771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Aliança

Noticiário

1h. Luís Montenegro pede confiança aos portugueses

O líder da Aliança Democrática apontou aos indecisos para pedir que confiem nas soluções da AD. E ainda, Rui Rocha acredita que as legislativas vão trazer uma mudança de ciclo político.
Guerra na Ucrânia

Suécia torna-se oficialmente membro da NATO

Descrito como "um momento histórico", a Suécia tornou-se esta quinta-feira o 32.º membro da NATO. Biden afirma que a aliança está mais unida do que nunca e Marcelo felicita Rei Carlos XVI Gustavo.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: "Está tudo em aberto" nas eleições

Para Marques Mendes, última semana da campanha será "decisiva" e tudo pode acontecer, devido a indecisos. Comentador elogia postura "moderada" de Montenegro e diz que Costa é "trunfo eleitoral" do PS.
Noticiário

21h. Montenegro quer parar "fuga de cérebros"

O lider da Aliança Democrática sublinhou que Portugal tem de estancar a hemorrogia de capital humano. E ainda, Pedro Nuno Santos promete hospital em Barcelos.
Semáforo Político

Pedro Nuno Santos desdisse Pedro Nuno Santos

"É uma péssima estratégia para pré-campanha". Em que é que o líder socialista quer reciprocidade? Sobre ameaça das Forças Armadas saírem à rua: "Há malta com garras de fora nos quartéis".
Noticiário

2h. Pedro Nuno exige transparência a Montenegro

O líder do PS diz que o silêncio de Montenegro legitima a suspeita de que está em causa uma aliança entre o PSD e o Chega. E ainda, A DGS rejeita surto de sarampo de “grandes dimensões” no país.
Noticiário

22h NATO prepara "contingência" caso Rússia ataque

Declarações da embaixadora norte-americana na aliança. Julianne Smith reforça a importância da NATO para todos os estados membros.
PSD

Pacheco Pereira ataca PSD por festa a Santana 

Garante que não sai do PSD porque é social-democrata, ainda que demonstre divergências em particular nos últimos anos. Pacheco Pereira foi crítico pela receção "apoteótica" a Santana Lopes.
Noticiário

20h.Montenegro acusa Costa de perder autoridade

No discruso de encerramente da Convenção na AD, Montenegro considera que caiu o governo "mais incompentente da história de Portugal". E ainda, Ventura pede esclarecimentos a Montenegro.
Noticiário

17h. Aguiar Branco alerta para BE nas Finanças 

No decorrer da convenção da Aliança Democrática, o antigo ministro da Defesa sublinha que "não há política sem responsabilidade". E ainda, centenas de polícias concentraram-se em Belém.
Noticiário

16h. Convenção da AD retoma trabalhos

Arrancou a segunda parte da Convenção da Aliança Democrática, no Estoril. E ainda, em Lisboa, decorre manifestação de cidadãos russos contra Putin.
Noticiário

15h. Paulo Portas apela ao "voto de castigo"

No encerramento da primeira parte da Convenção da AD, o antigo vice-primeiro-ministro sublinhou que quer os portugueses a castigar o PS e a votar coligação liderada por Luís Montenegro.
Noticiário

14h. Paulo Portas quer "cura" da oposição 

O antigo vice-primeiro-ministro discursou na Convenção da Aliança Democrática, com fortes críticas a Pedro Nuno Santos e com avisos sobre o populismo.
Noticiário

13h.CDS assegura só viabilizar governo de AD

Durante o Discurso na Convenção da Aliança Democrática, Nuno Melo esclarece que ão viabiliza um governo minoritário do PS.
E o vencedor é...

Maló de Abreu, a "estrela" do mercado de inverno

Maló lida mal com holofotes. Chega, que é contra o sistema, vai buscar quem está no sistema há 40 anos. Nuno Melo "fragilizado e descarado". Ainda, TAP "é calvário e nódoa negra" no ego de Pedro Nuno.
Noticiário

1h. Paulo Portas vai participar na convenção da AD

Paulo Portas vai ser um dos convidados de honra do encontro que se realiza no Estoril. O Observador sabe que está previsto que faça uma intervenção sobre o momento que o país atravessa.
Direto ao Assunto

AD. "Contas feitas, viáveis, mas não chegam"

António Nogueira Leite foi um dos mais de 20 economistas ouvidos por Montenegro e Melo e pede propostas para os idosos. A AD quer descer o IRC e o IRS, medida que o economista considera viável.
Noticiário

3h. Montenegro. PNS "é rosto do insucesso"

No final do Conselho Nacional do PSD, Montenegro aproveitou para criticar os adversários. Pedro Nuno Santos, o “rosto do insucesso” e André Ventura, protagonista de “soluções radicais".
Semáforo Político

Ventura "dá tudo a todos", até bancarrota ao país

O Chega deixou o país sem perceber as mais "emblemáticas" medidas para garantir as receitas de que precisa para dar tudo a todos. Ainda assim, apresentou-se como "verdadeira alternativa à direita".
Noticiário

6h. AD. Definidos primeiros seis cabeças de lista

Montenegro em Lisboa e Miguel Guimarães no Porto. Miguel Pinto Luz em Faro e Teresa Morais em Setúbal. Eduardo Oliveira e Sousa lidera a lista por Santarém e Liliana Reis em Castelo Branco.
Direto ao Assunto

Miguel Guimarães. "Não afasto lugares na AD"

Miguel Guimarães, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, mostra-se disponível, mas não está "à procura de lugares". "Vou ajudar no que a AD precisar". Deixa, ainda, duras críticas à gestão da saúde.
Noticiário

21h.Melo diz que AD é única alternativa credível

O líder do CDS-PP afirma que nas eleições de março os portugueses vão poder dizer "sim ou não" ao rumo a que Portugal chegou.
Noticiário

20h. Montenegro: AD não é "ressabiada"

O líder do PSD foi o último a discursar na cerimónia de oficialização da Aliança Democrática. E ainda, André Ventura volta a candidatar-se à liderança do CHEGA.
Noticiário

19h. PSD, CDS e PPM assinam acordo de coligação 

Durante a cerimónia que oficializa a Aliança Democrática, Luís Montenegro garante que não se trata de um projeto político "ressabiado".
Noticiário

15h. AD apresenta base para legislativas

A direção social-democrata decidiu revelar os princípios que vão nortear o acordo que compõe a nova Aliança Democrática e as prioridades que vão balizar um eventual futuro Governo à direita.
Noticiário

23h. CDS vai ter direito a dois lugares elegíveis

Luís Montenegro confirma a atribuição de dois lugares elegíveis ao CDS nas listas de candidatos a deputados da nova aliança democrática.
Noticiário

19h. AD. PSD e CDS vão juntos a jogo nas eleições

Anúncio já é oficial: Montenegro e Melo chegaram a acordo. Para a IL, é "indiferente". Análise neste jornal com Miguel Santos Carrapatoso. E ainda os últimos cumprimentos entre Belém e São Bento.
União Europeia

Beira Baixa adere à Aliança para a Coesão da UE

A adesão "foi aprovada por unanimidade. Comunidade destaca o seu "compromisso para a criação de um futuro sustentável na UE e na Beira Baixa".
Guerra na Ucrânia

NATO. Zelensky no último dia da cimeira em Vilnius

Depois das duras críticas feitas na véspera pela ausência do convite para a Ucrânia entrar na Aliança, Presidente Zelensky marca presença no último dia da cimeira, esta quarta-feira, em Vilnius.
Reino Unido

Westminster, a Aliança do mar

Foi sempre pelo mar que Portugal se  fortaleceu e se concretizou como país, e foi sempre o contrário quando tal não aconteceu. Portugal desvanece-se no quadro continental e reforça-se no atlântico. 
Presidente da República

Marcelo vai ser recebido pelo rei Carlos III

O evento foi promovido pela Portugal-UK 650, uma iniciativa não oficial de caráter voluntário e sem fins lucrativos que se propôs organizar as celebrações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica.
Guerra na Ucrânia

Portugal envia dois caças para exercício da NATO

O exercício da Aliança Atlântica conta com a participação de 10.000 efetivos e 220 aeronaves de 25 países e Portugal vai marcar presença com dois F-16 que estão na Lituânia.
País

Portugal-UK 650 nasceu para promover Aliança

A presidente da iniciativa, não oficial, de caráter voluntário e sem fins lucrativos espera que o programa com mais de 300 atividades ao longo de quatro anos tenha promovido os valores do Tratado.
História

Wiriyamu gerou protestos contra Marcelo em Londres

A visita oficial do então presidente do Conselho de Ministros ocorreu dias antes das notícias de um massacre em Moçambique por soldados portugueses, o que causou indignação, apesar dos desmentidos.
Reino Unido

Sobre os 650 anos da Aliança Luso-Britânica

Vamos celebrar na próxima quinta-feira os 650 anos da Aliança Luso-Britânica -- a mais antiga aliança do mundo, ainda em vigor.
Contra-Corrente

Estará a Ucrânia em vias de entrar mesmo na NATO?

40 líderes europeus reúnem-se hoje na Moldova não longe da fronteira com a Rússia, e em Julho a NATO vai discutir formas de proteção da Ucrânia. Será afinal vai haver mesmo adesão à Aliança Atlântica?
Taiwan

Taiwan vai renovar apoio diplomático a Belize 

Os dois líderes deverão reafirmar a aliança entre os dois países, depois de as Honduras terem rompido, a 26 de março, as relações diplomáticas com Taipé para reconhecerem Pequim.
NATO

Suécia. NATO defende ratificação da adesão

Jens Stoltenberg defende que "chegou o momento para terminar com o processo de ratificação da Suécia". Ainda assim, recurou avançar com uma data para terminar processo.
Aliança

"NATO do Médio Oriente" ainda por definir

O projeto de uma aliança militar deve constituir aspeto central na visita de Joe Biden. O primeiro-ministro israelita defende que os EUA e Israel devem restaurar “uma forte coligação" contra o Irão.
A História do Dia

A NATO corre perigo de vida?

Um por todos, todos por um. Se um dos membros da NATO for atacado, os outros têm de ir em seu auxílio. Caso contrário, a NATO morre. Mas será que valem todos o mesmo?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos