791kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Diretas PS

PS

CTT: "Operação preservou interesse público"

O diretor de campanha de Pedro Nuno Santos nas legislativas critica Montenegro por ser "incoerente a lidar com o Chega" e garante que Costa e Pedro Nuno "não têm divergências de fundo".
O sofá do parlamento

“Não há divergências de fundo entre PNS e Costa"

O futuro diretor de campanha de Pedro Nuno Santos garante que "estruturalmente não há divergências de fundo" entre Costa e o novo líder mas que "não pensam da mesma forma" em todas as matérias. 
Diretas PS

"BE e PCP alinham-se mais com a visão do PS"

O deputado e líder da JS vê de forma natural que o PS olhe para o PCP e o BE como parceiros preferenciais e diz que "tanto os eleitores do partido como o país" estão "descansados" com uma geringonça.
Diretas PS

Cabrita:"O MP não é uma magistratura independente"

O antigo ministro da Administração Interna, em entrevista no Sofá ao Rato, acusa Marcelo de ter o "oposto de Sampaio", que ouviu muita gente, e de ter convocado eleições de "forma apressada".
O sofá do parlamento

"Marcelo fez opção apressada ao convocar eleições"

Eduardo Cabrita critica o Presidente da República por não ter "explorado todo o quadro político" e por ter tomado uma decisão "apressada" que foi "o oposto de Jorge Sampaio".
A História do Dia

Pedro Nuno obriga a uma rearrumação da esquerda?

A vitória do operacional da geringonça obriga os partidos à esquerda do PS a fazer mais contas? Mariana Lima Cunha, jornalista de Política, é a nossa convidada.
PS

Os seis desafios de Pedro Nuno Santos

Novo líder do PS tem dois meses e meio para unir partido, montar uma proposta para o futuro, cuidar da esquerda sem assustar o centro e gerir um legado que quer proteger ao mesmo tempo que quer mudar.
Diretas PS

Costa não vai ser sombra. Pedro Nuno quer "inovar"

António Costa sai a avisar que deixa "bom ponto de partida" ao PS, ao mesmo tempo tempo que diz que "nenhum líder está obrigado a ganhar eleições”. Pedro Nuno entra sem ruturas e ambos atiram a PSD.
Reportagem Observador

Carneiro estará “atento” e “disponível” para o PS

No discurso final, o candidato pediu um PS de “diálogo”. José Luís Carneiro não se mostra arrependido: “Se estivesse preocupado com a minha carreira política talvez não me tivesse candidatado”.
Emissão Especial

Geringonça? "Funcionou bem, foi estável e sólido”

Novo secretário-geral do PS atira à direita, o SNS e as pensões para fazer a defesa do legado de Costa. Pedro Nuno conta com José Luís Carneiro na campanha e tem boas memórias da geringonça.
Noticiário

6h. Pedro Nuno quer Costa e José Luís na campanha

O novo Secretário-Geral do PS vai reunir-se com o Primeiro-ministro na sede nacional do partido em Lisboa. Ainda, José Luis Carneiro garante que está disponível para continuar a servir o PS.
Noticiário

5h. Costa passa hoje o "testemunho" a Pedro Nuno

O novo líder dos socialistas vai reunir-se com o primeiro-ministro na sede nacional do partido, no Largo do Rato, em Lisboa. Ainda, o Sporting de Braga recebe hoje o Benfica.
Noticiário

4h. Pedro Nuno Santos elogia a geringonça

No discurso da vitória garantiu que quer António Costa e José Luís Carneiro a seu lado na campanha para as próximas eleições. José Luís Carneiro garante que "vai continuar a servir o PS".
Diretas PS

Pedro Nuno, bom herdeiro, mas diferente. E o diabo

Eleito líder do PS com 62% dos votos, Pedro Nuno Santos entra em cena a jurar fidelidade à herança que recebe. E a avisar que é preciso "proteger" esse legado de quem possa vir do outro lado.
Diretas PS

Carneiro. A derrota com sabor agridoce

Carneiro perdeu, como já esperava, mas ficou satisfeito com "resultado notável" e armado com capital para o futuro. Passou para Pedro Nuno desafio de "unir" e "integrar" e prometeu estar "atento".
Diretas PS

Os vencedores e vencidos das diretas do PS

Pedro Nuno venceu ao intervalo, José Luís perdeu e venceu e para Montenegro o Natal chegou mais cedo. Mortágua tem um amigo no Rato. A Medina tudo corre mal. E Costa pendurado entre duas datas.
Reportagem Observador

Pedro Nuno Santos, herdeiro de António Costa

Um virar de página. Perante dezenas de apoia antes Pedro Nuno Santos discursou como secretário-geral do PS. Do orgulho na geringonça ao futuro ao lado de José Luís Carneiro.
Noticiário

1h. Pedro Nuno é o novo líder dos socialista

Conseguiu uma maioria clara de 62% dos votos. No discurso da vitória apresenta-se como um líder agregador. Apesar da derrota, José Luís Carneiro deixa a garantia "está disponível para servir o PS".
Diretas PS

Veja aqui o mapa dos resultados das diretas do PS

Mapa mostra resultados dos candidatos em cada uma das federações. Pedro Nuno Santos venceu em 18 federações e José Luís Carneiro apenas em três.
Noticiário

6h. António Costa conhece hoje o sucessor

Mais tarde, em Março vai sair da liderança do Governo mas depois de 9 anos no PS diz que "ainda não tem idade para meter os papeis para a reforma". Pedro Nuno Santos vence em Lisboa com 67% dos votos
Noticiário

4h. Montenegro e Melo estão a estudar coligação

Sabe o Observador que o líder do PSD e do CDS ainda não fecharam a coligação pré-eleitoral que vão apresentar nas legislativas. Ainda, o 1.º período acabou com mais de 50 mil alunos sem professores.
Diretas PS

Pedro Nuno Santos ganha em dez federações do PS

Votações do primeiro dia das diretas do PS mostram tendência clara de vitória de Pedro Nuno, que ganha em Lisboa e Setúbal. Carneiro conquista Oeste e Vila Real.
Diretas PS

Costa: "Não vou dar conselhos de bancada"

Depois de votar para o seu sucessor, Costa garantiu que "não vai andar por aí a opinar e a dizer o que os outros devem ou não fazer, a escrever artigos". Sobre o Conselho Europeu, diz ser especulação.
Diretas PS

Pedro Nuno Santos vota "muito confiante"

Antigo ministro diz ter vontade de encerrar capítulo interno do PS e começar a dialogar com os portugueses para as legislativas. Se perder, promete que o partido contará sempre consigo.
Diretas PS

Daniel Adrião: vencedor tem "obrigação de unir PS"

Candidato a secretário-geral do PS mostrou-se disponível, em caso de derrota eleitoral, para dialogar e também para participar na campanha para as eleições legislativas do próximo ano.
Diretas PS

Costa reúne-se com sucessor às 12h de domingo 

António Costa vai reunir-se no domingo com o próximo secretário-geral do Partido Socialista que irá ser eleito nas eleições diretas do partido. O encontro está marcado na sede do partido às 12h00.
Diretas PS

Santos Silva elogia "qualidades" de Carneiro 

Augusto Santos Silva advertiu para "risco enorme" de próxima solução governativa depender da extrema-direita e considerou que Carneiro é o melhor candidato socialista nas circunstâncias atuais
Diretas PS

A cábula de Pedro Nuno, as selfies e a megalomania

Salas cheias pelo partido que namorou durante anos embalam a corrida de Pedro Nuno Santos. O candidato que passou a campanha a evitar despiques com Carneiro, chega ao fim a soltar a crítica.
Diretas PS

O esforço de Carneiro para ser David contra Golias

Carneiro está sempre em modo campanha, seja a comer um prego à uma da manhã ou a visitar obras como se fosse primeiro-ministro. Não é favorito, mas está a "escalar uma montanha" com otimismo.
Diretas PS

Constâncio antecipa "instabilidade" após eleições

Antigo líder do PS diz que qualquer um dos dois principais candidatos à liderança do PS seguirá a linha do partido. Espera ainda que processo de Costa seja esclarecido "o mais depressa possível".
Diretas PS

César incomodado com aproveitamento de prefácio

Presidente do PS ataca, com ironia, a "condição de moderado" de Augusto Santos Silva e afirma que, se escrevesse prefácio de livro de Pedro Nuno Santos, seria ainda "radicalmente" mais elogioso.
Diretas PS

"Costa teve vários abusos de poder e desmandos"

Daniel Adrião candidata-se pela quarta vez à liderança do PS, mas mantém confiança: "O cabo da Boa Esperança só foi dobrado à quarta vez". Em entrevista ao Observador, defende liderança "policéfala".
Diretas PS

“Relevantes são as soluções que surjam na AR”

A coordenadora da moção de estratégia de Pedro Nuno Santos segue a linha do candidato ao dizer que "as soluções que surgirem no Parlamento" são "as relevantes" para definir o próximo Governo.
Diretas PS

PS. Deputado suspeita de apoio de Tony a Carneiro

Porfírio Silva fala em "coincidências do caneco" por Tony Carreira ter gravado vídeo de apoio a José Luís Carneiro no mesmo local de ação da ANSR. Candidatura fala em "ficção científica".
O sofá do parlamento

"Só centro esquerda pode garantir governabilidade"

Alexandra Leitão diz que o PSD está numa posição difícil para garantir condições de governabilidade, por causa do Chega, e que "só pode ser assegurada" com o centro e a esquerda.
PS

Pedro Nuno critica ataques entre candidatos

Num encontro na sede do PS, em Lisboa, com mulheres socialistas, Pedro Nuno Santos diz que a campanha para as diretas é interna, mas o seu foco "tem sido e continuará a ser o combate à direita".
Diretas PS

Como funciona o Votómetro para as eleições no PS

O Observador tem um novo Votómetro, desta vez criado de raiz para as eleições internas do PS. Como funciona? Como pode participar? E quais as diferenças em relação ao Votómetro das legislativas?
Diretas PS

Votómetro Liderança PS 2023

O Votómetro do Observador está de volta — agora, adaptado às eleições internas do PS. Seja militante ou não, descubra se está mais próximo de Pedro Nuno Santos (PNS) ou de José Luís Carneiro (JLC).
Diretas PS

"Acordo escrito contribuiu para a estabilidade"

Pedro Nuno Santos, em entrevista ao Observador, não exclui a possibilidade de governar se ficar em segundo lugar. E elogiou o contrato escrito que Cavaco Silva exigiu à geringonça em 2015.
Diretas PS

Há um Costa vs. Rebelo de Sousa nas diretas do PS

Com o clima entre Presidente e primeiro-ministro quente, nas diretas do PS surge um conflito entre a lista de Pedro Costa e aquela onde consta António Rebelo de Sousa. Costa filho está "perplexo".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora