O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, pediu ao Reino Unido que se mantenha na União Europeia, horas depois de o líder do UKIP, Nigel Farage, ter garantido que a saída do país estava perto de se concretizar. Durante uma intervenção no Parlamento Europeu, onde apresentou as prioridades da presidência italiana que se estenderá até ao final do ano, Matteo Renzi disse que “a Europa sem o Reino Unido não só ficaria menos rica, como também menos Europa”.

“Se a Europa hoje tirasse uma selfie [um auto-retrato], que imagem apareceria? A de uma Europa cansada, resignada até”, disse o primeiro-ministro italiano no hemiciclo europeu, durante o qual acrescentou que a Europa tem que deixar de ser “apenas um ponto no Google Maps” para se voltar a tornar “uma comunidade”. No discurso, considerou ainda que, perante a palavra Europa, o que vem à cabeça são “as dificuldades económicas e financeiras”.

“As feridas que as recentes dificuldades deixaram no nosso corpo são demasiado grandes, não podemos subestimar a questão financeira. A Itália defende que o grande desafio do semestre europeu não é fazer uma lista de problemas a resolver, o grande desafio é recuperar a alma europeia”, afirmou o italiano, que assumiu a chefia do Governo de Roma em fevereiro.

O seu discurso sobre as perspetivas para o futuro da Europa aconteceu depois de Nigel Farage ter dito que o Parlamento Europeu era “um museu” e que “o Reino Unido nunca esteve tão perto de sair” da UE. O líder do UKIP aproveitou para comentar o discurso de Renzi: “Todos os grandes líderes e todos os países europeus estão com medo da saída do Reino Unido”, refere o Telegraph.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR