823kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Protestos

Quénia

Quénia. Protestos já causaram 39 mortos

A polícia de choque voltou a lançar gás lacrimogéneo nas ruas de Nairóbi, capital do Quénia, para dispersar manifestação contra o Governo. Mortes nas ruas somam-se desde 18 de junho.
Protestos

Elementos da PSP e GNR mobilizam-se para protesto

As principais associações representativas da GNR e a PSP demarcaram-se da convocatória feita pelo Chega por existirem negociações em curso com o Governo para o aumento do subsídio de risco.
Noticiário

15h. PSD tranquilo com protestos de polícias 

Hugo Soares está tranquilo quanto a eventuais concentrações de policias no parlamento.E ainda, Montenegro está disponível para colaborar com o presidente do CE sobre os desafios que a UE enfrentará.
Noticiário

1h. Franceses protestaram contra a extrema-direita

As ruas de Paris encheram-se de pessoas após os resultados das primeiras projeções, que deram a vitória à União Nacional de Marine Le Pen. Também em Lyon, cerca de 800 pessoas saíram à rua.
Quénia

Quénia. Polícia volta a usar gás lacrimogéneo

A polícia, que se encontrava em grande número nas ruas do centro de Nairobi, voltou a disparar balas de borracha e a usar gás lacrimogéneo contra pequenos grupos de manifestantes
Alemanha

AfD vai enfrentar resistência durante congresso

O partido vai ocupar o recinto Grugahalle durante dois dias para um congresso que arranca às 10 da manhã deste sábado, embora os protestos se esperem a partir de sexta-feira.
Quénia

Quénia. Sobe para 22 número de mortes em protestos

A Comissão Nacional dos Direitos Humanos do Quénia acompanhou as manifestações e registou 22 mortos. Já há um apelo a uma nova manifestação pacífica em memória das vítimas.
Quénia

Guterres lamenta mortes em protestos

"As mortes e feridos, incluindo jornalistas e pessoal médico entristece-me muito" garantiu António Guterres enquanto apelava às autoridades do Quénia a "atuarem com moderação".
África

Ocidente "preocupado" com violência no Quénia

A alteração de impostos no Quénia deu que falar e revoltou cidadãos, que se manifestaram e entram no parlamento. A resposta policial resultou na morte de 5 pessoas e até cegou a irmã do Obama.
Quénia

Quénia. Pelo menos 5 mortos em protestos 

Inicialmente, a polícia terá disparado balas de borracha mas o confronto com os manifestantes escalou rapidamente causando pelo menos 5 mortos e 50 feridos. Há chamas dentro do parlamento.
Lisboa

Violêndia doméstica: protesto para mudançar lei

"Chega de mulheres mortas, com vidas destruídas", exclamou uma das participantes do protesto que exige mudanças na lei que protejam as mulheres e os seus filhos em situações de violência doméstica.
Protestos

Avis em protesto contra falta de médicos

A falta de médicos e as horas de espera por uma consulta fez com que esteja agendado para o próximo dia 3 de julho, pelas 10h30, um protesto promovido pela Câmara de Avis.
França

Motins regressam à Nova Caledónia 

A detenção e a deslocação de 7 ativistas pro-independência para França — onde serão julgados — desencadearam uma noite com vários incêndios e destruição "marcada por distúrbios em todo o território".
Londres

Milhares de pessoas marcham pela proteção do clima

A atriz britânica Emma Thompson e apresentador britânico Chris Packham ocuparam os lugares da frente na marcha realizada em Londres, pedindo para se "restaurar a natureza agora".
Extrema Direita

'Habeas Corpus' interrompe apresentação de livro

A apresentação do livro "O avô Rui, o senhor do Café", de Mariana Jones, foi interrompida na Fnac do NorteShopping, no Porto, por membros da associação de extrema-direita "Habeas Corpus".
Quénia

Quénia. Manifestante morto em protesto 

Homem de 29 anos foi levado inconsciente e ferido para hospital de Nairobi onde morreu. Foi baleado por uma pessoa com roupa civil que "acompanhava a polícia" durante protesto contra o governo.
Quénia

Quénia: pelo menos 35 detidos em protestos

ONG garantem que pelo menos 35 pessoas foram presas em manifestações contra lei governamental, especialmente em Nairobi, e dizem ter sido feitos disparos de armas reais.
CP

CP. Trabalhadores protestam contra contratação

Para o sindicato, os trabalhadores enfrentam baixos salários, carreiras estagnadas e uma total falta de perspetiva de evolução, o que demonstra "uma clara desvalorização" do seu trabalho e esforço.
França

Nova Caledónia. Líder dos protestos detido

Christian Tein, líder do movimento de revolta que provocou os atos de violência no arquipélago francês, ficará detido nas próximas 96 horas por "infrações relacionadas com criminalidade organizada".
Quénia

Quénia. Polícia usa gás lacrimogénio em protestos

As pessoas manifestavam-se contra a nova proposta de orçamento 2024-2025 que prevê o nível mais elevado de despesas da história deste país, com medidas como a reintrodução do IVA sobre o pão.
Eleições Europeias

Bruxelas: manifestação contra extrema-direita

Manifestação organizada pela Coordenação Antifascista Belga é um "projeto de solidariedade social" para combater o discurso do ódio e pretende promover o regresso de uma "política antifascista".
Noticiário

19h. CE. Durão Barroso aposta em António Costa

O antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, diz que António Costa é quem gera mais consenso dentro e fora da família socialista. Ainda, manifestações contra extrema-direita em Bruxelas.
Noticiário

21h. Pedro Sánchez reforça apoio à Ucrânia 

Pedro Sánchez aponta Ucrânia como vítima de um agressor chamado Vladimir Putin. Ainda, continuam as manifestações contra a extrema-direita em França.
Noticiário

18h. Zelensky acusa Rússia de crimes de guerra

Zelensky acusa Vladimir Putin de raptar crianças e de impedir o acesso a alimentos a energia aos ucranianos. Ainda neste jornal, em França já começaram as manifestações contra a extrema-direita.
Câmara Municipal Lisboa

Reformados exigem lar e creche previstos em Belém

Os reformados da Ajuda vão protestar a decisão do Governo e da Câmara de Lisboa de colocar um centro de alojamento para migrantes no local onde tinha tinha sido prometido um espaço de lar e creche.
Conflito Israelo-palestiniano

Coimbra. Estudantes pela Palestina acampam 24 dias

Estudantes da Universidade de Coimbra estão acampados pelo fim ao Genocídio na Palestina e exigem que a reitoria da Universidade assuma um posicionamento por um posicionamento pelo cessar-fogo.
Lisboa

Ativistas pró-Palestina partem vidros do banco JPM

Um grupo de ativistas manchou com tinta vermelha e partiu, na madrugada desta sexta-feira, os vidros do edifício onde está localizada a sede do banco JPMorgan Chase em Lisboa.
Racismo

PSP: SOS Racismo critica ação em manifestações

As manifestações junto ao Padrão dos Descobrimentos e no discurso de Von der Leyen geraram críticas à ação policial. A SOS Racismo afirmou ser "desproporcional" e "desmedida", face ao sucedido.
Conflito Israelo-palestiniano

Docentes pedem que UMinho condene ações em Gaza

Numa carta dirigida ao reitor, os subscritores reclamam a suspensão de toda a cooperação com o Estado de Israel e com todas as empresas e instituições académicas israelitas e condenam o silêncio.
Conflito Israelo-palestiniano

Gabinete do PE em Lisboa atingido com tinta

Edifício foi atingido com tinta lançada por manifestantes que participavam num protesto em defesa da Palestina e pelo fim dos combustíveis fósseis.
Conflito Israelo-palestiniano

Protesto pela Palestina junta dezenas em Lisboa

O movimento agregou representantes de diferentes grupos de ativistas climáticos que justificaram a ligação da luta contra as alterações climáticas ao conflito israelo-palestiniano.
Eleições Europeias

Secção de voto fictícia como protesto em Barcelos

O protesto terá como mote "#AResuLixoFede" e pretende censurar e exigir o término do mau cheiro que abrange todas as freguesias. No boletim de voto, constarão todos os problemas associados ao aterro.
Moçambique

Intervenção policial leva à fuga de ex-oficiais

Em causa está um protesto iniciado em 28 de maio, com centenas de antigos oficiais das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique a acamparem à porta das Nações Unidas,
Manifestações

Cem pessoas marcharam em Lisboa pelo clima

Cerca de cem pessoas exigiram aos políticos europeus o "fim dos subsídios aos combustíveis fosseis" e uma "transição energética justa". Inês Sousa Real e Pedro Fidalgo Marques estiveram presentes.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel pede segurança de alunos a Portugal

O embaixador israelita critica manifestações estudantis portuguesas, referindo que são "puro antissemitismo" e que incitam à destruição do Estado de Israel. É necessário "algumas linhas vermelhas".
Ambiente

Espanhóis contra fábrica portuguesa na Galiza

População e organizações ambientalistas alertam para impacto ambiental do projeto. A Altri quer produzir na Galiza 400 mil toneladas de celulose solúvel e 200 mil de fibra têxtil vegetal.
Conflito Israelo-palestiniano

Tensão entre polícia e ativistas pró-Palestina

Duas centenas de ativistas pró-Palestina manifestam-se em frente ao cinema São Jorge onde a embaixada israelita organizou um evento. O protesto está a ser controlado por um forte contingente policial.
Universidades

Protestos nas faculdades "vão continuar"

Ocupação de edifício da FCSH, em Lisboa, deixou 500 alunos sem aulas. No Porto, os manifestantes desmobilizaram depois da intervenção da polícia. Os estudantes garantem que é para continuar.
Protestos

FCSH retoma atividades em pleno após protesto

O edifício C da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que se encontrava bloqueado há três dias, foi desbloqueado. O grupo de manifestantes já tinha lamentado a posição da direção da faculdade.
Protestos

Universidade do Porto. Estudantes desmobilizaram

A Universidade tinha exigido aos estudantes que saíssem até às 20h00 de segunda-feira, mas isso só aconteceu depois de a faculdade admitir demobilização forçada.
Noticiário

9h. Desmobilizado protesto na faculdade do Porto

A saída dos alunos decorreu de forma pacífica depois da intervenção da PSP. Ainda neste jornal, três pessoas morreram e duas ficaram feridas depois de um ataque num parque, na China.
Conflito Israelo-palestiniano

Faculdade de Ciências do Porto cancela aulas

Devido à "ocupação de parte das instalações" do departamento de Ciência de Computadores (DCC) na segunda-feira, essa parte do edifício "estará encerrada de manhã" nesta terça-feira.
Noticiário

3h. Porto. Protestos cancelam aulas na FCUP

Edifício está ocupado por estudantes em protesto contra as relações entre a academia e Israel. E ainda, entre terça e quinta-feira, os trabalhadores da EMEL vão fazer uma greve parcial.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas