A mulher de Stephane Charbonnier, conhecido por Charb, um dos cartoonistas assassinado no atentado de quarta-feira em Paris contra o jornal Charlie Hebdo, disse na TF1, um canal de televisão francês, que “a República é culpada” e que o “massacre podia ter sido evitado”.

Jeannette Bougrab, que foi secretária de Estado da Juventude do Governo de François Fillon (UMP – partido de Sarkozy), disse não falar como antigo membro de um Governo, mas atacou diretamente o sistema político pelo sucedido: “A República é a culpada (…). Os atacantes foram sistematicamente protegidos pela polícia. Houve várias mensagens de ódio e ninguém os defendeu. Essa é a realidade. O massacre podia ter sido evitado e não fizemos isso.”

A viúva fez um testemunho muito pessoal sobre o ataque de quarta-feira. “Não perdi Charlie Hebdo, perdi o homem que amava. (…) Estou aqui como uma mulher que perdeu o seu homem, que foi assassinado por bárbaros”, disse, continuando, emocionada: “Admirei-o antes de amá-lo, antes de me apaixonar por ele, porque ele era assim, porque ele desafiava as coisas, acreditava que a vida só faz sentido quando se defende um ideal. Conhece pessoas capazes de morrer pelos seus ideais? Não! Porque eles morreram. Acabaram assassinados!”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR