Para quem tem estado atento às notícias não será estranho afirmar que a crise no GES, Ricardo Salgado, Novo Banco ou as ações do Banco Espírito Santo (BES) na bolsa têm dominado a atualidade. Mas a presença na internet não se resume aos sites noticiosos. Os temas “Ricardo Salgado” e “bolsa” dominam o debate nas redes sociais, segundo um estudo da E.Life, um grupo empresarial dedicado à monitorização e análise das redes sociais.

Desde a detenção do ex-presidente do BES e após o anúncio dos prejuízos do banco, a quantidade de comentários disparou. Cerca de um terço (32,45%) dos comentários relacionados com o caso BES – de um total de 9.500 – têm Ricardo Salgado como figura principal, frisando situações como a detenção ou o pagamento da caução de três milhões de euros. Outros tópicos a gerar buzz (zumbidos, na tradução literal) nas redes sociais foram as desvalorizações sucessivas das ações do banco (18,1%) ou a compra de 900 milhões de euros em dívida do GES pela Portugal Telecom (7,45%).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para se referirem ao caso, os utilizadores apostaram no Facebook (38%) e Twitter (29%), com os seguintes termos a prevalecerem nos comentários: “BES” (85%), “Salgado” (69%) e “Ricardo” (54%). De todos os comentários publicados durante o mês de julho, a grande maioria (75%) aconteceu na última semana do mês com a revelação da detenção do banqueiro, da respetiva caução e dos prejuízos do grupo, com um pico a 25 de julho e outro a 30.

Entre os antigos e novos administradores do banco, na sua versão antiga e atual, só Vitor Bento se destaca, com comentários relativos às suas competências e às medidas que tomará. Mas existem outros rostos no BES que se destacam além dos que ocupam cargos de chefia, Cristiano Ronaldo e D. Inércia (personagem interpretada por Rita Blanco na campanha publicitária do BES) também são alvo de comentários nas redes. “Até a D. Inércia já tirou o dinheiro do BES” e “CR7 acaba de ganhar o prémio de melhor futebolista do mundo associado a marca com maior prejuízo financeiro” são alguns exemplos referidos no comunicado de imprensa.

O trabalho pretendia desvendar quem são as personalidades e entidades mais visadas pelos comentários dos internautas, os termos mais utilizados pelos portugueses, os períodos do mês em que os internautas mais falaram sobre o caso na rede (relacionando-os com os factos ocorridos durante o período) e as redes sociais às quais mais recorreram para se pronunciarem sobre o caso.

Alguns comentários no top dos retweets:

A crise do BES está a destruir o plantel do Benfica. Ricardo Salgado já merecia um Dragão de Ouro.

Sabem qual é o e-mail do Ricardo Salgado? Ricardo ponto salgado arromba bes e pt.

Não deve faltar muito para Sporting e Benfica perceberem que é mais fácil e barato comprar o BES do que lhe pagar a dívida.