pedir votos no CDS. Na feira, acusou o governo de "ilibar criminosos". Mais tarde, nas caves da Murganheira, levou um banho de espumante
Aliança

Tancos. Santana Lopes acredita em Marcelo

O líder do Aliança lamenta que o Presidente da República “seja forçado a falar tanta vez do assunto”. Em campanha, Santana diz que não tem dúvidas que Marcelo “falou a verdade logo na primeira vez".
Assalto em Tancos

Azeredo Lopes acusado de 4 crimes

6172
Ex-ministro da Defesa Nacional foi formalmente acusado de ter alegadamente conspirado contra a investigação da Polícia Judiciária sobre o roubo aos paióis de Tancos. MP acusa mais 22 arguidos.
Contra-Corrente

Azeredo Lopes é um problema ainda maior para Costa

1129
Já não é ministro, mas deixou uma bomba relógio: uns SMS trocados com um deputado do PS onde se gabava de conhecer antecipadamente a operação de Tancos. E se sabia não disse nada a Costa? Dificilmente
Assalto em Tancos

Tancos. Acusação só deve ser conhecida 5.ª-feira

128
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro António Costa não constam da acusação do MP. Suspeitas sobre ex-Chefe da Casa Militar de Marcelo vão ser arquivadas por falta de indícios.
Assalto em Tancos

“Eu sabia.” O SMS que compromete Azeredo Lopes

4540
Ex-ministro da Defesa confessou ao deputado Tiago Barbosa Ribeiro que sabia que as armas iam ser recuperadas pela PJM mas tencionava omitir ao Parlamento essa informação.
Assalto em Tancos

Tancos "não deve ser caso de eleições", diz BE

"Portugal é uma democracia e é assim que deve funcionar", afirma Catarina Martins. A líder bloquista diz ainda que "a justiça deve fazer o seu caminho e deve apurar todas as responsabilidades".
Assalto em Tancos

Tancos. "Presidente não é criminoso", diz Marcelo

2318
Presidente reitera que nunca foi informado sobre o alegado encobrimento na recuperação das armas de Tancos. Partidos já reagiram. "Isso é da justiça", disse o primeiro-ministro.
Assalto em Tancos

Tancos. Armas iam ser trocadas por droga

2599
Acusação do caso dos roubo das armas de Tancos será conhecida na próxima semana. Acórdão revela que um dos planos dos assaltantes seria o de as trocar diretamente com droga.
Assalto em Tancos

Tancos. Coronel da GNR detido no aeroporto

437
Taciano Correia foi detido depois de aterrar no aeroporto de Lisboa, na manhã deste sábado, avança o Jornal de Notícias. Observador já tinha noticiado que o coronel seria um dos arguidos do processo.
Assalto em Tancos

Tancos. Major Vasco Brazão libertado

Ex-porta-voz da PJM detido na sequência do achamento das armas de guerra furtadas em Tancos está em prisão domiciliária enquanto aguarda o desenrolar do processo. Tribunal da Relação libertou-o.
Assalto em Tancos

Azeredo Lopes sabia estar a "proteger criminosos"

2098
Ministério Público escreve no despacho de apresentação do arguido, o ex-ministro Azeredo Lopes, que este exerceu o cargo público "de forma perversa".
Assalto em Tancos

Azeredo sabia do 'achamento' desde o início

954
Ministério Público diz ter indícios de que o ex-ministro da Defesa Nacional esteve a par desde agosto de 2017 não só da investigação paralela da PJM, como das negociações com os assaltantes de Tancos.
Presidente Marcelo

Tancos. Marcelo diz que MP deve saber tudo

O Ministério Público deve saber tudo sobre o caso de Tancos "doa a quem doer". Foi o chefe do Executivo que o disse este sábado, depois de serem conhecidos mais dois arguidos no processo.
Assalto em Tancos

Líderes da investigação criminal da GNR arguidos

316
Atual diretor de Investigação Criminal da GNR foi suspenso depois de ter sido constituído arguido no caso de Tancos. Ex-diretor vai regressar da República Centro Africana para ser igualmente arguido.
Assalto em Tancos

Costa tem "total confiança" no ex-ministro arguido

1055
O primeiro-ministro declarou "solidariedade" com o ministro que se demitiu na sequência do assalto a Tancos e disse saber que Azeredo está "profundamente magoado" com situação.
Assalto em Tancos

Tancos. PSD insiste: É "estranho" Costa não saber

776
Constituição de Azeredo Lopes como arguido leva PSD a insistir que Costa provavelmente sabia. CDS acusa esquerda de branqueamento. Azeredo Lopes proibido de contactar Rovisto Duarte
Assalto em Tancos

As versões de Azeredo sobre o assalto de Tancos /premium

166
Desde a frase “no limite pode não ter havido furto” até negar ter sido informado da encenação de recuperação das armas: o que o ex-ministro — agora arguido — disse sobre Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes constituído arguido

1944
O ex-ministro da Defesa foi constituído arguido como co-autor dos crimes de denegação de justiça e de prevaricação. Já reagiu: "Absolutamente inexplicável. Nada fiz de ilegal ou incorreto".
Assalto em Tancos

Tancos. Direita acusa PS de "branqueamento"

O relatório da Comissão de Inquérito ao furto de Tancos partiu o Parlamento em dois. À direita ouviram-se acusações de branqueamento e parcialidade, à esquerda fez-se a defesa do Governo.
Assalto em Tancos

Ouça aqui a reconstituição do assalto a Tancos

100
Na madrugada em que se completaram dois anos após o assalto a Tancos, a Rádio Observador reconstituiu todos os passos. Ouça aqui.
Assalto em Tancos

Tancos. 1,2 milhões de euros em obras por executar

Valor refere-se ao projeto "em andamento” para reforçar as condições do terreno, atravessado por linhas de água, visando precaver “aluimentos”. Investigações começaram há dois anos.
Assalto em Tancos

Tancos. PJM não sofrerá "ajustes", diz ministro

Gomes Cravinho defende que as instituições devem ser estáveis e diz que a PJM não deve ser confundida com o assalto. Para o ministro, cabe apenas ao Governo retirar conclusões do relatório final.
A página está a demorar muito tempo.