Jeroen Dijsselbloem

Mecanismo Europeu de Estabilidade

Dijsselbloem será conselheiro estratégico do MEE

Jeroen Dijsselbloem foi contratado pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade para conselheiro estratégico da organização até ao final do seu mandato no Eurogrupo, em janeiro.
Mário Centeno

Centeno admite conversas sobre chefia do Eurogrupo

143
O ministro das Finanças confirmou que a possibilidade de se candidatar à presidência do Eurogrupo está em cima da mesa. Entretanto, o atual presidente Dijsselbloem disse que vai cumprir o mandato.
Jeroen Dijsselbloem

Apontada a “porta da rua" a Dijsselbloem

Os eurodeputados portugueses que intervieram esta quinta-feira, em Bruxelas, num debate com o presidente do Eurogrupo foram unânimes em apontar a Jeroen Dijsselbloem “a porta da rua”.
Jeroen Dijsselbloem

Gastei em mulheres e copos. O resto foi mal gasto.

484
Gostaria de ter visto um ministro a convidar o Dijssebloem para vir a Portugal beber uns copos e esquecer o mau momento político. E os bares de Lisboa ou Porto poderiam fazer uma noite “Dijssebloem”.
António Costa

Costa declara apoio a espanhol para Eurogrupo

196
Em entrevista ao El País, António Costa avalia 500 dias de governo. Volta ainda a criticar Dijsselboem e assume que, se o espanhol Luis de Guindos estiver disponível, "é o nosso candidato".
Eurogrupo

Dijsselbloem está "chocado" com reação portuguesa

424
O secretário de Estado das Finanças exigiu um pedido de desculpas público ao presidente do Eurogrupo sobre as declarações sobre os países do Sul da Europa. Dijsselbloem não gostou e reagiu.
Eurogrupo

Crédito malparado e Grécia na agenda do Eurogrupo

Ministros das Finanças da zona euro reúnem-se esta sexta-feira em Malta com o problema do crédito malparado e a situação da Grécia na agenda, na primeira reunião depois da polémica com Dijsselbloem.
Jeroen Dijsselbloem

Dijsselbloem: a mesma opinião, mas de outra forma

O presidente do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem voltou a sustentar a declaração sobre como certos países gastaram o dinheiro em "copos e mulheres", admitindo que "a forma" não foi a melhor.
Eurogrupo

Dijsselbloem, o sr. das flores (com cardos)

100
As diferenças culturais entre países como a Holanda e Alemanha e os países do sul da Europa, como Portugal, Espanha ou Grécia, podem explicar o à vontade com que o Sr. Dijsselbloem disse o que disse.
António Costa

Dijsselbloem "não tem condições" para continuar

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou que Jeroen Dijsselbloem "não tem a menor condição" para continuar a presidir ao Eurogrupo, e lamentou que o político holandês nem sequer se retrate das ofensas dirigidas aos países do sul.
Jeroen Dijsselbloem

Dijsselbloem novamente criticado no Parlamento

As recentes afirmações do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, voltaram a ser alvo de críticas durante um debate sobre a crise grega no Parlamento Europeu e a que o visado faltou.
Política Económica

A falta de razão de Dijsselbloem

277
Como mostra o livro Poupança e Financiamento da Economia Portuguesa, a responsabilidade pelo endividamento externo é do Estado e das empresas; as famílias viveram dentro das suas possibilidades.
Jeroen Dijsselbloem

PPE formaliza pedido de demissão de Dijsselbloem

1.518
A carta foi assinada hoje em Bruxelas, no Parlamento Europeu, e exige também um pedido formal de desculpas por parte do holandês.
Presidente do Eurogrupo

Dijsselbloem. 4 histórias de um político polémico

155
Esta não foi a primeira polémica em que Dijsselbloem se viu envolvido. Em 2013 ia causando uma corrida a depósitos na zona euro e levou um puxão de orelhas do BCE. Mas não é mau ministro das Finanças.
Jean-Claude Juncker

Juncker defende Dijsselbloem

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse acreditar que "aquilo que o senhor Dijsselbloem parece ter dito" sobre os países do sul da Europa "não reflete o que ele pensa no fundo".
Jeroen Dijsselbloem

Schauble desvaloriza 'caso Dijsselbloem'

292
O ministro das Finanças alemão reagiu à polémica com o presidente do Eurogrupo. Valoriza muito o seu trabalho, espera que se mantenha e ironiza: "Não atribuo pontos pelo estilo nas entrevistas".
Eurogrupo

Todos insultam Dijsselbloem. Menos eu

8.311
Toda a polémica em torno das palavras desastradas de Dijsselbloem não visam mais do que esconder o que muitos sempre detestaram: que com a solidariedade europeia viessem também deveres e obrigações.
António Costa

Dijsselbloem foi "racista, xenófobo e sexista"

1.634
Primeiro-ministro diz que a "Europa só será credível enquanto projeto comum no dia em que o sr. Dijsselbloem deixar de ser presidente do Eurogrupo".
Jeroen Dijsselbloem

Gastamos assim tanto em "álcool e mulheres"?

1.066
Além de se gastar dinheiro em "mulheres", o presidente do Eurogrupo falou em gastos com "álcool" para se referir ao suposto esbanjamento dos países que foram resgatados. Mas o que dizem os números?
Parlamento Europeu

Europa. Socialistas sugerem saída de Dijsselbloem

141
Declarações do presidente do Eurogrupo estão a criar uma avalanche de críticas num momento sensível. O resultado das eleições na Holanda deixou o lugar de Dijsselbloem em risco.
Presidente do Eurogrupo

"Não se pode gastar tudo em mulheres e álcool"

13.197
"Não se pode gastar em mulheres e álcool e, depois, pedir ajuda". Envolto em polémica, o presidente do Eurogrupo não pede desculpa pela imagem que utilizou para falar de solidariedade europeia.
Eurogrupo

"Portugal vai dizer-nos mais no próximo mês"

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, adiou para o próximo mês comentários sobre a situação orçamental portuguesa.
Orçamento do Estado

Dijsselbloem. Orçamento português parece instável

749
A declaração do presidente do Eurogrupo sobre o orçamento de Portugal foi feita no parlamento holandês onde também deixou recados para a Grécia.
Governo

Moscovici: Portugal precisa de plano orçamental

148
Pierre Moscovici lamentou, em Bruxelas, que Portugal ainda não tenha apresentado o plano de orçamento. Já Dijsselbloem revelou que recebeu a garantia que o país vai respeitar as regras orçamentais.
Jeroen Dijsselbloem

Renegociar terceiro resgate está fora de questão

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, não vê qualquer possibilidade ou sequer necessidade de uma renegociação do terceiro programa de assistência à Grécia após as eleições.
Futuro da Grécia

Quatro semanas e meia para fechar o resgate

O relógio do terceiro resgate grego vai começar a contar a partir de quarta-feira à noite. Mas primeiro é preciso que o acordo fechado no Eurogrupo passe no Parlamento grego.
Futuro da Grécia

Cinco anos de uma crise que agora está em contra-relógio

Em maio foi o quinto aniversário da aprovação do primeiro plano de ajuda financeira à Grécia. Cronologia das datas marcantes e das reuniões "decisivas".
Futuro da Grécia

Grécia está a "subestimar" exigências dos credores

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, considera que o "otimismo" grego em relação ao acordo com os credores pode ser exagerado. Sem reformas concretas, não é possível avançar mais, avisa.
Eurogrupo

Luis de Guindos candidata-se a líder do Eurogrupo

O espanhol Luis de Guindos vai mesmo avançar com uma candidatura à liderança do Eurogrupo. Enfrentará a concorrência do holandês Jeroen Dijsselbloem, que quer tentar um segundo mandato.
Futuro da Grécia

Referendo na Grécia custa tempo e dinheiro

O presidente do Eurogrupo advogou nesta terça-feira que um eventual referendo na Grécia sobre medidas a implementar entre Atenas e os credores custa "dinheiro" ao país e levaria a uma perda de tempo,
Futuro da Grécia

Dijsselbloem sugere restrições a fluxos de capital

Presidente do Europgrupo deu o exemplo daquilo que sucedeu no resgate a Chipre. Atenas reagiu mal e aconselhou Jeroen Dijsselbloem a respeitar o papel institucional que lhe foi confiado.
Futuro da Grécia

Grécia culpa os outros pelos seus problemas

"Na Grécia, a responsabilidade dos problemas é muitas vezes reenviada para fora da Grécia e a Alemanha tornou-se a principal vítima", declarou Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo.
Futuro da Grécia

"Chegámos a acordo de que não há tempo a perder"

Houve um acordo sobre a Grécia na reunião do Eurogrupo. Este: "Chegámos a acordo sobre o facto de não haver tempo a perder", afirmou Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo.
Futuro da Grécia

Grécia. No máximo há dinheiro para mais três semanas

1.214
Três semanas. No máximo. Fonte da União Europeia diz que as reservas financeiras são "elásticas", mas que Atenas tem dinheiro para mais três semanas. Dijsselbloem diz que não se pode perder tempo.
Futuro da Grécia

Aviso à Grécia: Sem reformas não há dinheiro

309
O ministro das Finanças alemão e o presidente do Eurogrupo foram claros: se a Grécia não cumprir o acordo e não começar já a implementar o programa de reformas arrisca-se a não receber fundos europeus
Futuro da Grécia

Como o líder do Eurogrupo forçou a mão à Grécia

380
Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, contou, em entrevista à Financial Times, pormenores sobre as negociações com a Grécia em Bruxelas e como teve de afastar Varoufakis das conversações.
Futuro da Grécia

Dijsselbloem está "otimista" quanto à carta grega

Presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, esclarece que não lhe chegou ainda a carta definitiva que a Grécia tem de entregar até esta segunda-feira e que conterá a lista de reformas económicas.
Futuro da Grécia

Aliviar dívida? Grécia tem de conquistar confiança

Antes de se discutir uma eventual renegociação da dívida grega, o governo tem de "conquistar a confiança" dos parceiros europeus. O alerta é de Jeroen Dijsselbloem, o presidente do Eurogrupo.
Jeroen Dijsselbloem

Grécia fora do euro? "Não está em agenda"

Presidente do Eurogrupo afirmou que a saída da Grécia do euro não está em agenda e assegurou que negociará normalmente com o governo que resultar das eleições na Grécia.
Eurogrupo

Presidente do Eurogrupo defende Portugal da troika

O presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem, criticou a forma como a troika deu a conhecer publicamente as conclusões após a primeira missão de monitorização pós-programa a Portugal.
Eurogrupo

Consolidação não pode ser posta em risco

Segundo o presidente do Eurogrupo, a média dos défices orçamentais estará pela primeira vez abaixo dos 3% do Produto Interno Bruto (PIB) e isso deve ser mantido.
Jeroen Dijsselbloem

Abdicar de última tranche é "decisão soberana"

O presidente do Eurogrupo sublinhou que Portugal tem "uma liquidez confortável e [houve] uma melhoria significativa no acesso aos mercados financeiros".
Eleições Europeias

Impostos sobre o trabalho estão muito altos

Presidente do Eurogrupo diz que é preciso começar a estudar a descida dos impostos nos próximos cinco anos, mas também que o caminho do ajustamento ainda vai a meio.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site