Já não é a primeira vez que se fala na criação de um Estado independente no leste da Ucrânia, mas o presidente russo tinha sempre evitado o assunto. Fê-lo pela primeira vez este domingo, durante uma entrevista a um canal russo, quando disse ser urgente entrar “em negociações” com os separatistas. Assunto? A “estabilidade do leste da Ucrânia”, disse Vladimir Putin.

Segundo o ABC, o projeto de criar um Estado independente no leste da Ucrânia já tinha sido falado à semelhança do que aconteceu a Geórgia em 2008 ou com Ossétia do Sul e a Abcácia. Mas só agora Putin tocou no assunto.

“Há que abordar sem perdas de tempo questões substanciais. Não sobre aspeto técnicos, mas sobre questões de organização política da sociedade e e da estabilidade no leste da Ucrânia, a fim de proteger as pessoas que ali habitam”, declarou o Presidente russo.

A poucas horas das negociações previstas entre Kiev e Moscovo, um porta-voz dos militares ucranianos anunciou no Facebook que paraquedistas ucranianos combatem um batalhão de blindados russos no aeroporto de Louhansk, um dos bastiões dos separatistas do leste, refere o Le Monde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vladimir Putin, acusado por Kiev e pelos ocidentes desta “agressão”, já chamou à atenção aos dirigentes europeus para o facto de as ações militares ucranianas “visarem bairros habitados”. O seu ministro dos negócios estrangeiros, Sergueï Lavrov, já disse que tem esperança que as negociações desta segunda-feira resultem num acordo de cessar-fogo imediato.

O conflito no leste da Ucrânia já resultou em 2600 vítimas, segundo dados das Nações Unidas. Na semana passada entrou-se numa nova fase, quando se permitiu a presença de militares russos no leste da Ucrânia. No entanto, na noite de domingo para segunda-feira registaram-se cortes de eletricidade em vários pontos da Crimeia. Fala-se de sabotagem. A Ucrânia fornece 80% da eletricidade local .