Às 11h35 da manhã, as ações do BES estavam a valorizar-se 17,63% contrariando a queda dos últimos dias que arrastou o banco para mínimos históricos na bolsa de Lisboa. Esta subida está a impulsionar todo o PSI 20 que à mesma hora se valorizava 2,92%, com todos os títulos, excepto a Mota-Engil e Impresa, com desempenhos positivos.

A intervenção de Carlos Costa sobre um possível aumento de capital no Banco Espírito Santo na noite de terça-feira será o maior responsável por esta valorização. “Se algum capital adicional fosse necessário, por força de riscos que neste momento não estamos a ver, seguramente que há accionistas interessados em participar num aumento de capital do BES”, disse o governador do Banco de Portugal à TVI, garantindo assim a solidez  do BES e restaurando a confiança dos acionistas.

O BES, agora liderado pelo economista Vítor Bento, já esteve a valorizar-se 19,74% durante o dia de hoje, mas vai precisar de continuar a subir para cobrir as perdas que tem sofrido. Desde o princípio do mês, quando foram conhecidas as dificuldades financeiras do banco e as disputas na liderança, o BES já se desvalorizou 28%, tendo chegado a descer 20% num único dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR