Assalto em Tancos

Assalto em Tancos

Tancos. Vasco Brazão ouvido no Ministério Público

Major pediu para prestar novas declarações e prometeu entregar aos procuradores da Operação Húbris uma cópia do memorando sobre Tancos que deixou com o ex-chefe de gabinete de Azeredo Lopes.
Assalto em Tancos

Praças dizem caso não pode ficar ''arrumado''

192
A Associação de Praças advertiu que o "escândalo do roubo de Tancos" não pode ficar "arrumado" com a demissão de Azeredo Lopes e questionou se será apurada a responsabilidade das chefias militares.
Luís Marques Mendes

Tancos. António Costa agiu de forma "desastrosa"

313
Ex-líder do PSD critica António Costa por ter andado "sempre a reboque dos acontecimentos". Mostra que o primeiro-ministro "tem muita habilidade mas pouca capacidade de decisão".
Governo

Como Costa montou uma remodelação-relâmpago /premium

316
Com um calendário surpreendente e inédito, o primeiro-ministro conseguiu montar em segredo a mais profunda remodelação do seu governo. Um "refresh" que arruma vários problemas até às próximas eleições
Ministério da Defesa

Associação de Sargentos quer apurar a verdade

O presidente da Associação Nacional de Sargentos diz que o novo ministro da Defesa deve "demonstrar inequivocamente" o seu empenho no apuramento da verdade em todos os casos em investigação judicial.
Assalto em Tancos

Santos Silva diz que demissão "enobrece Azeredo"

163
O Ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a demissão do Ministro da Defesa Nacional "enobrece" o próprio e recusou adiantar mais comentários sobre quem será o próximo ministro.
Azeredo Lopes

Oficiais. Demissão "não resolve os problemas"

126
O presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas, António Mota, diz que a saída de Azeredo Lopes não resolve os problemas, referindo que o seu sucessor terá muitas questões para resolver.
Azeredo Lopes

Como Tancos tramou Azeredo

Um ano, três meses e 13 dias depois do furto de material em Tancos, o ministro da Defesa sai de cena. Reveja a sequência de declarações que foram degradando as condições de Azeredo Lopes no cargo.
Azeredo Lopes

Rambo e bullying. O que Azeredo disse sobre Tancos

Assumiu a responsabilidade política mas recusou demitir-se, disse que podia não ter havido furto e até falou nos "filmes do Rambo". O que Azeredo Lopes disse sobre Tancos, de junho de 2017 até agora.
Exército

Contradições do ex-chefe de gabinete de Azeredo /premium

General Martins Pereira admite ter recebido um relatório sobre a recuperação do material Tancos. Mas nega ter sabido de "irregularidades" ou "encobrimento". O documento sugere algo diferente.
Assalto em Tancos

Rio diz que já teria demitido ministro da Defesa

O presidente do PSD, Rui Rio, disse que, se fosse primeiro-ministro, o ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, já teria saído do Governo, porque ficou "fragilizado politicamente" com o caso de Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Responsáveis da PJ Militar ouvidos de novo

Elementos da Polícia Judiciária Militar chamados para prestar segundo depoimento. Será a segunda vez que os militares falam sobre o processo que levou à recuperação do material de guerra.
Assalto em Tancos

Tancos. Militares da GNR quebram o silêncio

Os dois elementos da GNR de Loulé que ficaram em silêncio no primeiro interrogatório querem dar a sua versão sobre o papel que desempenharam na recuperação das armas de Tancos.
Assalto em Tancos

Advogado acusa general de “crimes contra o Estado”

João Magalhães, advogado de um dos arguidos da Operação Húbris, questiona motivos que levaram ex-chefe de gabinete de Azeredo Lopes a guardar “documentos secretos do Estado” quando deixou funções.
Assalto em Tancos

Tancos. Ex-ministro espera intervenção de Marcelo 

146
Aguiar-Branco disse na reunião da bancada do PSD que espera que Rio peça uma audiência com o Presidente para lhe transmitir a posição do PSD sobre Tancos. A ideia é pressionar o Presidente a intervir.
Assalto em Tancos

Parlamento recebeu informação da PGR sobre Tancos

A resposta da PGR chegou esta quinta-feira à comissão de Defesa Nacional, contendo "informação processual relativa ao processo de inquérito" que "se encontra em segredo de justiça".
Assalto em Tancos

Comandos. Defesa quer Vasco Brazão como testemunha

Um advogado requereu que o major Vasco Brazão seja ouvido como testemunha no julgamento das mortes no curso de Comandos, uma vez que este oficial da PJM foi o inspetor-chefe da investigação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Tancos. "Tudo deve ser apurado", diz Marcelo

493
Em resposta à comunicação social, o chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas reiterou a sua posição de que deve ser apurado "tudo o que é preciso apurar" sobre este caso.
Assalto em Tancos

Tancos. Memorando revela encobrimento

178
O memorando entregue pela PJM em novembro ao ex-chefe do gabinete do ministro Azeredo Lopes revela a operação de encobrimento em torno das armas roubadas dos paióis de Tancos.
Assalto em Tancos

Ex-chefe de gabinete de Azeredo recebeu documentos

1.200
O ex-chefe de gabinete do ministro da Defesa Azeredo Lopes assumiu que recebeu documentos sobre a recuperação do material roubado dos paióis de Tancos, noticia a RTP.
Assalto em Tancos

Azeredo justifica ausência ao lado de Marcelo

170
Depois de falhar as cerimónias do 5 de outubro, o ministro da Defesa, debaixo de fogo por causa do caso de Tancos, não esteve numa cerimónia militar com Marcelo, mas justifica-se com agenda cheia.
Assalto em Tancos

Ex-porta-voz da PJM pôs casa do Estado no Airbnb

1.340
Major Vasco Brazão, detido no âmbito da investigação ao roubo de armas em Tancos, tinha uma casa das Forças Armadas arrendada para o filho, mas colocou-a no Airbnb para fazer dinheiro.
Governo

Azeredo Lopes: apreensão e pedidos de demissão

A continuidade de Azeredo Lopes no Governo tem sido posta em causa pela direita e tem gerado apreensão à esquerda. Enquanto o caso de Tancos se desenrola, António Costa vai segurando o ministro.
Assalto em Tancos

Ex-porta-voz da PJ Militar quer ser ouvido de novo

Ricardo Sá Fernandes adiantou que este pedido surge na sequência de notícias de que este tinha dado conhecimento ao ministro da Defesa da encenação montada para a recuperação das armas.
Assalto em Tancos

A insustentável leveza de Azeredo /premium

474
O caso de Tancos volta a demonstrar a tese geral de António Costa: um ministro nunca é responsável por nada. No máximo, nem sequer existe. Como se viu com Azeredo Lopes nas cerimónias do 5 Outubro.
Assalto em Tancos

Tancos. Marcelo pede respeito pela verdade

992
O Presidente da República pediu "respeito pelo apuramento da verdade" sobre se o ministro da Defesa sabia do encobrimento ao roubo em Tancos. Bloco, Santana e PCP atacam Azeredo Lopes. PS defende-o.
Governo

Um país de tansos e mansos /premium

1.392
A PGR deveria ter sido reconduzida, Ivo Rosa merecia ter sido sorteado impecavelmente, a decisão sobre o Infarmed só podia ter sido anunciada depois de ponderada e Tancos tinha que ter sido evitado.
Assalto em Tancos

Chefe de gabinete não "descortinou" encobrimento

193
Ex-chefe de gabinete do ministro da Defesa admitiu que recebeu o coronel Luís Vieira e o major Brazão, mas nunca percebeu qualquer "indicação de encobrimento de eventuais culpados do furto de Tancos".
Rui Rio

Rio: Se houve encobrimento, ministro tem de sair

530
"A palavra é sempre do primeiro-ministro, mas, quando eu for primeiro-ministro, nestas circunstâncias era impossível manter um ministro em funções", disse o presidente do PSD.
Catarina Martins

Tancos. Catarina Martins quer ministro na AR

A líder bloquista foi questionada diversas vezes sobre este tema, mas não se quis alongar mais para lá da ideia de que Azeredo Lopes deveria prestar esclarecimentos na Assembleia da República.
Assalto em Tancos

Tancos. CDS remete para comissão de inquérito

CDS remete para a comissão de inquérito apurar "o grau de conhecimento e envolvimento" do ministro no processo de recuperação das armas roubadas em Tancos, e insiste na demissão de Azeredo Lopes
Assalto em Tancos

Tancos. Ministro implicado. Provas comprometidas 

4.022
O investigador da PJ Militar garantiu em tribunal que o ministro da Defesa e o seu chefe de gabinete souberam do encobrimento do roubo um mês depois da recuperação das armas. Azeredo Lopes nega.
Assalto em Tancos

Para que serve a PJ Militar? /premium

156
A pergunta tem servido de mote ao debate entre os que defendem a PJM e os que dizem que basta a PJ civil. Teixeira da Cruz queria extingui-la, mas não teve tempo. O caso Tancos pode fazer o resto.
Assalto em Tancos

Comissão de inquérito a Tancos vai ter luz verde

101
Proposta do CDS para criação de comissão de inquérito ao assalto de Tancos vai ser votada dia 24 de outubro, mas tem aprovação garantida. PSD anunciou voto a favor, PS já disse que sim. BE abstém-se
Assalto em Tancos

CDS quer investigar "omissões do Governo" na CPI

O CDS-PP entregou o texto que propõe a criação da comissão de inquérito a Tancos e quer centrar o objeto da comissão na responsabilidade política do Governo neste desaparecimento.
Assalto em Tancos

Tancos. Rovisco Duarte "tranquilo e sereno"

299
"Não tenho nada a ver com o assunto, é a única coisa que posso dizer nesta fase", disse Rovisco Duarte sobre a investigação à recuperação do material de guerra furtado em Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Ex-porta voz da PJM detido

Major Vasco Brazão deveria aterrar em Lisboa na terça-feira mas conseguiu antecipar o voo e chegou esta segunda-feira, tendo sido detido de imediato e levado para a Polícia Judiciária
Assalto em Tancos

Inspetor da PJM diz estar "arrependido"

Major Vasco Brazão sublinha que "a salvaguarda dos interesses nacionais é sempre superior aos interesses individuais" e admite que vai prestar declarações em tribunal quando regressar a Lisboa.
Assalto em Tancos

Tancos. Escuta invoca chefia do Exército

926
Diretor da PJM escutado na Operação Húbris aponta para interesse do general Rovisco Duarte em que os inspetores militares chegassem às armas de Tancos antes da PJ.
Assalto em Tancos

Exército fez "tudo para garantir segurança"

130
O Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) diz que o investimento feito "dá a tranquilidade de tudo" ter sido "feito no âmbito da segurança dos materiais, dos paióis e paiolins".
Assalto em Tancos

Tancos. Diretor da PJ Militar confessa encenação

239
O diretor da Polícia Judiciária Militar terá confessado ao juiz de instrução que o reaparecimento do armamento roubado foi encenado. Dados de antenas e portagens contrariam relato inicial.
Assalto em Tancos

Tancos. Diretor da PJ Militar em prisão preventiva

O diretor da Polícia Judiciária Militar e o civil responsável pelo furto do armamento em Tancos ficaram em prisão preventiva. Outros seis arguidos foram libertados com medidas de coação mais leves.
Justiça

Tancos. Nono suspeito regressa a Portugal na terça

O militar do Exército em missão na República Centro Africana regressa a Portugal uma semana depois de a PJ deter cinco elementos da PJ Militar. Depois, deverá ser ouvido pelo juiz de instrução.
Assalto em Tancos

Tancos. Inspetor aponta arma a "polícias ladrões"

192
Inspetor da PJ Militar ligado a Tancos apanhou dois homens junto ao seu carro, a meio da madrugada. Sacou da arma e apontou-a aos suspeitos. Mas, afinal, eram ambos da “polícia”.
Marcelo Rebelo de Sousa

Tancos. Marcelo acompanha caso com "interesse"

À margem da IV Cimeira do Turismo, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que no "último ano e alguns meses" sempre insistiu "pelo apuramento do que se passou em Tancos".
Assalto em Tancos

Diretor da PJM requer apoio jurídico

A porta-voz do Exército rejeitou confirmar ou desmentir o pedido de proteção jurídica do coronel Luís Vieira, alegando que sobre o caso em concreto o ramo não se pronuncia.
Assalto em Tancos

Tancos. Inspetor negoceia regresso a Portugal

219
Ricardo Sá Fernandes, que representa o major Vasco Brazão, disse que o inspetor da PJ militar que se encontra numa missão militar fora do país está a negociar com a justiça o momento do seu regresso.
Assalto em Tancos

Tancos. Militares sem indicações sobre 9º suspeito

Comando da missão da União Europeia na República Centro Africana está à espera de receber "toda a documentação" de Lisboa para saber como agir em relação a inspetor da PJ Militar.
Assalto em Tancos

Carlos César exige averiguação do caso de Tancos

Carlos César defende que assim que terminar o processo de investigação do roubo de armas em Tancos, devem ser atribuídas responsabilidades militares.
Debate Quinzenal

"Mantenho todos os membros do Governo" - como aconteceu

317
É o primeiro debate quinzenal pós-férias parlamentares e Costa vai ter pela frente questões sobre o caso Tancos, a lei de bases da saúde e ainda o protesto dos taxistas (que estão à porta da AR).
Assalto em Tancos

Inquérito a Tancos. PS diz que sim, PSD "talvez"

"O PS não quer ser acusado de obstruir quaisquer investigações", disse Carlos César. CDS pediu comissão de inquérito, BE diz que não, PCP diz que sim. PSD pressionado internamente para viabilizar.
Assalto em Tancos

PJ Militar terá encenado aparecimento das armas /premium

1.076
PJ acredita que não houve denúncia anónima: o local onde as armas foram encontradas foi combinado entre assaltante e elementos da PJM, escondendo a identidade do suspeito. Tudo por uma luta de poder.
Assalto em Tancos

Tancos. CDS pede inquérito parlamentar

259
CDS quer comissão de inquérito ao caso Tancos e diz que o ministro da Defesa e o chefe do Exército "não têm condições para continuar". BE contra proposta do CDS: "É uma brincadeira política".
Assalto em Tancos

Roubo em Tancos. Diretor da PJ Militar foi detido

1.914
Operação da PJ está relacionada com o misterioso aparecimento das armas furtadas em Tancos. Entre os detidos há elementos da PJM, militares da GNR e um civil.
Assalto em Tancos

Parlamento recebe nova denúncia sobre Tancos

175
Carta anónima relata transporte de “mais de uma tonelada” de material de guerra do Regimento de Engenharia 1 para os Paióis Nacionais de Tancos, desativados em outubro do ano passado.
Assalto em Tancos

Tancos. "Mentiu ou mentiram-lhe?", pressiona PSD

181
Bruno Vitorino perguntou ao ministro da Defesa se "mentiu aos portugueses" ou se foi ele quem recebeu informação errada sobre o material recuperado. E admitiu chamar António Costa ao Parlamento.
Assalto em Tancos

PSD. Investigação a Tancos "não se pode arrastar"

O presidente do PSD reiterou que a investigação criminal ao desaparecimento de material militar de Tancos "não se pode arrastar".
Assalto em Tancos

Tancos. Marcelo espera fim breve da investigação

Marcelo Rebelo de Sousa declarou ter "uma forte esperança" de que as conclusões da investigação ao desaparecimento de material militar de Tancos sejam conhecidas dentro "de dias ou de semanas".
Assalto em Tancos

Costa invoca autonomia da justiça

O primeiro-ministro defendeu que o Governo já fez aquilo lhe que competia face ao roubo de armas na base militar de Tancos e quer manter a autonomia do Ministério Público.
Assalto em Tancos

Tancos. Ministro diz que resposta foi "célere"

111
O ministro da Defesa respondeu a Rui Rio através da rede social Facebook. O líder social democrata criticou o caso e Azeredo Lopes condenou a "chacota".
Assalto em Tancos

Ministro da Defesa ouvido quarta no parlamento

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, vai ser ouvido na próxima quarta-feira no parlamento sobre o caso de Tancos, no mesmo dia da audição regimental que incide sobre a política para o setor.
Assalto em Tancos

Chega de brincar aos soldadinhos de chumbo /premium

233
Rovisco Duarte teve a desfaçatez, o descaramento, o topete de ir dizer aos deputados esta terça-feira — sem se rir — que ainda não houve peritagem às armas encontradas em Outubro do ano passado.
Assalto em Tancos

"Nunca disse que o material foi todo entregue"

255
Chefe do Estado Maior do Exército esteve no Parlamento para falar de material roubado em Tancos ainda não recuperado, mas diz que Exército ainda não fez peritagem. PSD admite chamar primeiro-ministro.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)