437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Conselho de Segurança

Noticiário

7h. Costa reúne-se hoje com PM da Ucrânia

Guerra e relação entre Portugal e Ucrânia vão ser tema da discussão. Ainda, Rússia diz que vai boicotar a reunião do Conselho de Segurança da ONU com o Comité Político e de Segurança da União Europeia
Gabinete de Guerra

ONU. Expulsão da Rússia mudará o conflito?

Bruno Cardoso Reis, historiador e especialista em segurança internacional, destaca a decisão e explica mesmo que "tal nunca aconteceu, muito menos com um membro permanente do Conselho de Segurança".
Noticiário

00h. Kiev. "Capital da democracia e da liberdade"

No discurso diário, presidente ucraniano lembra que hoje falou no Conselho de Segurança da ONU. Volodymyr Zelensky diz que se o mundo não agir, as armas vão ser única instituição a restar.
Conselho de Segurança

A paralisia do Conselho de Segurança

O uso do direito de veto no Conselho de Segurança para escapar a uma condenação parece tão cínico quanto inaceitável. O direito de veto foi concebido como contrapartida do respeito aos valores de paz.
Rússia-Ucrânia

EUA: os eventuais pretextos russos para a guerra

Na ONU, o secretário de Estado dos EUA divulgou o plano descoberto pelos serviços de inteligência para invadir a Ucrânia. Contudo, espera que tal não se concretize e marcou encontro com MNE russo.
Sudão

União Europeia condena golpe de Estado no Sudão

Primeiro-ministro sudanês, Abdalla Hamdok, a sua mulher, vários ministros e representantes proeminentes da sociedade civil do Sudão foram detidos por militares, num um golpe consumado na 2.ª feira.
Coreia do Norte

ONU. Coreia do Norte testa míssil antes de reunião

Novo lançamento parece ser uma provocação antes da reunião desta sexta-feira do Conselho de Segurança para discutir o anterior lançamento de mísseis de Pyongyang.
Moçambique

PR moçambicano candidata-se ao CS da ONU

"O nosso compromisso com a agenda de paz no quadro do Conselho de Segurança é tudo quanto nos motiva", disse Filipe Nyusi.
Conselho de Segurança

Coreias motivam reunião de emergência da ONU

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos que caíram no mar do Japão e, horas depois, a Coreia do Sul fez o primeiro teste bem-sucedido com um míssil lançado de um submarino.
Afeganistão

ONU quer julgamento de autores do ataque em Cabul

A reunião do Conselho de Segurança da ONU, organizada por António Guterres, apelou à junção e cooperação de "todos os Estados" na busca pelos autores dos atentados para ser feita justiça.
Afeganistão

Guterres convoca Conselho de Segurança

Guterres convoca uma reunião com o Conselho de Segurança da ONU para discutir a situação caótica no Afeganistão, depois dos atentados — "O incidente realça a volatilidade da situação no Afeganistão."
Conselho de Segurança

ONU vê África como epicentro do terrorismo mundial

O desenvolvimento mais importante dos últimos seis meses em todo o mundo consistiu na expansão das atividades terroristas e da influência de organizações em vários pontos de África.
Conselho de Segurança

Conselho de Segurança da ONU ganha novos membros

Albânia, Brasil, Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos ganharam esta sexta-feira lugares no Conselho de Segurança da ONU para os próximos dois anos, juntando-se aos cinco membros permanentes.
Conselho de Segurança

Rússia pressiona China para reuniões presenciais

Moscovo argumenta que, com o levantamento gradual das restrições em Nova Iorque, e a vacinação de cada vez mais diplomatas, já não se justifica realizar sessões virtuais.
Nações Unidas

Conselho da Segurança da ONU é "ineficaz" 

O Presidente da Assembleia Geral da ONU criticou a "ineficácia" do Conselho da Segurança, denunciando que os "interesses económicos dos seus membros" prejudicam o funcionamento da organização.
Conselho de Segurança

Costa defende alargamento do Conselho de Segurança

António Costa considera que o Conselho de Segurança das Nações Unidas é uma das organizações internacionais que revela "dificuldades em responder a desafios e ameaças".
Conselho de Segurança

Países exigem lugar no Conselho de Segurança

A Alemanha, Japão, Brasil e Índia consideraram que "o mundo hoje é muito diferente daquele que viu a criação das Nações Unidas há 75 anos" e exigem um lugar permanente no Conselho de Segurança.
Guiné-Bissau

ONU rejeita mudança de poder na Guiné-Bissau

O Conselho de Segurança das Nações Unidas apelou ao respeito pela data das próximas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, rejeitando a mudança de poder decidida pelo presidente guineense.
Síria

ONU discute quarta-feira ofensiva turca na Síria

Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne à porta fechada na quarta-feira para discutir ofensiva turca na Síria. A reunião foi pedida pela Bélgica, Alemanha, França, Polónia e Reino Unido.
Conselho de Segurança

Países da UE pedem retirada russa da Crimeia

A Alemanha, França, Reino Unido, Polónia e Bélgica, e ainda a Estónia condenaram esta terça-feira a "anexação ilegal" da península da Crimeia pela Rússia.
República Centro Africana

RCA: Conselho de Segurança deve renovar mandato

A renovação do mandato da MINUSCA deve ir a par com a da autorização às forças francesas para usarem todos os meios no apoio àquela, se assim o solicitar o secretário-geral.
Conselho de Segurança

África do Sul defende "reforma alargada" na ONU

O Presidente da África do Sul defendeu uma "reforma alargada" do Conselho de Segurança das Nações Unidas que dê maior representatividade ao continente africano.
Conselho de Segurança

CPLP reitera apoio ao Brasil e África na ONU

Os países da Comunidade de Língua Portuguesa manifestaram o apoio às aspirações do Brasil e África de conseguirem assentos permanentes num futuro Conselho de Segurança da ONU alargado.
Síria

Conselho de Segurança discute ofensiva na Síria

O Conselho de Segurança vai discutir na quinta-feira de manhã a situação no sudoeste da Síria, onde uma ofensiva do regime de Damasco, com apoio russo, provocou o êxodo de cerca de 300 mil pessoas.
Nações Unidas

ONU. Brasil candidata-se ao Conselho de Segurança

O Governo brasileiro confirmou esta quinta-feira que vai candidatar-se a um lugar de membro não permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas no biénio 2022-2023.
Síria

Síria: Conselho de Segurança reúne-se quarta-feira

O Conselho de Segurança das Nações Unidas marcou para quarta-feira uma reunião de emergência sobre a situação na Síria, a pedido de França e Reino Unido. Foi o dia mais sangrento em Ghouta.
Conflito na Síria

Países exigem reunião do Conselho de Segurança

A França e o Reino Unido exigem uma reunião urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para debater o fracasso do cessar-fogo na Síria. Esta segunda-feira foi o dia mais sangrento em Ghouta.
Síria

"Indignação" com violações do cessar-fogo na Síria

O Governo português mostrou-se "preocupado e até indignado" com as violações do cessar-fogo na Síria. Augusto Santos Silva reiterou o apoio português à decisão do Conselho de Segurança da ONU.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau preocupa Conselho de Segurança da ONU

O Conselho de Segurança das Nações Unidas criticou o desrespeito pelo direito a "reuniões pacíficas" na Guiné-Bissau e pediu eleições "livres e credíveis".
Mundo

Conselho de Segurança saúda diálogo entre Coreias

O Conselho de Segurança da ONU saudou o diálogo encetado entre as duas Coreias, manifestando esperança de que abram caminho à desnuclearização da península.
Irão

Irão. EUA pedem reunião do Conselho de Segurança

Os Estados Unidos pediram uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU devido à violência dos últimos dias no Irão. Desde quinta-feira, já morreram 21 pessoas nas manifestações no país.
Jerusalém

Jerusalém. Países árabes levam resolução à ONU

Os países árabes vão levar o projeto de resolução sobre Jerusalém, vetado pelos EUA no Conselho de Segurança, à Assembleia Geral das Nações Unidas.
Conselho de Segurança

Bloco pede "posição firme" contra Israel

Catarina Martins considera que "cabe a Portugal e a todos os países europeus dizer claramente que não aceita que Israel se possa candidatar ao Conselho de Segurança das Nações Unidas".
Jerusalém

Jerusalém. ONU prepara projeto

A ONU está a preparar um projeto contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelos Estados Unidos. O objetivo é mostrar o isolamento do norte-americanos no Conselho de Segurança.
Coreia do Norte

Aumentam as condenações ao míssil norte-coreano

Itália, que está atualmente na liderança do Conselho de Segurança da ONU, pediu uma reação firme da comunidade internacional ao novo míssil norte-coreano. Suécia, Dinarmarca e Lituânia já responderam.
Síria

Síria. Conselho de Segurança da ONU reúne

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU vão reunir sobre a situação na Síria. O enviado especial das Nações Unidas parte terça-feira para a Síria para uma nova ronda negocial.
Conselho de Segurança

França pede reunião sobre escravos na Líbia

A França vai pedir uma "reunião urgente" do Conselho de Segurança da ONU para abordar a venda de migrantes africanos como escravos na Líbia, anunciou o ministro francês dos Negócios Estrangeiros.
Myanmar

Reunião na ONU para abordar crise dos rohingyas

França e Reino Unido são os países organizadores e o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan vai estar presente. Mais de 500 mil rohingyas, metade da população, já fugiram para o Bangladesh.
Presidente Trump

Trump e Coreia: "Todas as opções estão na mesa"

O Presidente dos EUA reagiu ao lançamento do míssil norte-coreano que sobrevoou o Japão dizendo que "todas as opções estão em cima da mesa". Trump já tinha prometido "fogo e fúria" em caso de ataque.
Conselho de Segurança

Rússia votou contra resolução da Síria da ONU

O Conselho de Segurança da ONU votou esta quarta-feira um projeto de resolução sobre a Síria.. A Rússia votou contra.
Nações Unidas

Síria. ONU vota investigação sobre ataque químico

O Conselho de Segurança da ONU deve votar esta quarta-feira um projeto de resolução a pedir a cooperação do regime sírio numa investigação sobre o ataque químico de 4 de abril.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.