RTP

Obituário

Morreu José Pinto, antigo jornalista da RTP

1.352
José Pinto, antigo jornalista da RTP que apresentou o programa "Rotações" durante vários anos, morreu aos 70 anos. A informação foi avançada pelo amigo João Carlos Costa.
RTP

RTP acompanha "riscos" da compra da Media Capital

Quase um ano depois da proposta de compra feita pela Altice sobre a Media Capital, a operação parece mais longe de se concretizar após rejeição dos compromissos pela Autoridade da Concorrência (AdC).
RTP

RTP. Governo recusa atrasos na nova administração

O ministro da Cultura recusou atrasos na entrada em funções da nova administração da RTP, bem como a existência de uma gestão corrente na empresa, garantindo o cumprimento de "todas as regras legais".
Trabalho

Regularização dos precários da LUSA e RTP em curso

O Governo recebeu 404 requerimentos no âmbito da regularização de precários na estação pública televisiva RTP e na agência de notícias Lusa, dos quais 51 já tiveram 'luz verde'.
RTP

José Fragoso é o novo diretor de programas da RTP

José Fragoso foi nomeado diretor de programas da RTP1 e da RTP Internacional. Esta segunda-feira, o Conselho de Administração aceitou o pedido de cessação de funções do ex-diretor, Daniel Deusdado.
RTP

Nova administração da RTP foi eleita esta sexta

A partir desta sexta-feira, a RTP tem uma nova administração, com Gonçalo Reis como presidente, acompanhado de Hugo Figueiredo e Ana Fonseca.
RTP

André Macedo sai da direção da RTP

No Twitter, o jornalista André Macedo afirmou que vai sair da estação pública e que abriu "um novo ciclo" e "há muito fazer".
Festival Eurovisão da Canção

RTP. Eurovisão tem melhor audiência em 10 anos

1.322
A final da Eurovisão de 2018 teve a melhor audiência na RTP em 10 anos, ultrapassando a edição de 2017, quando Salvador Sobral venceu. Momento de Salvador e Caetano foi dos pontos altos da noite.
RTP

RTP já tem nova diretora financeira

O Conselho Geral Independente da RTP indigitou a administração da empresa de rádio e televisão, liderada por Gonçalo Reis, revelando que Ana Dias vai ser administradora com pelouro financeiro.
RTP

RTP. Ministro da Cultura vai ser ouvido

Requerimento do PSD para a audição do ministro da Cultura na sequência do atraso da entrada em funções do novo Conselho de Administração da RTP, foi aprovado esta segunda-feira.
Séries

Marco Martins e Bruno Nogueira juntos em "Sara"

Chama-se "Sara", tem Beatriz Batarda como protagonista e estreia na RTP em outubro. Os dois primeiros episódios, contudo, podem ser vistos a 3 de maio, no festival IndieLisboa.
RTP

Moita Flores recusa ilegalidades com RTP

Moita Flores, presidente da Câmara Municipal de Santarém em 2012 e por inerência da Águas de Santarém, empresa que foi alvo de buscas, disse que o pagamento à RTP "foi legal".
RTP

RTP confirma buscas do DIAP de Évora

O DIAP de Évora realizou buscas na sede da RTP esta terça-feira. Uma das razões será o programa "Justiça Cega", de 2012, para o qual uma empresa municipal de Santarém contribuiu com 5 mil euros.
RTP

Os Verdes questionam Governo sobre impasse na RTP

Os Verdes questionaram o Governo sobre o "impasse criado nestes últimos cerca de 90 dias" relativamente à formação do Conselho de Administração da RTP e "quando pensa" o Executivo "tomar uma decisão".
Festival Eurovisão da Canção

Eurovisão. 72% dos bilhetes vendidos em 80 países

O presidente da RTP, Gonçalo Reis, disse esta segunda-feira que 72% dos bilhetes para a Eurovisão, que decorre em maio em Lisboa, foram para o mercado internacional, num total de 80 países.
RTP

RTP teve gestão financeira "equilibrada"

António Feijó diz que a administração da RTP foi "virtuosa" e que nos últimos três anos a televisão teve uma gestão financeira "equilibrada" e que as notícias sobre nomeações na RTP são intempestivas.
RTP

RTP. Presidente desmente saída de Paulo Dentinho

Depois de ter sido noticiado que Carlos Daniel seria o novo diretor de informação, o Presidente da empresa, Gonçalo Reis, desmentiu aos trabalhadores a demissão de Paulo Dentinho.
RTP

RTP. Trabalhadores exigem esclarecimentos

Depois das notícias sobre a "destituição do diretor de informação da televisão", Paulo Dentinho, a Comissão de Trabalhadores da RTP pede esclarecimentos públicos.
Festival da Canção

1976. A história do nosso mais insólito Festival

"Uma Canção para a Europa" foi o nome dado ao Festival da Canção de 1976. Num país dividido pela luta partidária, a música não escapou. Falámos com quem viu, fez e cantou uma edição histórica.
Liga dos Campeões

Champions. TVI desiste e garante: "Não é negócio" 

344
Depois da RTP, também a TVI garante que não fazer qualquer proposta para a aquisição dos direitos televisivos da Liga dos Campeões no próximo triénio. "Achamos que os preços estão inflacionados."
Liga dos Campeões

RTP vai deixar de transmitir a Liga dos Campeões

O presidente da RTP, Gonçalo Reis, explicou esta quinta-feira que "apesar de ser um conteúdo aliciante, aos valores atuais não faz sentido tê-lo".
Taça de Portugal

Taça de Portugal e Supertaça na RTP até 2020

Os valores do negócio não foram revelados pelo presidente da FPF, Fernando Gomes, ou pelo presidente da RTP, Gonçalo Reis. Estação pública vai igualmente transmitir jogos de preparação da Seleção.
RTP

Um programa 100% reles

1.036
Além de um espectáculo pelintra, e veículo promocional de um Estado muito desonesto e pouco democrático, o “100% Português” da RTP é um manifesto reaccionário, com cheirinho à superioridade da “raça”.
Festival da Canção

Festival da Canção arranca no domingo 

A primeira semifinal do Festival da Canção está marcada para domingo à noite e será emitida em direto na RTP1. Nesta primeira parte competem 13 canções. A segunda semifinal será a 25 de fevereiro.
Festival da Canção

Festival da Canção. Troféu feito pela Vista Alegre

780
A RTP revelou esta segunda-feira o troféu do Festival da Canção, que arranca já este fim de semana. O prémio foi feito pela Vista Alegre exclusivamente para o vencedor do concurso.
RTP

Contratos dos 'falsos' recibos verdes reformulados

Segundo o Sindicato dos Jornalistas, o presidente do Conselho de Administração comprometeu-se a reformular todos os contratos definidos como 'prestação de serviços', assinados ou ainda por assinar.
RTP

Hugo Graça Figueiredo na administração da RTP

O Conselho Geral Independente anunciou que Hugo Graça Figueiredo foi nomeado para integrar a equipa de Gonçalo Reis no Conselho de Administração da RTP no lugar de Nuno Artur Silva.
RTP

RTP adquire direitos dos JO 2018 e 2020

A RTP comprou os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de inverno de 2018 e dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Portugal vai estar representado nos Jogos de inverno pela primeira vez.
Incêndios

RTP não esteve "à altura" das responsabilidades

O Conselho de Opinião é crítico em relação ao trabalho da RTP aquando dos incêndios que decorreram no ano passado -- a RTP "não esteve frequentemente à altura das suas responsabilidades", refere.
RTP

Deusdado garante não haver conflito de interesses

O atual diretor de programação da RTP 1 garante que a estação pública não encomenda, desde 2015, projetos às Produções Fictícias do administrador cessante Nuno Artur Silva.
RTP

Nuno Artur Silva sai da administração da RTP

175
Nuno Artur Silva vai sair da administração da RTP. O presidente Gonçalo Reis, por sua vez, foi convidado para cumprir um novo mandato de três anos na estação de televisão pública.
Comunicação Social

Governo vai analisar precários na Lusa e na RTP

O ministro da Cultura admitiu a possibilidade do Governo avançar com concursos para dois novos canais privados de televisão. O Executivo vai também analisar a situação dos precários na Lusa e na RTP.
Futebol

RTP não transmitirá o Paços de Ferreira-FC Porto

122
A Liga de clubes não deu autorização à RTP para transmitir o jogo Paços de Ferreira-FC Porto por considerar que a Sport TV tem "direito a dar o jogo em exclusivo".
RTP

RTP. Jornalistas queixam-se dos salários baixos

953
Trabalhadores da RTP denunciam casos em que recebem vencimentos perto do salário mínimo. Em carta, a administração justifica os valores com restrições do Orçamento do Estado.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Primeiro-ministro visita RTP

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau realizou uma visita às instalações da RTP em Bissau para testemunhar a reabertura das emissões no país, depois de terem estado suspensas durante quatro meses.
Seleção Nacional

Jogos da seleção nos três canais generalistas

Os jogos contra a Arábia Saudita e os EUA vão ser transmitidos na RTP1, na TVI e na SIC. A receita líquida dos dois jogos vai reverter na sua totalidade para as vítimas dos incêndios de outubro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau vai retomar emissões da RDP e RTP

As emissões da RDP e da RTP África na Guiné-Bissau vão ser retomadas a 08 de novembro, anunciaram os ministros da tutela guineense e português, após terem assinado um acordo político nesse sentido.
Guiné-Bissau

Emissões da RTP foram suspensas

O ministro da Comunicação Social da Guiné-Bissau reúne-se esta terça-feira em Lisboa com o seu homólogo português para ultrapassar a situação que levou ao corte das emissões da RTP na Guiné.
RTP

ERC aprova José Vieira de Andrade para CGI da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social deu parecer favorável à indigitação do professor catedrático José Carlos Vieira de Andrade para o Conselho Geral Independente da RTP.
RTP

Reabertura da RTP na Guiné "para breve"

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau afirmou estar para breve a reabertura do sinal da RTP no país africano, mas tudo terá que ser "numa base clara e de respeito mutuo".
Justiça

MP arquiva caso de alegados maus-tratos em Mafra

Em 2015, a RTP denunciou o caso através de uma reportagem. Só uma das famílias fez queixa e agora o Ministério Público diz que não tem argumentos para prosseguir com o caso.
Comunicação Social

Líder da ERC compara media a orquestra do Titanic

229
Carlos Magno comparou o estado dos media a um ensaio tocado pela orquestra do Titanic e aproveita o congresso das comunicações para pedir um pacto para salvar as empresas de comunicação social.
Música

Estes são os 26 compositores do Festival da Canção

A RTP revelou esta quarta-feira o nome dos 26 compositores que irão participar nas duas semifinais da edição de 2018 do Festival da Canção. A lista inclui nomes como José Cid ou Capicua.
RTP

Governo mantém escolha de Seixas da Costa na RTP

O Governo reafirmou a intenção de indigitar o embaixador Seixas da Costa para o Conselho Geral Independente da RTP. O Governo diz reconhecer-lhe todas as qualidades pessoais e profissionais.
RTP

ERC sem consenso sobre Seixas da Costa na RTP

451
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social não chegou a um consenso sobre a indigitação de Seixas da Costa para integrar o Conselho Geral da RTP devido a incompatibilidade de estatutos.
Séries

Tudo vai bem no "País Irmão"

556
Um caso que não pode ser mencionado estimula o governo a produzir a maior e mais espectacular telenovela. “País Irmão” lança-se com menos fogo-de-artifício, mas é uma série para ficar na memória.
Função Pública

Precários: há 400 candidatos da RTP e Lusa

344 trabalhadores precários da RTP e 48 da Lusa já se candidataram para regularizar esse estatuto, informa o Sindicato dos Jornalistas. Na tutela da Cultura, a maioria dos inscritos é da RTP.
Festival Eurovisão da Canção

Como vai ser o Festival da Canção 2018

O Festival da Eurovisão realiza-se em Portugal a 12 de maio. Antes disso, duas semifinais e uma final nacional terão de acontecer. Dos 20 concorrentes será escolhido o 50º representante de Portugal.
Guiné-Bissau

Guiné. "Questão da RTP vai ser ultrapassada"

O primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, disse que Portugal e Guiné-Bissau não são inimigos e que a questão da suspensão de atividades da RTP no país vai ser "brevemente ultrapassada".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Reuniões? Só se RTP retomar emissões

Portugal está "inteiramente disponível" para negociar com a Guiné-Bissau a revisão da cooperação na área da comunicação social, mas só após Bissau repor as emissões.
RTP

Guiné-Bissau: Portugal "é um país irmão"

O primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que foi preciso coragem para pedir a renegociação dos acordos de cooperação no âmbito da comunicação social.
Guiné-Bissau

RTP. Governo guineense critica líder do parlamento

O ministro da Comunicação Social guineense, Vítor Pereira, lamentou que o líder do parlamento do país, Cipriano Cassamá, se tenha "aliado aos ditames e interesses estrangeiros" no caso RTP/RDP.
RTP

UE condena suspensão da RTP e RDP na Guiné-Bissau

A Alta Representante para a Política Externa da União Europeia condena a suspensão das atividades da RTP e RDP na Guiné-Bissau. Mogherini considera essencial haver liberdade de expressão e informação.
Guiné-Bissau

RTP espera que suspensão "seja temporária"

O presidente da RTP disse esperar que a suspensão da RTP na Guiné-Bissau "seja temporária" e lamentou a redução dos "graus de liberdade do povo" guineense com aquela decisão.
RTP

Guiné-Bissau pronta para negociar RTP e RDP

O bastonário da Ordem dos Jornalistas da Guiné-Bissau, António Nhaga, disse à Lusa que o governo guineensevai endereçar uma carta ao executivo português para neo fecho da RTP e RDP no país africano.
RTP

Guiné. Repórteres Sem Fronteiras contra fim da RTP

A suspensão da atividade da RTP e da RDP na Guiné-Bissau levou a que a organização Repórteres Sem Fronteiras condenasse essa atitude. Falam em "violação da liberdade de expressão e informação".
RTP

DGPC: danos no Convento de Cristo foram empolados

A Direção-Geral do Património Cultural concluiu que as notícias sobre os danos provocados no Convento de Cristo por uma equipa de filmagens de O Homem que Matou D. Quixote foram empoladas.
Guiné-Bissau

PRS não sabia da suspensão da RTP na Guiné-Bissau

Líder do Partido da Renovação Social da Guiné-Bissau diz que o partido não foi consultado nem antes nem depois da decisão do Governo de suspender as emissões da RDP e RTP-Áfica no país.
RTP

Suspensão da RTP em Bissau é uma questão técnica

O ministro da Comunicação Social da Guiné-Bissau explicou que a decisão de suspensão das atividades da RTP África e da RDP no país é uma questão técnica e que já tinha avisado Portugal há meses.
Guiné-Bissau

Guiné. Santos Silva quer fim da suspensão da RTP

Augusto Santos Silva apelou ao governo guineense que reverta a suspensão da atividade da RTP e RDP no país, avisando que essa decisão cria uma situação "muito problemática" na relação bilateral.
Guiné-Bissau

Ministro respondeu a Bissau sobre cooperação media

O Ministério da Cultura disse que enviou uma carta ao Governo guineense, na semana passada, na qual admite iniciar um processo negocial com a Guiné-Bissau para rever a cooperação dos media.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau suspende Lusa, RTP e RDP

O ministro da Comunicação Social guineense anunciou a suspensão das atividades da RTP, da RDP e da Agência Lusa na Guiné-Bissau, alegando a caducidade do acordo de cooperação.
RTP

CGI. "Não há interferência política" na RTP

O Conselho Geral Independente da RTP afirmou que "não há interferência do poder político" na empresa e que a modalidade de escolha da administração só é definida depois da entrada dos novos membros.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)