O escritor norte-americano George R.R. Martim vai dar o nome de dois fãs (um do sexo masculino e outro do sexo feminino) a personagens num romance vindouro da saga literária As Crónicas de Gelo e Fogo, cujo título foi adaptado para A Guerra dos Tronos na série de televisão. Em causa está uma campanha de angariação de fundos para ajudar o santuário Wild Spirit Wolf, no Novo México, nos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo autor de 65 anos na quinta-feira, escreve o Daily Mail.

Doar 20 mil dólares (cerca de 15 mil euros) vai tornar possível o sonho de entrar na história que tem contagiado milhões. Não é exagero, o drama fantasioso do canal HBO já superou a série Os Sopranos. Segundo o Guardian, tem uma média de mais de 18 milhões de visualizações por episódio. É possível escolher o tipo de personagem no mundo imaginário (que terá o nome dos fãs), desde lordes a cavaleiros e até prostitutas. No site Prizeo, onde é feita a campanha, o autor anuncia ainda a inevitável e “macabra” morte desses papéis fictícios.

Mas outras quantias podem ser dadas: por cada doação, a partir dos 7 euros, está-se habilitado a ganhar uma experiência, no mínimo, original. O vencedor, mais um amigo, será levado a conhecer o Geroge R.R. Martin, em Santa Fé, onde irá partilhar um passeio de helicóptero com o autor, com destino ao santuário Wild Spirit Wolf, no Novo México. Os fãs sortudos poderão passar um dia inteiro com o escritor e colocar-lhe todas as dúvidas e sugestões que desejarem.

As restantes recompensas, associadas aos níveis de quantias cedidas, podem ser vistas aqui – há desde camisolas a mapas de Westeros assinados por R.R. Martim. Agora a má notícia: os amantes da série e dos livros, em Portugal, não vão poder participar por questões de regulamentação do concurso. O autor fez ainda um vídeo onde explica os motivos associados ao ato solidário: não se trata apenas de contribuir para o respetivo santuário que ele e a mulher têm apoiado faz vários anos, mas também ajudar a Food Depot, em Santa Fé.

As personagens em causa poderão entrar nos próximos livros, The Winds of Winter e A Dream of Spring, diz o blogue Speakeasy, do Wall Street Journal. O concurso vai estar ativo até 4 de agosto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR