Nuno Vasconcellos e Rafael Mora, acionistas e responsáveis pela gestão do agora falido grupo Ongoing, foram alvo de buscas na semana passada no âmbito da Operação Marquês, avança a Sábado. A operação aconteceu de forma discreta, com a investigação dirigida pelo procurador Rosário Teixeira a ter lugar na sede da Ongoing, o antigo escritório da HS Consultores de Gestão, na casa de Nuno Vasconcellos em Lisboa e ainda num apartamento de Rafael Mora, também na capital. A dupla, contudo, não terá sido constituída arguida.

O objetivo da ação levada a cabo pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) era apreender a toda a informação disponível, em formato papel e digital, relativa à relação entre a já falida Ongoing, o BES e a PT. A Ongoing era parceira do BES em negócios milionários com a antiga Portugal Telecom.

O foco principal da investigação terá sido “a oferta pública de aquisição lançada pela Sonae à PT” em 2006, tal como se lê no site da publicação, que haveria de ser impedida pelo BES e pela Ongoing — à data, a Caixa Geral de Depósitos absteve-se. Os investigadores acreditam que tal negócio possa ter estado na origem de pagamentos de relevo tanto a Ricardo Salgado como a José Sócrates.

Tal como o Observador já escreveu, o mês de março foi estipulado como prazo limite para a divulgação do despacho de encerramento de inquérito da Operação Marquês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR