tsipras_titulo2305

frase_tsipras02_corrigida

icones_politico02_minusculo

Aos 17 anos, Alexis Tsipras tomou de assalto o liceu que frequentava. O candidato a presidente da Comissão Europeia encabeçou a ocupação do edifício e viveu lá durante alguns meses como medida de protesto contra as reformas na educação, participando nas negociações entre os estudantes e o governo da altura. Foi no partido Synaspismos que se notabilizou politicamente, subindo nas fileiras desta organização pró-comunista, e chegou a ser eleito vereador em Atenas. Em 2008, torna-se presidente do partido e, no ano seguinte, é eleito deputado e líder parlamentar do Syriza – força política que agregou vários partidos da esquerda radical. Em 2012, o Syriza foi o segundo partido mais votado nas eleições legislativas, fazendo de Tsipras o líder da oposição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

quem_apoia

Um dos maiores apoios à candidatura de Alexis Tsipras foi o Bloco de Esquerda. Em 2012, Francisco Louçã foi um interveniente ativo nas ações de campanha do partido grego e, em 2013, Tsipras passou o 25 de Abril em Portugal. Este ano voltou a repetir a dose, encontrando-se com Mário Soares. Marisa Matias, cabeça de lista do BE às europeias, é vice-presidente do Partido da Esquerda Europeia (PEE).

como_foi_escolhido

Foi eleito em Madrid no IV Congresso do Partido da Esquerda Europeia.

o_que_pode_ajudar

Teve uma ascensão meteórica na política grega e é percecionado como um herói da luta dos países do Sul. O discurso anti-austeridade pode resultar a seu favor em países com maiores dificuldades no ajustamento e ajudar, assim, a ganhar votos para os partidos nacionais filiados no PEE. Defendeu a permanência da Grécia no euro com unhas e dentes e tem um discurso europeísta.

por_que_e_criticado

O seu envolvimento e possível incitamento a manifestações violentas, assim como o discurso anti-Merkel, podem afastar eleitores desta esquerda radical.

icones_pessoal_minusculo

idade

Tem 39 anos, nasceu em Atenas, na Grécia.

formacao

Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade Nacional Técnica de Atenas.

familia

Vive em união de facto com Peristera Batziana e tem dois filhos.

religiao

Ateu.

curiosidades

Nasceu quatro dias depois da Revolução grega. É um adepto fervoroso do Panathinaikos. Raramente usa fato e desloca-se de mota. Conheceu a companheira em 1987, no liceu, quando ambos eram membros da Juventude do Partido Comunista grego. Em 2013, Tsipras passou férias na ilha grega de Antipaksous com a família. Ficou em casa de um amigo, conduziu um barco à volta da ilha e a presença de guarda-costas foi discreta.

icones_pensa

crescimento_emprego02

Com os atuais níveis de desemprego jovem, Tsipras diz que a Europa está a “assinar a sua carta de suicídio”. Para este candidato, os empregos a criar na UE têm de ser sustentáveis e financiados pelos fundos comunitários.

disciplina_orcamental02

A política fiscal europeia em vigor, que obriga à apresentação de orçamentos equilibrados, é “uma ideia perigosa”, segundo Tsipras. O candidato quer suspender a legislação europeia nesta área e instaurar uma política mais flexível consoante a situação económica dos países.

divida

Para resolver a crise das dívidas soberanas dentro da União Europeia, Tsipras quer organizar uma Convenção da Dívida Europeia. O político grego considera que o Acordo de Londres no pós-segunda-guerra Mundial (que perdoou parcialmente a dívida alemã e suavizou o pagamento dos juros) é o modelo a seguir na resolução deste problema.

federalismo

Sim. Tsipras considera que a Europa precisa de um sistema mais parecido com aquele que vigora nos Estados Unidos da América e estruturas federais para manter a sua coesão.