Os juros da dívida de Portugal estavam nesta quarta-feira a descer em todos os prazos em relação a terça-feira, alinhados com os da Grécia, Irlanda, Itália e Espanha. Cerca das 08h40 de Lisboa, os juros da dívida portuguesa a dez anos estavam a descer para 3,093%, contra 3,164% no encerramento da sessão de terça-feira e depois de terem descido até aos 3,020% a 27 de agosto, um mínimo de sempre.

No mesmo sentido, no prazo a cinco anos, os juros estavam a cair, para 1,683%, contra 1,727% no final da sessão de terça-feira e depois de terem descido até ao mínimo de sempre, de 1,584%, a 5 de setembro deste ano. A dois anos, os juros também estavam a descer, para 0,455%, depois de terem terminado a 0,472% na terça-feira e de terem atingido o valor mais baixo alguma vez registado, de 0,437%, a 25 de setembro passado.

A 4 de setembro, o BCE reduziu a taxa de juro diretora para 0,05%, um novo mínimo histórico, e anunciou que vai lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro. A 17 de maio passado, Portugal abandonou oficialmente o resgate sem qualquer programa cautelar.

O programa de ajustamento solicitado por Portugal à ‘troika’ (Comissão Europeia, BCE e Fundo Monetário Internacional), no valor de 78 mil milhões de euros, esteve em vigor cerca de três anos.

Os juros da dívida soberana da Irlanda estavam hoje a cair em todos os prazos, estando no prazo de dois anos em níveis negativos. Dublin terminou a 15 de dezembro de 2013 o programa de ajustamento solicitado à ‘troika’ em 2010, no valor de 85 mil milhões de euros. Os juros de Itália estavam a descer em todos os prazos, bem como os de Espanha. Os juros da Grécia também estavam a cair a dois anos e a dez anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR