771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Peste negra

Estudo Científico

Há regiões que não sentiram efeitos da Peste Negra

No futuro, pretende-se aplicar os dados paleoecológicos para entender como as várias variáveis interagem para moldar as pandemias do passado e do presente.
História

Barbary Macaque, peste negra e invenção do vidro

As mudanças acontecem muitas vezes pela via dos protagonistas menos prováveis. Depois, as explicações que lhes queremos atribuir já são outra coisa.
Livros

Como as doenças e as epidemias moldaram o mundo

Infecções e conquistas, a gripe, as derrotas e a economia. "Pestes e Povos", de William H. McNeill, põe em relevo o papel decisivo das doenças infecciosas na definição do curso da História.
Peste negra

Adolescente morre de peste bubónica na Mongólia

O rapaz de 15 anos ficou infetado depois de comer carne deste mamífero. Foi instalada uma zona de quarentena que cobre cinco distritos da província em questão, zona que faz fronteira com a China.
Peste negra

Rússia tenta travar peste negra 

As autoridades da República da Buriácia, parte integrante da Federação Russa e que faz fronteira com a Mongólia, redobraram esta quarta-feira as medidas sanitárias após os casos de peste bubónica.
Organização Mundial de Saúde

OMS vigia de perto casos de bubónica

Embora "neste momento" a Organização Mundial de Saúde não considere de "risco elevado" a situação relativa à peste bubónica na China, está a acompanhar de perto os casos que apareceram.
Peste negra

China. Confirmado caso de peste negra

A origem da infeção do pastor da Mongólia é ainda desconhecida. O novo caso suspeito é uma jovem de 15 anos que terá estado em contacto com uma marmota.
China

China emite alerta: caso suspeito de peste negra

Uma cidade do norte da China emitiu o alerta de saúde de nível 3, o segundo mais baixo, na escala do pais asiático, depois de ter sido diagnosticado um possível caso de peste bubónica.
Peste negra

Madagáscar. Peste já causou 45 mortes

O Presidente de Madagáscar, Hery Rajaonarimampianina, apelou à população que se mantenha calma face à epidemia de peste que tem afetado as grandes áreas urbanas do país desde agosto.
Peste negra

Peste negra pode ser muito mais antiga

Um estudo analisou 101 esqueletos com milhares de anos. A surpresa surgiu quando os dentes de 7 desses corpos continham a bactéria causadora da peste negra. E o mais antigo tinha mais de 5 mil anos.
Estados Unidos da América

Mais um caso de peste bubónica nos Estados Unidos

Subiram para 14 os casos registados nos Estados Unidos só este ano. O estado do Colorado tem sido o mais afetado com esta pandemia.
Leis

Os irlandeses já podem comer farinha de trigo

A batata era um alimento reservado aos irlandeses pobres. E a primeira quarta-feira do mês era reservada ao jejum para "o alívio" da peste negra. Isto era lei na Irlanda até esta segunda-feira.
Estados Unidos da América

Adolescente de 16 anos morre com peste negra

Taylor Gaes morreu a caminho do hospital, no Colorado, vítima de peste septicémica. Autoridades crêem que tenha contraído a bactéria através de uma pulga infetada, na quinta da família.
Pandemia

Peste negra pode não ter sido culpa das ratazanas

Uma equipa de investigadores mostrou que não terão sido as ratazanas-negras a manter e espalhar a peste bubónica na Europa, mas que esta terá entrado várias vezes vinda da Ásia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos