911kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Protestos

Noticiário

17h. PPM apoia candidatura de Gouveia e Melo

Segundo o secretário-geral da Comissão, Paulo Estevão, o almirante reúne as condições necessárias para assumir a chefia do Estado. Ainda, companhia aérea angolana TAAG cancelou voos para Moçambique.
Noticiário

16h. Moçambique. Ex MNE destaca postura de Marcelo

Sublinha que Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro fizeram bem em reconhecer os resultados eleitorais em Moçambique. Ainda, PPM apoia candidatura do Almirante Gouveia e Melo às presidenciais.
Noticiário

15h. Moçambique. Pelo menos 16 mortos em protestos

O balanço é da organização não governamental "Plataforma Decide" que monitoriza os processos eleitorais em Moçambique. Para além dos 16 mortos, 42 pessoas foram baleadas desde ontem.
Bombeiros

Sapadores protestam à margem dos sindicatos

Questionados pelos jornalistas sobre quem liderou a manifestação, os bombeiros foram unânimes em assegurar que a "organização foi de todos" e que nada tem haver com "política" ou com sindicatos.
Noticiário

​14h. Médicos "estão a cumprir direito cívico"

840 profissionais da saúde recusam cumprir as novas diretrizes do SNS. Ainda neste jornal, Ministério da Defesa lamenta morte de militar depois do acidente na Academia Militar.
Bombeiros

Mais de 100 bombeiros protestam em Lisboa

Nas prendas constam caixas vazias, com embrulhos nas quais se podem ler os motivos para o protesto, como a necessidade de disponibilidade permanente e a atribuição de um subsídio de risco de 50 euros.
Noticiário

5h. Albânia proíbe rede social TikTok por 1 ano

A decisão foi anunciada pelo Primeiro-ministro da Albânia na sequência da morte de um jovem que foi esfaqueado por um colega no mês passado. Considera que as redes sociais incentivam à violência.
Noticiário

4h. Sporting defronta Gil Vicente em Barcelos

O treinador do Sporting espera passar o natal na liderança do campeonato. Este sábado o FC do Porto venceu o Moreirense por 3-0, mas pode descer do 1º lugar caso o Sporting saia vitorioso em Barcelos.
Noticiário

3h. EUA lançam ataque contra os Houthis no Iémen 

Os militares realizaram ataques contra um armazém de mísseis e um centro de comando operado pelos Houthis em Sana, capital do Iémen. Informação avançada através das redes sociais.
Noticiário

1h.Sintra. Engenhos num restaurante fazem 1 ferido

O Comando Metropolitano de Lisboa afirma que no restaurante estavam cerca de 500 elementos de uma claque. Um polícia ficou ferido numa mão depois do lançamento de pirotecnia e outros objetos.
Noticiário

10h. Bombeiros agendaram manifestação nacional

Está marcada para o dia 15 de janeiro, e vai ser acompanhada de uma greve no mesmo dia. Ainda, a operação da PSP está a ser muito criticada por várias figuras políticas, principalmente de esquerda.
Bombeiros

Sapadores fazem manifestação nacional em janeiro

Manifestação e a greve foram agendadas no "seguimento do incumprimento do prazo atribuído ao Governo para retomar o processo negocial relativo à revisão da carreira", frisou o Sindicato dos Bombeiros.
Autoridade Tributária

AT. Trabalhadores protestam frente ao Parlamento

Cerca de 2.000 funcionários da AT atiraram dezenas de códigos de direito tributário, lei geral tributária e manual de IRC na sua manifestação frente ao Parlamento.
Autoridade Tributária

Trabalhadores do Fisco marcham até ao Parlamento

Os trabalhadores reivindicam a valorização da carreira, a revisão da tabela salarial e condições de trabalho para combater a fraude e evasão fiscal. Dezenas de serviços das Finanças estão encerrados.
Noticiário

23h. AIMA. Sindicato defende carreira especial

A presidente do recém-criado Sindicato dos Técnicos de Migração, Manuela Niza, defende que os profissionais do setor devem ter uma carreira especial. Acusa ainda a AIMA de ignorar o sindicato.
Noticiário

22h. Em Moçambique os protestos continuam 

Em Moçambique, ontem um jovem morreu depois de ter sido baleado nas costas enquanto fazia um direto nas redes sociais sobre os protestos na Ressano Garcia que faz fronteira com a África do Sul.
Noticiário

9h. Loures: habitantes protestam debaixo da ponte

Movimento Vida Justa denuncia despejo de uma centena de moradores de habitações precárias em Loures. Os habitantes estão em protesto. Ainda, chefes da diplomacia europeia debatem a guerra na Ucrânia.
Resposta Pronta

Sapadores. "Governo tenta virar a opinião pública"

Ricardo Cunha, presidente do Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores, defende que quem tem alimentado os protestos é o Governo. Diz, ainda, que o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa é "coerente".
Moçambique

Número de mortes nos protestos sobe para 110

Só de 4 a 19 de dezembro, a ONG contabilizou 34 vítimas mortais, dez em Gaza e outras dez em Nampula, além de cinco em Sofala, quatro em Maputo e três em Cabo Delgado.
Manifestações

Sapadores ameaçam voltar aos protestos em janeiro

Sindicato Nacional de Bombeiros Sapadores diz que decisão do Governo em suspender negociações merece "voto de repúdio", acusando-o de "fugir às responsabilidades".
Coreia do Sul

A voz das mulheres jovens ouve-se nos protestos

A voz feminina ocupa um papel cada vez mais central na contestação sul-coreana. Mulheres "na casa dos 20 e 30 anos emergiram como um grupo importante de líderes de opinião em todos os aspetos".
Moçambique

Novos disparos nas manifestações em Maputo

Confrontos começaram por volta das 12h00 locais e há relatos de manifestantes quanto a disparos "indiscriminados" com "balas verdadeiras", no Bairro da Urbanização, nos subúrbios de Maputo.
Alterações Climáticas

Climáximo apaga luzes de Natal em Lisboa

Movimento que luta contra as alterações climáticas promoveu uma ação de protesto, apagando luzes de Natal em várias ruas de Lisboa.
Moçambique

Polícia usa gás e tiros para dispersar protestos

A polícia dispersou os protestos em Maputo com gás lacrimogéneo e tiros. Os manifestantes continuam a contestar as eleições de outubro, que resultaram em 90 mortes e mais de 3 mil detenções.
Moçambique

Oito detidos e dois edifícios estatais destruídos

Uma conservatória de notariado e um edifício do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral foram vandalizados e destruídos com recurso a bombas de fabrico caseiro.
Moçambique

Maputo. Só militares passam numa avenida em chamas

Manifestantes estão a impedir a circulação de pessoas e carros na avenida Acordos de Lusaka, queimando pneus por alegadas detenções arbitrárias feitas pela polícia. Acesso foi restrito aos militares.
Moçambique

Protestos. 88 mortos e 274 baleados desde outubro

Nas manifestações convocadas em Moçambique para protestar contra resultados eleitorais de 9 de outubro regista-se já um total de 88 mortos, além de vários feridos e detidos pela polícia moçambicana.
Moçambique

Autarca de Quelimane convoca manifestações

Manuel de Araújo, da Renamo, chama a população zambeziana a protestar pacificamente contra os resultados eleitorais na Zambézia, exigindo respeito pela soberania popular.
Moçambique

21 feridos e 14 detidos durante tumultos

Polícia de Moçambique diz que 29 escolas foram vandalizadas em todo o país e uma cadeia civil distrital foi invadida e vandalizada, tendo-se evadido 11 reclusos. Dois postos policiais queimados.
Justiça

Manifestantes climáticos multados em 495 euros

Estudantes condenadas pelo crime de desobediência afirmaram a intenção de converter a multa em trabalho comunitário em associações de movimento social.
Governo

Governo reforça aviso aos bombeiros sapadores

Ministro da Presidência garante que as negociações com os bombeiros sapadores só serão retomadas quando os manifestantes cumprirem a lei. Governo não negoceia "sob coação", repetiu Leitão Amaro.
Moçambique

Mondlane: "Encontro só depende do Presidente"

Venâncio Mondlane responsabiliza o Presidente moçambicano pelo caos que o país vive: "Peço ao Presidente da República que a gente tenha um encontro virtual, o senhor em Moçambique, eu onde estou".
Moçambique

Nova fase de protestos com 12 mortos e 34 baleados

Ao número de mortes e feridos dos últimos dias somam-se 76 mortos e 240 baleados em 41 dias de manifestações de contestação dos resultados eleitorais, de 21 de outubro a 1 de dezembro, segundo ONG.
Noticiário

9h. Odair Moniz. PSP transfere agentes

PSP invoca "razões de segurança" para transferir os dois agentes envolvidos na morte de Odair Moniz. Ainda neste jornal, Israel rejeita as acusações de genocídio feitas pela Amnistia Internacional.
Resposta Pronta

França. "Macron é acusado de ser culpado"

Carlos Pereira, do Luso Jornal, afirma que as eleições antecipadas ainda prejudicam Macron. Acrescenta que o clima em França é de "grande incerteza" e que o Presidente francês é "imprevisível".
União Europeia

Protestos na Geórgia: 150 polícias feridos

Autoridades dizem que agentes ficaram feridos em "ações agressivas e destrutivas de grupos violentos". Sete pessoas foram detidas sob a acusação de terem organizado atos de violência.
Noticiário

15h. PM deixa aviso aos bombeiros

É a primeira reação ao encontro dos sindicatos dos bombeiros de ontem que terminou em protestos. Ainda, Pedro Passos Coelho não fala sobre candidatura presidencial.
Noticiário

14h. Bombeiros Sapadores ameaçam manifestação

Posição assumida no final da reunião desta manhã entre a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais. Ainda, valor do crédito à habitação subiu.
Noticiário

13h. Aprovada criação de prémio Mário Soares

O prémio com o nome do ex-Presidente da República foi aprovado hoje por proposta do presidente do Parlamento, Aguiar Branco. Ainda, Rússia acusa Ucrânia de fornecer drones aos rebeldes sírios.
Moçambique

Mondelane. Nyusi critica imposição de agenda

Filipe Nyusi critica imposições de Mondlane e rejeita a criação de agenda unilateral: "Vamos evoluir, mas não se cria agendas para diálogo, para negociações como querem que seja unilateralmente".
Noticiário

12h. Sapadores querem retomar negociações

É o pedido feito pela ANBP e pelo Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais. Ainda, o Presidente da IL critica a forma como o Governo tem negociado com vários setores.
Noticiário

10h. Américo Aguiar alerta para protestos radicais

O capelão da Liga dos Bombeiros pede negociações serenas entre os sapadores e o Governo. Ainda neste jornal, a instabilidade no governo de Barnier já está a ter impacto na economia.
Explicador

Bombeiros. Governo fez bem em adiar negociações?

Cardeal Américo Aguiar condena o crescimento das manifestações radicais no país. O Capelão Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses alerta para o risco dele tipo de comportamento para a sociedade.
Comissão de Inquérito

Bombeiros. “Condeno a forma como protestaram”

Pedro Neves de Sousa diz que o protesto é um direito, mas que este não pode ser feito de qualquer maneira. O deputado do PSD acredita que o partido tem condições para recuperar autarquias no Porto.
Resposta Pronta

Bombeiros. "Protestos não facilitam negociações"

O vice-presidente da ASPROCIVIL sublinha que os Bombeiros "podem e devem manifestar-se" mas avisa que esta não é a melhor forma de o fazer. Jorge Silva alerta que o Governo pode sentir-se "coagido".
Noticiário

6h. Bombeiros reúnem-se em Conselho Geral urgente

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais vão reunir-se hoje, depois da reunião de ontem, com o Governo ter sido suspensa.
Noticiário

4h. França vota hoje moções de censura 

A sessão parlamentar para o voto das moções de censura está agendada para as quatro da tarde. Moções apresentadas pela esquerda e pela extrema-direita contra o Governo de Michel Barnier.
Noticiário

3h. Geórgia. 300 pessoas detidas em protestos

Milhares de manifestantes pró-europeus voltaram a sair às ruas esta madrugada em Tbilissi. Condenam a decisão do Governo de suspender as negociações sobre a integração da Geórgia na União Europeia.
Noticiário

2h. Arte equestre declarada Património pela UNESCO

A arte equestre portuguesa foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Uma decisão anunciada na 19ª sessão do Comité que está a decorrer no Paraguai.
Noticiário

00h. Lei Marcial levantada na Coreia do Sul

Conselho de Ministros sul-coreano aprovou o levantamento da lei marcial. Ainda, Portugal garantiu presença no Europeu de futebol feminino, em 2025.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.