Eleições Europeias

Marcelo apela ao voto em…Juncker

O professor disse em Coimbra que votar na coligação PSD/CDS-PP é votar no único partido em Portugal que apoia o ex-primeiro-ministro do Luxemburgo

Marcelo Rebelo de Sousa veio a Coimbra apelar ao voto em… Juncker. Reconheceu qualidades e trabalho no Parlamento Europeu tanto a Paulo Rangel e a Nuno Melo, mas disse que é “essencial” votar na coligação por ser o único partido em Portugal que apoia o Jean-Claude Juncker para o cargo de presidente da Comissão Europeia.

Com as eleições a influenciarem a escolha do presidente da Comissão pela primeira vez este ano, Marcelo deu esta terça-feira uma dimensão europeia à campanha da Aliança Portugal pedindo aos portugueses que façam “uma escolha simples” e votem no PSD/CDS-PP por ser quem apoia Juncker em Portugal. “Há dois candidatos que podem ganhar, são os dois europeístas. Juncker é apoiado pelo PPE e Schulz pelos socialistas. Eu prefiro Juncker, tem experieância de governar, Schulz nunca governou”, apontou.

Mas os elogios não se ficaram por aí. O professor disse que Juncker esteve “sempre ao lado dos portugueses” como presidente do Eurogrupo, sublinhando que “nos momentos mais difíceis da relação com a troika, quando era preciso dizer à Alemanha que olhasse para Portugal com outros olhos, Juncker estava lá”.

Marcelo disse ainda que esta é uma “escolha fundamental” para colocar em Bruxelas um presidente da Comissão Europeia que esteja alinhado com aquilo que pode haver de mais progressivo e solidário na Europa” e acima de tudo, votar num amigo de Portugal.

A onda do PSD/CDS-PP no Norte e Centro do país

A Aliança Portugal embarcou hoje na Onda Colossal – empresa que explora os moliceiros de Aveiro – para navegar na ria, mas para Nuno Melo, o mote serve para navegar até ao fim da campanha. “Onda Colosssal? Diz mesmo bem, estamos em onda crescente na campanha” apontou o eurodeputado enquanto entrava para o moliceiro acompanhado de Paulo Rangel.

O passeio esteve quase a ser cancelado devido à chuva, mas uma aberta deixou os candidatos atravessarem os canais da ria em acalmia. O mesmo se tem vindo a passar com a campanha. Morna na primeira semana, a coligação tem vindo a receber apoios dos ex-dirigentes do PSD e do CDS, tentando aumentar o entusiasmo e interesse dos militantes nestas europeias e ao mesmo tempo mostrar união à volta dos candidatos em comum.

Esta terça-feira coube a Paulo Portas e Marcelo Rebelo de Sousa os principais papéis de apoiantes incondicionais. Enquanto Paulo Portas fez o que faz melhor, distribuindo beijinhos e abraços numa fábrica de bacalhau – comeu pastéis de bacalhau, vestiu entusiasticamente a bata e a touca para entrar na fábrica, louvou o esforço dos empreendedores e lançou farpas ao Partido Socialista – , Marcelo fez a sua intervenção num jantar comício em Coimbra, com casa cheia.

Oiça as melhores histórias destas eleições europeias no podcast do Observador Eurovisões, publicado de segunda a sexta-feira até ao dia do voto.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Ambiente

A onda verde na UE e os nacionalismos

Inês Pina
134

Se hoje reduzíssemos as emissões de CO2 a zero já não impedíamos a subida de dois graus centígrados. E estes “míseros” dois graus vão conduzir ao fim das calotas polares e à subida do nível do mar.

Eleições Europeias

Os ventos que sopram da Europa

Jose Pedro Anacoreta Correira

É preciso explicar que o combate pela redução de impostos não significa menos preocupação social. É precisamente o inverso: um Estado menos pesado contribui para uma sociedade mais justa. 

Ministério Público

A democratura em roupão e com unhas

José P. Ribeiro de Albuquerque.

Sobre as propostas de alteração apresentadas pelo PS e PSD, em sede de apreciação na especialidade, à proposta do Governo que visa aprovar o novo estatuto do Ministério Público.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)