914kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Golpe de Estado

Resposta Pronta

Síria. "Boas notícias para Israel e Ucrânia"

Especialista em direito internacional Francisco Pereira Coutinho acredita que  instabilidade na Síria espelha que rede de influência da Rússia, que engloba o Irão, está a perder força.
Resposta Pronta

Moçambique: "É um cenário de Guerra"

Rafael Machalela, jornalista moçambicano, diz que os protestos contra o governo se transformaram num cenário de guerra. Reconhece ainda que só com muita luta o povo pode tomar o poder.
Venezuela

Venezuela diz que Blinken anunciou golpe de Estado

A Venezuela acusou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, de anunciar um golpe de Estado, por dizer que Maduro e os seus representantes "se agarram à força" ao poder.
Guiné-Bissau

Embaló acusa ex-PM de saber de conspiração

Presidente guineense acusou esta segunda-feira oNuno Nbiam de "saber da tentativa de golpe" de 1 de fevereiro de 2022. Embolo lamenta que alguém que ajudou na política "o queira matar".
Reportagem Observador

Venezuela mudará? "Estamos a falar de ditadores"

Está sentada à espera da sua "abuela" no aeroporto de Lisboa. Deixou a Venezuela há sete anos e acompanha a tensão à distância: "Mãe como está tudo por aí? Estão a roubar, estão a sequestrar pessoas?"
Noticiário

17h. Venezuelanos acusados de tentativa de golpe 

O ministro da Defesa da Venezuela acusa os manifestantes de uma tentativa de golpe de estado. Vladimir Padrino Lopez avisa que o movimento de contestatários vai ser derrubado.
Golpe de Estado

Autogolpes, eleições e autocracias 

É inaceitável numa democracia ter-se qualquer tipo de complacência ou cumplicidade com a violência se não se gostar do resultado de uma eleição.
Venezuela

Maduro pede derrota das conspirações da oposição

Num juramento da polícia do país, Nicolás Maduro pediu que os agentes "derrotem" alegadas conspirações do setor maioritário da oposição, que acusou de promoverem planos de sabotagem.
Lula da Silva

Bolívia não pode cair em novo golpe de Estado

Numa referência ao golpe de estado falhado de junho, Lula da Silva defende que "devaneios autoritários e golpismo" contribuem para "a desunião das forças democráticas", que serve "a extrema-direita".
América

Bolívia. 17 detidos por golpe de Estado falhado

De acordo com o ministro Interior, "cérebro" do golpe de Estado está incluído nas detenções, e é um civil. Governo ainda continua a investigar possíveis suspeitos e conspiradores.
Bolívia

Bolívia. O que aconteceu no golpe falhado?

Soldados saíram à rua e até entraram no palácio presidencial, mas por pouco tempo. General que liderou tentativa garantiu que ação foi combinada com Presidente, mas pode ser condenado a 20 anos.
Noticiário

2h. PR da Bolívia anuncia retirada dos militares

O presidente da Bolívia anuncia a retirada dos militares do edifício do governo e a nomeação de um novo comandante do exército. Ainda, a análise ao golpe de estado falhado na Bolívia.
Noticiário

00h. Bolívia. PR anuncia retirada dos militares

Forças militares lideradas pelo comandante Juan José Zuñiga derrubaram a porta do edifício do governo com um tanque. Presidente da Bolívia diz que nomeou um novo comandante para o exército.
Bolívia

Tentativa de golpe de Estado na Bolívia falhou

Detido, o líder militar que tentou um golpe de Estado na Bolívia responsabilizou o Presidente pela movimentação das tropas. Ministério Público vai pedir para o comandante 15 a 20 anos de prisão.
Guiné-Bissau

Morreu militar detido no "caso 1 de Fevereiro"

Papa Fanhe morreu num hospital militar, uns dias antes do julgamento, marcado para a próxima terça-feira, do alegado golpe de estado levado a cabo dia 1 de fevereiro de 2022.
Peru

Ex-Presidente do Peru julgado a 9 de maio

Supremo Tribunal agendou para 9 de maio a audiência preliminar de Pedro Castillo. Ex-Presidente está acusado de dissolver o Parlamento e de "realizar um golpe de Estado".
Níger

Junta militar do Níger dissolve poder local

A medida centraliza o poder administrativo de 265 distritos no país — até agora, administrados por conselhos eleitos. Os novos "administradores-delegados" passam a ser nomeados pela junta militar.
E o Resto é História

Golpe das Caldas: a revolta falhada antes de Abril

Há 50 anos, a 16 de Março de 1974, a primeira tentativa para derrubar o regime de Marcello Caetano falhou redondamente. Esta é a história do Golpe das Caldas, um fracasso antes do êxito do 25 de Abril
Brasil

Bolsonaro acusado de propor golpe de Estado

Antigo Presidente do Brasil ter-se-á reunido com chefes do Exército, da Força Aérea e da Marinha para propor diferentes mecanismos legais com a intenção de se manter no poder.
Brasil

Brasília: Bolsonaro em silêncio na Polícia Federal

Advogado do ex-Presidente diz que silêncio se trata de uma estratégia "baseada no facto de que a defesa não teve acesso a todos os elementos que estão a ser imputados na prática de certos delitos".
Brasil

Envolvidos no golpe de Estado “não passarão”

“Não passaram e não passarão”, destacou presidente do Supremo Tribunal Federal brasileiro, Luís Barroso, sobre os envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro do ano passado em Brasília.
Brasil

Brasília: Lula quer punição de envolvidos no golpe

“Todos aqueles que financiaram, planearam e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos”, afirmou Lula da Silva acerca dos envolvidos na tentativa de golpe de Estado em 2023.
África

CEDEAO pede "transições a curto prazo" a militares

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, apelou aos militares no poder na região para fazerem "transições de curto prazo" para o regime constitucional, com destaque para o Níger
África

Militares ocupam televisão e rádio na Guiné-Bissau

Televisão e a rádio estatais da Guiné-Bissau foram ocupadas por "militares fortemente armados" e os funcionários expulsos das instalações. Ocupações ocorrem no seguimento da dissolução do Parlamento.
Guiné-Bissau

Embaló dissolve Parlamento. PM continua no cargo

Umaro Sissoco Embaló dissolveu o Parlamento devido aos confrontos armados entre a Guarda Nacional e o batalhão da Presidência, que o Presidente da Guiné-Bissau afirmou tratar-se de um golpe de Estado.
África

Gabão. Golpistas reduzem recolher obrigatório

O recolher obrigatório foi mantido mas reduzido das 00h00 às 5h00 em "todo o país", anunciou o coronel Ulrich Manfoumbi Manfoumbi, numa declaração transmitida pela televisão estatal.
África

EUA suspendem parte da ajuda ao Gabão

Os Estados Unidos da América suspenderam alguns do programas de apoio ao Gabão na sequência do golpe de Estado. Esta medida continuará enquanto são avaliadas as intervenções do exército no terreno.
Golpe de Estado

Bolsonaro nega contacto com líderes militares

Jair Bolsonaro negou ter contactado com líderes militares para preparar um golpe de Estado, contrariando os recentes depoimentos sob o regime de delação do coronel Mauro Cid à Polícia Federal.
África

Uso de bandeiras não prova alinhamento com Rússia

O uso de bandeiras russas por golpistas africanos não significa concordância com ideais de Moscovo, defende Ornella Moderan, que afirma que este comportamento encara um sentimento anti-França.
Níger

Borrell receia migrações para a Europa após golpe

Borrell teme a falta de controlo sob os fluxos migratórios no Níger após o golpe de Estado e receia que a junta militar "não se importe" com os migrantes que arriscam a vida de passagem pela região.
Chile

PR chileno assinala 50 anos do golpe

O Presidente Boric comemorou o aniversário do golpe de Estado com vários chefes de Estado — incluíndo o primeiro-ministro António Costa — e sem oposição política.
Chile

Chile. Cravos vermelhos distribuídos na cerimónia

"Cravo vermelho é para nós [também] o símbolo da liberdade e da democracia", diz elemento da equipa de Boric. Costa relembra que as "democracias nunca estão adquiridas" mas ditaduras têm sempre fim.
Chile

Costa no Chile para os 50 anos do golpe de Estado

Para Costa, é importante "recordar a todos que as democracias nunca estão adquiridas" e recorda que 25 de Abril começou a ser preparado pouco antes do golpe de Estado contra Allende.
África

Presidente deposto do Gabão "é livre de circular"

Os golpistas colocaram o ex-presidente Bongo em prisão domiciliária por "alta traição às instituições do Estado" e "desvio maciço de fundos públicos", entre outros alegados crimes.
África

Gabão tem 1 ano para restaurar a ordem

Depois do golpe militar, Brice Oligui Nguema foi eleito para governar o Gabão, durante um período de transição que deverá acabar com eleições, no máximo, daqui a um ano, diz CEEAC.
Myanmar

Myanmar. Ataque bombista provoca 5 mortos

Desde o golpe de 2021 que há confrontos entre os militares e combatentes que se opõe ao exército no poder. Ainda nenhuma organização reclamou a autoria do ataque contra as forças leais ao exército.
Golpe de Estado

Gabão. UA exige "libertação imediata" de Ondimba

A União Africana exige o restablecimento imediato da ordem institucional a alerta que caso o poder não seja devolvido às autoridades civis irão impôr sanções especificas aos militares responsáveis.
África

Guterres: "Governos militares não são solução"

Os governos militares "não conseguem resolver uma crise, eles só podem piorar a situação", disse Guterres, referindo que "muitos países enfrentam desafios de governação profundamente enraizados".
Mundo

Gabão. "Não sabemos onde isto vai parar"

As autoridades portuguesas estão em contacto com os emigrantes que vivem no Gabão, palco de um golpe de Estado. Ao Observador, Fausto Correia fala num ambiente tranquilo, mas simultaneamente incerto.
Noticiário

13h. Gabão. Relato de português que vive no país

A Rádio Observador falou com um português residente no Gabão, a cabo do Golpe de Estado levado a cabo por militares. Ainda, Lei da Amnistia está a provocar um choque entre juízes e Governo.
Golpe de Estado

Reino Unido condena tomada de poder no Gabão

O Reino Unido condena o golpe de Estado no Gabão e apela à restauração da ordem institucional mas diz reconhecer as preocupações por detrás da tomada de poder, recorrentes das recentes eleições.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.