908kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Contas Públicas

Banco de Portugal

Os choques de Centeno e Sarmento

Mário Centeno colocou em dúvida os números do Governo. Garante não estar a fazer oposição. Mas tão só a aconselhar. Há mais a separar governador e ministro das Finanças e não é só agora.
Noticiário

8h. Ayres de Campos satisfeito com pré-triagem

Diogo Ayres de Campos considera que o modelo ajuda a orientar as grávidas, e liberta mais médicos. Ainda neste jornal, Luis Marques Mendes e Paulo Portas criticam o governador do Banco de Portugal.
Noticiário

3h. PNS pede atenção a avisos de Mário Centeno

O secretário-geral do PS pede que se olhe com realismo para as contas públicas portuguesas. Ainda neste jornal, Paulo Raimundo acusa PS de favores a Chega e IL com a aprovação do OE2025.
Noticiário

18h. OE. PCP acusa PS de ter feito um favor a PSD

Paulo Raimundo repete uma ideia do discurso do primeiro dia de congresso: o Partido Socialista é cúmplice das atuais políticas do Governo. Ainda, a Geórgia tem um novo presidente.
Noticiário

00h. Sporting defronta Boavista em Alvalade

Os leões querem inverter o ciclo negativo de quatro derrotas consecutivas e têm pela frente o Boavista, em Alvalade. Ainda neste jornal, PM desvaloriza avisos de Centeno acerca das contas públicas.
Banco de Portugal

"Copo" da despesa a "transbordar", avisa Centeno

Governador do Banco de Portugal lança projeções mais negativas para as contas públicas mas garante não estar a fazer oposição ao Governo. Está só a cumprir o mandato de "aconselhar" o poder político.
Contas Públicas

Banco de Portugal. Centeno prevê défice em 2025

Supervisor prevê défices nos próximos anos e vê riscos descendentes na economia, o que "reforça a necessidade de uma reorientação da política orçamental que assegure o espaço adequado de resposta".
Orçamento do Estado

Bónus aos pensionistas continua a ser admitido

Apesar do aumento extraordinário das pensões aprovados por proposta do PS, o Governo mantém em cima da mesa a hipótese de pagar novo bónus aos pensionistas no próximo ano, como o fez este ano.
Orçamento do Estado

Análise. Um Orçamento com prioridades escondidas

As empresas ganharam com a negociação entre PS e Governo, os jovens perderam. OE esconde prioridades e coloca funcionários públicos e menores de 35 anos como os vencedores. Ensaio de Helena Garrido.
Contas Públicas

Excedente mesmo com despesa líquida a crescer 3,6%

O plano de médio prazo entregue a Bruxelas é por quatro anos e admite um crescimento da despesa pública líquida de 3,6%.
Orçamento do Estado

IRC. "Não vejo que sociedade seja contra redução"

Líder da CIP defende que perceção de alguns partidos sobre o IRC está desfasada do eleitorado e que benefício fiscal para empresas que sobem salários ou "15.º mês" isento arriscam ser impraticáveis.
Resposta Pronta

"Economia não pode parar por questão politiqueira"

A Ordem dos Revisores Oficiais de Contas aplaude a redução do IRC e fala num bom sinal para as empresas. Virgílio Macedo, o bastonário, pede a aprovação do OE para garantir estabilidade à economia.
Orçamento do Estado

Governo põe todas as fichas na economia

As medidas com impacto negativo no saldo orçamental são relevantes. Mas as receitas crescem também à boleia do consumo e do crescimento económico. E Governo espera que não haja choques extra.
Contas Públicas

Excedente de 2024 pode ser superior ao previsto

A UTAO admite que o excedente orçamental deste ano pode ser superior ao que está previsto, mesmo com as medidas tomadas que têm um impacto negativo.
Contas Públicas

Governo submete plano a Bruxelas até 13 de outubro

O plano de médio prazo tem de ser entregue por Portugal a Bruxelas até 13 de outubro, a nova data acordada pela Comissão Europeia.
Contas Públicas

Despesas com habitação abaixo do orçamentado

O Estado não executou todas as verbas que tinha orçamentado para a habitação em 2023. Gastou 303 milhões de euros, quando tinha previsto quase 500 milhões.
Contas Públicas

Benefícios fiscais não foram todos apurados 

O Tribunal de Contas repete a crítica à Conta Geral do Estado. As despesas com benefícios fiscais não estão totalmente apuradas.
Orçamento do Estado

Excedente nas contas públicas melhorou para 1,2%

Aumento da despesa (7,5%) foi superado pelo aumento da receita (11,4%). Saldo positivo no segundo trimestre era, até, mais elevado do que no mesmo período de 2023. Poupança das famílias está a subir.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Vão começar a negociar o Orçamento à séria?

O Governo afirma que fará chegar aos partidos a informação base necessária sobre contas públicas para que se possam desenhar propostas. Está marcada para terça-feira mais uma reunião com os partidos.
Parpública

Parpública ajuda Estado: paga dívida e dá dinheiro

A Parpública amortizou no final de 2023 um empréstimo obrigacionista de 130 milhões de euros. E ainda comprou títulos de dívida pública. Além de entregar ao Estado 25 milhões de dividendos.
Contas Públicas

Contas públicas saem do défice à boleia do IRC

Até julho, foram arrecadados 6.954 milhões de euros em IRC, bem acima dos 1.190 milhões até ao mês anterior, o que se explica com o adiamento do pagamento do imposto. Contas públicas saem do défice.
Macroeconomia

Euromilhões dá jackpot a contas externas nacionais

O prémio de 200 milhões de euros que veio para Portugal do Euromilhões em junho garantiu o aumento do excedente das contas externas nacionais, segundo dados do Banco de Portugal.
Noticiário

3h. ASS alerta para equilíbrio das contas públicas

O antigo Presidente da Assembleia da República confirma também, à Rádio Observador, que vai estar presencialmente na comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras.
Orçamento do Estado

Governo tem "mão" em contas públicas, diz ministro

Miranda Sarmento garante que não está em causa o cumprimento das metas orçamentais. E contas públicas vão continuar com saldo positivo. PS tinha acusado o ministro de "não ter mão" nas contas.
Contas Públicas

Excedente na mira apesar de défice e medidas extra

Miranda Sarmento acusou o anterior Governo de deixar as contas piores do que tinha anunciado. Agora revela que 41 medidas aprovadas não tinham cabimento orçamental. E o arranque do ano foi de défice.
Os Primeiros 100 Dias de Governo

Contas públicas. PS acusa PSD "de criar confusão"

Contas públicas negativas. Hugo Carneiro (PSD) descarta cenário dramático e elogia trabalho de Miranda Sarmento. Carlos Pereira (PS) acusa ministro de ter colocado em causa a reputação do país.
Contas Públicas

Ano arranca com défice orçamental de 0,2%

O ano arrancou com um défice orçamental, em contabilidade nacional, de 0,2%, segundo dados do INE.
Noticiário

15h. Hugo Soares recusa guerra com o Parlamento

Hugo Soares considera que o PS quer reescrever a história dos últimos 60 dias do Governo. Além disso, o ministro das Finanças garante que trabalha para manter o equilíbrio nas contas públicas.
Noticiário

15h. PR apela ao diálogo entre Governo e oposição

Marcelo Rebelo de Sousa alerta para a importância do equilíbrio das contas públicas. Ainda, o ministro da Defesa concorda que a Ucrânia utilize armas ocidentais contra alvos militares em solo russo.
BPN

Sem "sorvedouro" do BPN, excedente teria sido 1,6%

Finanças (com Medina) registaram nas contas de 2023 encargo de mais de 900 milhões relacionado com o ex-BPN, quase tanto quanto se inscreveu no Orçamento do Estado para políticas de habitação.
Finanças Públicas

Contas certas de Medina são incertas para Miranda

Fernando Medina e Joaquim Miranda Sarmento trocam acusações a propósito das contas públicas. Para o novo ministro, a margem orçamental ficou, agora, mais estreita.
Direto ao Assunto

"Ou é impreparação ou é má fé de Miranda Sarmento"

António Mendonça Mendes critica ainda o Governo por estar sistematicamente a procurar uma lógica de confronto com a oposição por via de ataque e por via de factos alternativos.
Os Primeiros 100 Dias de Governo

Finanças. "Jogada política" de Miranda Sarmento

Luís Capoulas Santos (PS) fala em "declarações graves" do ministro das Finanças. Sobre a abolição das portagens das ex-SCUT, Cristóvão Norte (PSD) critica PS e Chega.
Noticiário

14h. PSD quer ouvir Medina sobre contas públicas

O líder parlamentar do PSD acusa antigo Governo de "irresponsabilidade e negligência". Hugo Soares quer explicações do ex-ministro das Finanças sobre a autorização de despesa de mil milhões de euros.
Contas Públicas

Estado teve défice com Governo a culpar PS

O saldo orçamental voltou a défices. O que não acontecia desde dezembro de 2022. O Ministério das Finanças culpa o anterior Governo pela degradação do saldo.
Tira-Teimas

Governo herda mesmo maior margem com o excedente?

Economistas António Nogueira Leite e Ricardo Cabral discordam quanto à flexibilidade que o executivo de Luís Montenegro vai ter com o excedente de 1,2% do PIB que transita de 2023.
Direto ao Assunto

"Contas públicas não podem responder a tudo"

É preciso, ou não, Orçamento retificativo por parte da AD? Mendonça Mendes, até aqui secretário de Estado adjunto do PM, explica que responder a certas classes "não dá margem" para outras.
Noticiário

8h. TdC fala em atrasos na prestação de contas

O Tribunal de Contas alerta que os atrasos na entrada de contas e a falta injustificada da prestação não permite o cumprimento pleno dos princípios de rigor e transparência.
Noticiário

12h. PNS: "Propostas do PSD são rombo nas contas"

O secretário-geral do PS responde às críticas de Montenegro sobre o fim das portagens no Interior e atira ao líder do PSD. Ainda, tenista Nuno Borges está oficialmente nos 50 melhores do mundo.
Contas Públicas

Excedente orçamental atinge 7,7% no 3.º trimestre

Segundo dados do INE, o excedente orçamental no terceiro trimestre atingiu 7,7%, mais de 5 mil milhões. O Governo estima um excedente para o conjunto do ano de 0,8%. No conjunto do ano vai com 3,3%.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.