Assalto em Tancos

Comissão de Inquérito

Tancos. CDS pede centenas de documentos

CDS pede documentos a oito entidades diferentes. Deputados querem analisar memorando com dados sobre recuperação das armas, louvores a elementos da operação e atas de reuniões de segurança.
Comissão de Inquérito

Tancos. PCP desafia Rio a pedir a própria audição

Deputado Jorge Machado recupera declarações do líder do PSD antes e logo após as detenções de inspetores e ex-diretor da PJ Militar, quando disse ter "outras informações" sobre a investigação
Assalto em Tancos

"Arruaceiro" e "fascista".CDS e PS trocam insultos

526
António Carlos Monteiro disse que Ascenso Simões é "um arruaceiro". O socialista respondeu-lhe "fascista, o senhor não é dono do parlamento". O episódio teve lugar na Comissão de Defesa sobre Tancos.
Parlamento

Inquérito a Tancos. PS evita contágio das eleições

Socialistas propõem que os trabalhos comecem já na próxima semana e sugerem audições entre o Natal e o Ano Novo.
Comissão de Inquérito

CDS chama Costa à comissão de inquérito

António Costa é um dos 45 nomes que os centristas juntaram no requerimento para as audições sobre o furto de Tancos, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito.
Comissão de Inquérito

PSD quer três ministros na comissão de inquérito

João Gomes Cravinho (Defesa), Eduardo Cabrita (Administração Interna) e Francisca Van Dunem (Justiça) são alguns dos nomes que os sociais-democratas vão chamar ao Parlamento.
Assalto em Tancos

Tancos: PS chama Costa a depor por escrito

178
O PS vai chamar o primeiro-ministro, António Costa, a depor por escrito na comissão de inquérito ao furto de Tancos, e quer ouvir a anterior procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal.
Assalto em Tancos

Tancos. BE chama Azeredo Lopes e Aguiar-Branco

O BE enviou a lista com os nomes das personalidades que quer ouvir na Comissão de Inquérito a Tancos. Entre eles figuram Azeredo Lopes, Aguiar-Branco e Rovisco Duarte. António Costa fica de fora.
Assalto em Tancos

Tancos: suspeita de terrorismo e crime organizado

280
A investigação do Ministério Público sobre Tancos, tendo em conta suspeitas de criminalidade organizada, contraria declarações de António Costa. Primeiro-ministro remete esclarecimentos para o SSI.
António Costa

Três perguntas, três não-respostas /premium

307
Os desafios da nossa evolução demográfica não são compatíveis com um discurso puramente conjuntural de “vamos lá fazer com que alguns jovens regressem ao país e diversificar algumas fontes de receita"
Assalto em Tancos

MP junta casos de roubo e aparecimento de armas

A Procuradoria-geral da República confirmou à Agência Lusa que juntou no mesmo processo o caso do roubo e do aparecimento do material militar em Tancos. O caso está em segredo de justiça.
António Costa

4258 dias depois, Costa não viu nada

6.112
Aconteceu depois de Pedrógão, dos fogos de Outubro, de Tancos e repete-se com Borba. António Costa acumula 4258 dias no governo. Nunca nada que corra mal é com ele. Opinião de José Manuel Fernandes.
Democracia

O governo é responsável de quê? /premium

2.932
Em Portugal, a maior ameaça à democracia não vem de populismos, mas do desaparecimento da responsabilidade política, tal como vimos em Pedrogão, em Tancos e em Borba.
Assalto em Tancos

Tancos. CDS acusa esquerda de dificultar inquérito

429
Telmo Correia, deputado do CDS, criticou os partidos da geringonça por defenderem a devolução dos documentos enviados pela Procuradoria, e em segredo de justiça, que estão na posse do parlamento.
Assalto em Tancos

Ministro sem "receio" sobre segurança dos paióis

O ministro da Defesa Nacional escusou-se, contudo, a comentar o facto de este problema não ter sido ainda esclarecido pelas investigações.
Assalto em Tancos

PSD questiona isenção de presidente da comissão

A posse da comissão de inquérito ao furto de material militar de Tancos ficou marcada por incidente levantado pelo PSD quanto a um eventual conflito de interesses do presidente, Filipe Neto Brandão.
Assalto em Tancos

Ministra exalta-se sobre Tancos: "Irrito-me sim"

1.956
A ministra da Justiça garantiu no parlamento que sabe "zero" sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos e irritou-se na resposta ao deputado do PSD, Carlos Peixoto
CDS-PP

Cristas chama Costa a falar de Tancos

O esclarecimento de "toda a verdade, tudo o que passou em Tancos e o hipotético encobrimento do furto" são as intenções de Assunção Cristas, que chamará António Costa a depor.
Assalto em Tancos

Tancos. Jerónimo desconfia de intenções do CDS

O secretário-geral do PCP afirma que é mais importante apurar os contornos do assalto aos paióis do que desvendar o eventual encobrimento do caso.
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa visita o Exército esta semana

O ministro da Defesa Nacional visita na quarta-feira a Marinha e na sexta-feira o Exército, visando inteirar-se das medidas de segurança e vigilância adotadas na sequência do furto de Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Costa nega "divergência com o Presidente"

O primeiro-ministro garante que quando falou de "ansiedade" foi para assinalar a "total convergência" entre o Governo e o Presidente. E diz que o Executivo é "um livro aberto" sobre o caso Tancos.
Assalto em Tancos

Inquérito a Tancos arranca a 14 de novembro

Parlamento decidiu que a comissão de inquérito parlamentar ao assalto aos paióis de Tancos começa na próxima semana. Ministro da Defesa não comenta discurso de Marcelo no domingo.
Assalto em Tancos

Tancos, ou o lado obscuro do regime /premium

912
Nenhuma democracia pode suportar, sem consequências, a sombra que Tancos está a projectar sobre as instituições -- polícia, exército, Governo, e agora Presidência da República. É obscuridade a mais.
Assalto em Tancos

Marcelo explicou e não diz mais nada: "Para já"

Primeiro aos jornais, depois na parada militar, depois numa nota da PR, agora de viva voz: Marcelo sentiu necessidade de explicar vezes sem conta que não sabia de Tancos. "Para já", não diz mais nada.
Assalto em Tancos

Tancos: Marcelo desmente contactos com PJM

145
Marcelo Rebelo de Sousa garante não ter falado com Diretor da Polícia Judiciária Militar sobre a operação de Tancos e desmente troca de informações e documentação sobre o processo.
Rui Rio

Tancos. "Até ver", Rio rejeita envolvimento do PR 

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou que, "até ver", rejeita qualquer envolvimento do Presidente da República no encobrimento do processo de recuperação das armas roubadas em Tancos.
Assalto em Tancos

Cristas junta-se a Marcelo contra jogos de poder

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou a sua "concordância absoluta" com o Presidente da República a repudiar tentativas de partidarização das Forças Armadas e "jogos de poder".
Assalto em Tancos

Tancos. Costa: governo tão ansioso como Marcelo

Costa afirmou que Marcelo e Governo desejam uma conclusão rápida das investigações ao caso de Tancos e advertiu que ninguém compreenderia se, no final, o processo terminasse sem se esclarecer o crime.
Assalto em Tancos

Caso de Tancos: Costa repudia jogos de poder

724
O primeiro-ministro afirmou-se em "total convergência" com o Presidente da República no repúdio sobre tentativas de partidarização e de envolvimento das Forças Armadas "em jogos de poder".
Assalto em Tancos

Costa disponível para responder sobre Tancos

391
O Primeiro-ministro diz que está "totalmente disponível" para responder à Comissão de Inquérito. O Presidente da República garante que nunca falou com o ex-diretor da PJM e estranha as notícias.
Assalto em Tancos

MAI diz que não soube da recuperação das armas

476
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu sexta-feira não ter tido "conhecimento nem qualquer informação relativa à recuperação das armas" furtadas em Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos: Marcelo admite não ter havido encobrimento

1.572
Marcelo insiste que a Presidência não foi informada de alegado encobrimento no caso Tancos. Presidente diz que "é do outro mundo" achar-se que sabia o que se passou no caso do roubo das armas.
Assalto em Tancos

PSD quer saber se ministro sabia de encobrimento

O partido da oposição quer saber se Eduardo Cabrita "teve, em algum momento, conhecimento dos contornos da operação que levaram ao encobrimento do desaparecimento das armas de Tancos".
Assalto em Tancos

Rui Rio põe hipótese de crise política

O líder do PSD defendeu que só no fim da investigação judicial ao "caso de Tancos" e face aos resultados que a comissão de inquérito for produzindo se poderá avaliar.
Assalto em Tancos

Tancos. Vasco Brazão nega encobrimento

O anterior porta-voz da PJ Militar, major Vasco Brazão, negou esta quarta-feira a existência de qualquer operação de encobrimento de suspeitos no processo de recuperação do armamento furtado em Tancos
Assalto em Tancos

CDS volta a exigir explicações de António Costa

454
O CDS-PP quer que seja o próprio António Costa a explicar a discrepância entre a lista de material roubado e a do material recuperado. PSD quer saber qual o grau de conhecimento da Ministra da Justiça
Assalto em Tancos

Tancos. Faltam 5 granadas e mais de 30 explosivos 

126
A listagem do material de guerra furtado em Tancos recuperado pela Polícia Judiciária Militar enviada à comissão parlamentar de Defesa confirma que falta recuperar material roubado.
Assalto em Tancos

Tancos "não abala minimamente" imagem do Exército

446
"Não podemos imaginar que um episódio, por terrível que tenha sido, sirva para abalar a confiança que o Exército e as Forças Armadas nos merecem", disse o novo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.
Assalto em Tancos

Marcelo quer rapidez na investigação

156
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou estar preocupado com a rapidez da investigação ao caso de Tancos para evitar "uma indecisão, uma hesitação, uma suspeição na opinião pública".
Assalto em Tancos

Tancos. Marques Vidal disponível para testemunhar

611
Ex-procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, não confirma se falou ou não com o ex-ministro da Defesa sobre a atuação da PJ Militar no caso de Tancos. Mas está disponível para testemunhar.
Assalto em Tancos

Rio insiste que investigação de Tancos se conclua

Rui Rio insistiu no apelo para que a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Judiciária concluam rapidamente a investigação sobre Tancos, para evitar maior desgaste ao país e às Forças Armadas.
Assalto em Tancos

Ex-PGR ter-se-á queixado da PJM a Azeredo Lopes

2.164
Joana Marques Vidal terá telefonado ao ainda ministro da Defesa para se queixar da atuação da Polícia Judiciária Militar, revelou uma investigação do "Sexta às 9". Costa terá ficado a saber.
Assalto em Tancos

Inquérito a Tancos aprovado pelo Parlamento

107
Só o PCP se absteve na votação da criação de inquérito proposta pelo CDS ao roubo em Tancos. O Bloco votou a favor -- depois de ter contestado a proposta -- para forçar audição de Azeredo.
Assalto em Tancos

Tancos. Marcelo sem "impressão" que Costa soubesse

3.527
Primeiro-ministro garantiu que não teve conhecimento do memorando, "nem através de Azeredo Lopes, nem através de ninguém". Marcelo diz que "não ficou com a impressão de que qualquer pessoa soubesse".
Assalto em Tancos

Tancos. Há material de guerra ainda desaparecido

304
As listas do material de guerra roubado em Tancos e recuperado pela PJ Militar enviadas pela PGR no Parlamento dão conta de granadas e explosivos que não foram devolvidos.
Assalto em Tancos

O que já aconteceu e o que ainda vai acontecer /premium

193
Depois das detenções e da queda de Azeredo Lopes, a investigação ao caso Tancos corre, agora, em dois planos: a justiça procura os cúmplices do encobrimento, a política aperta o cerco a António Costa.
Polícia Judiciária

Procurador do caso Tancos integra direção da PJ

Um dos procuradores do caso Tancos foi contratado para integrar a direção nacional da Polícia Judiciária. João Melo aceitou agora convite que lhe fora feito há meses.
Assalto em Tancos

PS critica CDS por pedir audição "excecional"

Carlos César diz que "partidos com responsabilidade histórica" não propõem ouvir um PM num inquérito. Líder da bancada diz também que não vê incompatibilidade no substituto de Helena Roseta.
Assalto em Tancos

CDS diz que "parece imprescindível" chamar Costa 

398
Nuno Magalhães diz que "não começa a casa pelo tecto", mas admite que para o apuramento da responsabilidade política do caso Tancos "parece imprescindível" chamar Costa ao inquérito parlamentar.
Rui Rio

Costa na comissão de inquérito? "Não", diz Rio

906
Rui Rio admite que "não é muito normal" que António Costa não soubesse do encobrimento das armas, mas recusa chamá-lo à comissão de inquérito. Isso são "foguetes".
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes disponível para depôr

256
O ex-ministro da Defesa diz estar disponível para ser ouvido pelo Ministério Público. Ex-chefe de gabinete disse no DCIAP que informou Azeredo Lopes do memorando sobre a recuperação das armas.
Assalto em Tancos

Ex-chefe de gabinete de Azeredo não é arguido

O general Martins Pereira, ex-chefe de gabinete de Azeredo Lopes, não foi constituído arguido após interrogatório no DCIAP. O ex-ministro pode agora ser chamado pelo Ministério Público.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo segue "com interesse" eventual comissão

Marcelo Rebelo de Sousa não quis pronunciar-se sobre a criação de uma comissão parlamentar de inquérito ao furto de armas em Tancos, mas sublinhou estar a acompanhar "com interesse" a iniciativa.
Assalto em Tancos

Tancos. MAI rejeita conhecimento sobre “encenação”

Eduardo Cabrita chegou ao Ministério da Administração Interna três dias depois de a PJ Militar recuperar o material de Tancos com ajuda da GNR. Mas garante que "não" conhecia os contornos da operação.
Assalto em Tancos

Tancos. Ex-diretor da PJ Militar em silêncio

Advogados de Luís Augusto Vieira saíram do DCIAP uma hora e meia depois de chegarem para dizer que o coronel manteve declarações iniciais. Defesa viu os "novos factos" e contesta "intoxicação".
Assalto em Tancos

Governo investiga procedimento da PJ Militar

Ministério da Defesa determinou a 4 de outubro a realização de uma "auditoria extraordinária aos procedimentos internos" da Polícia Judiciária Militar, na sequência do caso Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos: é ainda pior do que parece

156
Se é certo que em Portugal as Forças Armadas sempre serviram para bem mais do que fazer a guerra, hoje em dia essas outras tarefas são cada vez mais numerosas e cada vez mais vitais.
Assalto em Tancos

Portugueses têm de ver "a luz ao fundo do túnel"

341
Marcelo insistiu que os portugueses têm de conhecer rapidamente a verdade sobre o caso de Tancos e ver "a luz ao fundo do túnel", mas ressalvou que respeita a autonomia do Ministério Público.
Assalto em Tancos

Marcelo: "Não sabia nem sei" factos sobre Tancos

847
O Presidente da República garantiu desconhecer os factos na base do desaparecimento e reaparecimento das armas de Tancos, recordando que quer saber toda a verdade, "doa a quem doer".
Assalto em Tancos

Tancos. O que diz o memorando que fez cair Azeredo

O documento sem data nem assinatura, que o Expresso revelou este sábado, tem apenas nove parágrafos. Fala do major Pinto da Costa e do major Brazão, do informador e do vigiado.
Assalto em Tancos

Novo ministro impôs demissão do CEME

1.574
Rovisco Duarte, Chefe de Estado-Maior do Exército, apresentou a demissão ao ministro da Defesa. Foi o novo ministro, João Gomes Cravinho, que "empurrou" o militar para a saída, apurou o Observador.
Assalto em Tancos

Sá Fernandes garante que "só há um memorando"

Major pediu para prestar novas declarações e prometeu entregar aos procuradores da Operação Húbris uma cópia do memorando sobre Tancos que deixou com o ex-chefe de gabinete de Azeredo Lopes.
Assalto em Tancos

Praças dizem caso não pode ficar ''arrumado''

224
A Associação de Praças advertiu que o "escândalo do roubo de Tancos" não pode ficar "arrumado" com a demissão de Azeredo Lopes e questionou se será apurada a responsabilidade das chefias militares.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)