As autoridades da República da Buriácia, parte integrante da Federação Russa e que faz fronteira com a Mongólia, redobraram esta quarta-feira as medidas sanitárias após os casos de peste bubónica detetados no país vizinho.

“Um plano com medidas profiláticas e antiepidémicas foi lançado para impedir a chegada do estrangeiro e a propagação da peste”, anunciou o Comité de Defesa do Consumidor da República da Federação da Rússia num comunicado. As autoridades estão a controlar aleatoriamente a população de roedores para detetar a bactéria ‘yernisia pestis’, que causa a doença.

Segundo a Defesa do Consumidor, as medidas preventivas adotadas na Buriácia devem-se à sua proximidade com a Mongólia, onde há focos naturais de peste e onde foram registados nos últimos dias, de acordo com várias fontes, pelo menos três casos.

Vários casos de peste bubónica foram relatados nos últimos dias na China.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

China confirmou caso de peste negra e anunciou mais um suspeito: uma jovem de 15 anos

As autoridades da Buriácia disseram que o risco de a praga entrar em território russo a partir da Mongólia ou da China é “mínimo”, devido ao encerramento das fronteiras e outras medidas de saúde tomadas no país para combater a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.