Coube ao embaixador dos Estados Unidos, em Espanha, lançar o boato. James Costos deu a entender que os produtores da série A Guerra dos Tronos estariam a pensar em filmar parte dos próximos episódios na Andaluzia. Depois de semanas de incerteza e muita especulação, é a vez do veredito final. O canal HBO escolheu a província de Sevilha (capital da comunidade autónoma Anadaluzia) para acolher diversas cenas da quinta temporada, que será transmitida apenas em 2015, diz o El País.

Num comunicado divulgado pela HBO e pelo Canal +, que transmite a série em território espanhol, foi revelado que vários locais serão usados na respetiva produção, muito embora estes não tenham sido especificados. As filmagens vão acontecer ainda em 2014 e vão contar com a participação da Andalucia Film Comission, do Sevilla Film Office e do presidente da câmara de Sevilha, Juan Ignacio Zoido, entre outras entidades locais.

“Para Sevilha será uma grande oportunidade (…) A imagem da cidade vai ser projetada para o mundo inteiro. Vai ser fenomenal”, disse Juan Ignacio Zoido, citado pelo El País. O presidente da câmara não acrescentou mais detalhes, mas fez questão de salientar a oportunidade económica que a situação acarreta, que pode vir a impactar tanto a indústria auxiliar como a criação de novos postos de trabalho. Só na Irlanda do Norte, em Belfast, onde se encontram os estúdios principais da série, já houve lucros diretos equivalentes a 100 milhões de euros, foram criados 900 empregos e outros 5.700 a tempo parcial. Os benefícios podem estender-se ainda ao turismo: nas cidades onde antes se realizaram filmagens “alcançou-se um crescimento espetacular nas visitas dos turistas. Em Dubrovnik, o aumento do turismo foi mais de 30%”, acrescentou o presidente.

A vizinha Espanha junta-se assim à lista crescente de países envolvidos na produção de A Guerra dos Tronos. As filmagens já ocuparam a Irlanda do Norte, Croácia (que serviu de cenário para o reino King’s Landing, nas temporadas 2 e 4), Islândia (Beyond the Wall), Marrocos (por onde Daenerys esteve em peregrinação com o seu exército), Malta e Estados Unidos. Desde que os rumores iniciais foram avançados, relativos à participação de Andaluzia na produção da série, muitos são os fãs que acham que Espanha pode vir a retratar o reino de Dorne, uma área que ainda está por ser vista no pequeno ecrã. Agora, é esperar (ansiosamente) por mais respostas.