O caso suspeito de peste negra detetado na região autónoma da Mongólia Interior já foi confirmado pela China, elevando o alerta no país, avançou a BBC esta terça-feira ao mesmo tempo que avança com a possibilidade de uma jovem de 15 anos também estar infetada.

Cidade chinesa emite alerta após detetar caso suspeito de peste negra

O pastor doente foi internado num hospital em Bayannur, não sendo conhecida a forma como terá apanhado a peste. Está atualmente estável e em quarentena.

Já a rapariga que poderá também ter apanhado esta peste,  terá estado em contacto com uma marmota caçada por um cão, segundo confirmou o China Global Times.

Em entrevista à Rádio Observador, Jaime Nina, professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, diz que “todos os anos há milhares de casos de peste bubónica” e não há caso para alarme a nível mundial, lembrando que existem antibióticos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A China tem alguns casos, mas o principal foco atualmente é em África, na ilha de Madagáscar, que nos últimos 20 anos tem tido entre metade a dois terços dos casos no mundo”, explicou ainda o infecciologista.

“Todos os anos há milhares de casos de peste bubónica”

Há ainda outros dois casos a registar: dois irmãos que foram hospitalizados na semana passada com a doença após terem comido também carne de marmota. É que mamíferos de pequeno porte, como este, carregam muitas vezes pulgas infetadas com a bactéria Yersinia pestis, que causa a peste bubónica e pneumónica.

Peste bubónica na China? Na Idade Média matou milhões, mas agora há antibióticos, vacinas e inseticidas