Olá

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

BPN

BPN

Sem "sorvedouro" do BPN, excedente teria sido 1,6%

Finanças (com Medina) registaram nas contas de 2023 encargo de mais de 900 milhões relacionado com o ex-BPN, quase tanto quanto se inscreveu no Orçamento do Estado para políticas de habitação.
BPN

Supremo confirma penas ligadas a caso BPN

Luís Caprichoso e Francisco Sanches, antigos administradores do BPN, foram condenados a dez anos de prisão no caso Pousa Flores, ligado ao BPN. Supremo Tribunal confirma agora a pena.
BPN

BPN.Ex-quadros receberam indemnizações milionárias

A Parvalorem, a entidade que ficou os os ativos tóxicos e trabalhadores do BPN, pagou compensações entre 200 a 400 mil euros a dez altos quadros que trabalhavam na empresa.
Banca

Estado paga indemnizações a lesados do BPN

Estado vai ter de pagar ao EuroBic as indemnizações que o banco, que comprou BPN há 11 anos, tem sido condenado a assegurar em tribunal. Só nos últimos 3 meses de 2022, valor ascendeu aos 2,7 milhões.
Noticiário

19h. Duarte Lima libertado e novamente detido

Antigo líder parlamentar do PSD entrou num carro da PSP logo depois de sair da prisão. Vamos ainda em direto ao Parlamento onde o primeiro-ministro anunciou que quer privatizar a TAP dentro de um ano.
Banca

Banco Efisa vai ser liquidado

A Parvalorem vai avançar para a liquidação do Banco Efisa, depois de ter falhado o processo de venda da instituição que esteve na esfera do BPN.
BPN

BPN. Estado desiste de 81 milhões de empresário 

Empresário Carlos Marques conseguiu acordo para fechar o processo em que estava a ser julgado por burla qualificada ao BPN. Parvalorem, que recuperou 23 milhões, desiste de recuperar os restantes 81.
BPN

BPN. Supremo põe em risco indemnização aos lesados

Os ex-clientes têm de provar que, se tivessem a informação devida, não teriam investido o dinheiro em obrigações emitidas pela SLN. Advogado diz que muitos vão ficar sem indemnização.
Parvalorem

Despedimentos na Parvalorem preocupam sindicatos

Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários diz que dezenas de trabalhadores da Parvalorem estão em risco de despedimento, devido ao processo de reestruturação em curso.
Justiça

Covid-19. Sócio de Duarte Lima com perdão de pena

Vítor Raposo, empresário e também antigo deputado do PSD por Bragança, já havia cumprido metade da pena, faltando-lhe menos de dois anos para o fim, situação para a qual está previsto um perdão.
Luís Filipe Vieira

BPN. Arquivadas acusações a Luís Filipe Vieira

Não existem indícios suficientes da prática de crime pelos arguidos Luís Filipe Vieira e José Manuel Gouveia, de que tivessem conhecimento do financiamento concedido pelo BPN à Transibérica.
BPN

Nacionalização do BPN custou 6.200 milhões 

Tribunal de Contas estima em 6.200 milhões de euros o custo do BPN para o Estado desde que o banco foi nacionalizado em 2008. A conta ainda não está fechada, mas já dá uma ideia do valor final.
Tribunal de Contas

Banca com apoio público de 1,7 mil milhões por ano

Os apoios do Estado à banca ascenderam a 20,8 mil milhões de euros entre 2008 e 2019 em termos líquidos, representando uma média de 1,73 mil milhões de euros por ano, avançou Tribunal de Contas.
Parvalorem

Finanças travam venda de imóveis do ex-BPN

A Parvalorem recebeu instruções das Finanças para travar venda de imóveis herdados do BPN. A sociedade justifica a decisão com a pandemia. Venda era intermediada por antiga diretora do BES.
Arte

Coimbra inaugura Centro de Arte Contemporânea

O Centro de Arte Contemporânea em Coimbra, que acolhe a Coleção BPN constituída por perto de duas centenas de obras, é inaugurado no Dia da Cidade, 4 de julho, foi esta terça-feira anunciado.
BPN

Arlindo de Carvalho faz acordo para evitar prisão

O antigo ministro e o seu sócio José Neto foram condenados a seis anos de prisão, cada um, e agora estão a tentar "acordo confidencial" para evitarem cumprimento da pena.
BPN

Morreu Oliveira Costa, o primeiro banqueiro a cair

O ex-banqueiro morreu na segunda-feira. Tinha 84 anos. Foi secretário de Estado de Cavaco Silva que chegou a ser acionista da dona do BPN. Oliveira Costa foi condenado por burla na gestão do banco.
EuroBic

Eurobic. 8 anos após vender BPN, Estado ainda paga

Venda do BPN ao EuroBic ocorreu em 2012, mas o Estado ainda é chamado a pagar custos que este ano podem atingir 55 milhões. Há conflitos em tribunal arbitral e créditos tóxicos devolvidos.
Rádio Observador

Coleção BPN custou 5 milhões e vai para Coimbra

Graça Fonseca revela o destino da colecção do BPN, adianta que o Estado não sabe de 94 obras e recusa falar em subsídios na cultura, porque "não falamos em subsídios na educação e na saúde".
BPN

BPN. Oliveira e Costa condenado por fraude fiscal

O ex-presidente do BPN foi condenado a três anos de prisão pelo crime de fraude fiscal, mas mantém a pena única de 15 anos a que já estava condenado.
BPN

Obras de Miró: ex-gestor do BPN acusado de burla

BPN pagou 17 milhões de euros por quadros de Joan Miró, mas os proprietários só receberam 5,1 milhões. Antigo gestor é acusado de se ter apropriado de 1,2 milhões de euros.
Banca

Parparticipadas vende banco Efisa à IIB Holdings

O Efisa era o banco de investimento do BPN e a sociedade vende agora a participação de 100% no capital social do banco. O Estado já tinha decidido vender a instituição ao IIB Group.
Justiça

Os outros casos de Duarte Lima até ser preso

As suspeitas sobre a origem ilícita da sua fortuna remontam aos anos 90, quando o PSD estava no auge do poder. Houve o caso da quinta em nome da sobrinha, a burla ao BPN e até a suspeita de homicídio.
Duarte Lima

Duarte Lima já está na prisão da Carregueira 

O ex-líder parlamentar do PSD foi condenado a uma pena de 6 anos mas só deverá cumprir pouco mais de 3 anos por burla e branqueamento de capitais. É o segundo ex-político a ser preso este ano.
Justiça

Duarte Lima deverá ser preso nas próximas semanas

Tribunal da Relação de Lisboa decreta o trânsito em julgado da sentença do caso Homeland. Ex-líder parlamentar do PSD tinha solicitado cumprimento da pena de seis anos em hospital-prisão.
BPN

Constitucional rejeita último recurso de Lima

O cumprimento da pena de seis anos de prisão no caso Homeland está cada vez mais próximo para o ex-líder parlamentar do PSD. Plenário do Constitucional rejeitou o último recurso de Duarte Lima.
Parvalorem

Chefe de gabinete das Finanças vai para Parvalorem

Atual chefe de gabinete do secretário de Estado Mourinho Félix é um dos nomes propostos para a nova administração da Parvalorem, a empresa pública que gere os ativos problemáticos do BPN.
BPN

Oliveira e Costa condenado a mais um ano de prisão

O ex-presidente do BPN Oliveira e Costa foi condenado a mais um ano de cadeia, a juntar aos 14 anteriormente aplicados, por abuso de confiança, depois de o tribunal se ter esquecido de fixar a pena.
BPN

Ex-ministro "brincou com dinheiro do cidadão"

Arlindo de Carvalho foi condenado a seis anos de prisão por burla qualificada e fraude fiscal no âmbito de um processo ligado ao caso BPN. José Oliveira e Costa também foi considerado culpado.
BPN

Sentença de Oliveira e Costa sai esta segunda

O acórdão do julgamento do antigo ministro Arlindo de Carvalho e do ex-presidente do BPN Oliveira Costa, por burla, abuso de confiança e fraude fiscal, vai ser lido esta segunda-feira em Lisboa.
BPN

BPN. Oliveira Costa pode ver pena agravada

Tribunal de julgamento condenou ex-presidente do BPN a 14 anos de prisão mas pena não incluiu crime de abuso de confiança. Lapso foi notado pela Relação de Lisboa há um mês.
BPN

Ex-diretores do BPN recebem mais do que Marcelo

Há dois antigos responsáveis do BPN que auferem um salário mensal superior ao do Presidente da Republica, revelou uma análise da Inspeção Geral das Finanças à Parvalorem.
Parvalorem

Cativações travam recuperação de crédito do ex-BPN

Aumento da cativação de despesa da Parvalorem para este ano irá "criar constrangimentos" em processos de recuperação de créditos problemáticos e vendas de imóveis do antigo BPN que ficaram no Estado.
Condenação

Homeland. Duarte Lima perde novo recurso

O ex-líder da bancada parlamentar do PSD perdeu um novo recurso que o permitiria recorrer da pena de seis anos a que foi condenado por burla qualificada e branqueamento de capitais no caso Homeland.
Joan Miró

Obras de Miró no Estado pelo valor de 54,4 milhões

Obras de Joan Miró foram transferidas para o Estado por 54,4 milhões de euros. Operação não envolveu dinheiro. Foi uma dação em pagamento que baixou dívida da empresa que gere a herança do BPN.
BPN

EuroBic reembolsa antecipadamente 94,5 milhões

O banco EuroBic vai reembolsar antecipadamente 94,5 milhões de euros de obrigações perpétuas emitidas pelo ex-BPN em 2008, informou o banco em comunicado de imprensa.
Economia

Atividade económica e consumo privado diminuem

A atividade económica e o consumo privado diminuíram em novembro, pelo segundo mês consecutivo, de acordo com os indicadores coincidentes divulgados pelo Banco de Portugal.
BPN

MP pede prisão de ex-ministro e Oliveira Costa

O Ministério Público pediu a condenação a prisão efetiva para o ex-ministro da saúde Arlindo Carvalho, Oliveira Costa e restantes arguidos no caso BPN. A medida da pena fica ao critério do coletivo.
Donald Trump

Manafort. Os laços a Portugal do homem de Trump

Fez uma proposta para a campanha de Soares de 1986 e esteve envolvido num negócio ruinoso do BPN. As relações com Portugal do homem de Trump que se soube esta semana ter estado sob escuta.
BPN

Alegações de Oliveira Costa adiadas

As alegações finais do julgamento que sentou no mesmo banco dos réus o antigo ministro da Saúde,Arlindo de Carvalho, e o ex-presidente do BPN, Oliveira Costa, voltaram a ser adiadas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada