O Conselho da Liga Árabe condenou neste domingo “firmemente os atos terroristas, crimes e abusos contra a população civil iraquiana” que, segundo disse, estão a ser realizados pela milícia radical sunita do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

Durante uma reunião extraordinária dos delegados permanentes, no Cairo, a organização repudiou o terrorismo em todas as suas formas e manifestações e todas as práticas violentas que possam ameaçar a integridade social e territorial no Iraque.

Os delegados pediram “harmonia e reconciliação nacional” de todas as forças e grupos políticos iraquianos através da participação num “diálogo sério integral, propício para alcançar um consenso nacional sobre as medidas necessárias para superar a crise atual”.

Os responsáveis acordaram também incluir na sua agenda o desenvolvimento dos acontecimentos no Iraque e realizarão novas consultas na reunião de ministros árabes de Exteriores, prevista para os próximos dias 18 e 19 deste mês, na cidade saudita de Yeda e que prepara a Organização de Cooperação Islâmica.

O Iraque é palco de um conflito armado desde a semana passada, quando rebeldes sunitas liderados pelo EIIL iniciaram uma ofensiva no norte do país. Os rebeldes ocuparam várias cidades, entre as quais Mossul, a segunda do país, e ameaçam avançar para Bagdade e para os santuários xiitas de Kerbala e Nayaf, o que despertou novos receios de um conflito sectário em larga escala.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR