O Novo Banco surpreendeu os aforradores com o lançamento de um depósito a 92 dias que paga taxas mais generosas: quem aplicar 15 mil euros ou mais tem direito a uma taxa anual bruta de 2,5%. Se tiver menos dinheiro para constituir o depósito, mas mais de cinco mil euros, a taxa é de 2%. Para aplicações inferiores, mas de, pelo menos, 500 euros, o rendimento desce para 1,75%.

Os juros deste produto, que estará disponível até ao final de 2014, são pagos logo no dia seguinte à constituição do depósito. Não é possível movimentar antecipadamente o dinheiro antes dos 92 dias.

Para ter o dinheiro imobilizado durante três meses, os Certificados de Aforro são uma opção mais rentável. Os títulos, que são garantidos pelo Estado português, pagam uma taxa anual bruta de 3,071% nesse prazo, que é a duração mínima permitida. É possível investir a partir de 100 euros junto de várias estações dos Correios ou pelo serviço AforroNet.

Alternativas bancárias

António Vieira Monteiro, presidente do Santander Totta, defende que é uma “campanha extraordinária” que reflete uma “necessidade que eles [Novo Banco] devem ter de aumentar os depósitos”. “São taxas fora do mercado”, acusou na passada quarta-feira. Todavia, o Observador encontrou 65 depósitos em comercialização em território nacional que pagam mais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fora da corrida dos bancos mais generosos que o Novo Banco estão os quatro maiores grupos bancários: Caixa Geral de Depósitos, Millennium bcp, Banco BPI e Santander Totta. No entanto, o Montepio, o quinto maior grupo, é um dos que mais pagam, através do Montepio Super Poupança: a partir de 2.500 euros, rende uma taxa anual média de 2,15% em três anos.

O Observador esquadrinhou os depósitos a prazo com as taxas mais elevadas e selecionou os quatro depósitos mais interessantes, todos com taxas anuais brutas iguais ou superiores a 3%.

Depósito 3,75%

Instituição financeira Banco Best
Prazo 90 dias
Taxa anual nominal bruta 3,75%
Pagamento de juros No dia seguinte à constituição.
Mobilização antecipada Não é possível.
Montante 2.500 euros a 30 mil euros.

O Banco Best, que é detido, direta e indiretamente, em 66% pelo Novo Banco, é o que mais paga em Portugal. No entanto, a taxa de 3,75% está reservada aos novos clientes e apenas é possível fazer um depósito por residência. Os novos clientes têm de aderir a esta promoção durante os 30 dias após a abertura de conta. Saiba mais na ficha de informação normalizada.

Há outros bancos que oferecem taxas promocionais altas para novos clientes. É o caso do Banco Carregosa (taxa anual de 3,3% a 3 meses), o Banco Privado Atlântico Europa (3,25% a 92 dias) e o Banco Big (3% a três meses).

Depósito “Clássico”

Instituição financeira PrivatBank
Prazo 12 meses
Taxa anual nominal bruta 3,25%
Pagamento de juros No vencimento numa conta-cartão.
Mobilização antecipada É possível com a perda total de juros.
Montante Mínimo de 100 euros.

A sucursal portuguesa do PrivatBank é quem mais paga nos depósitos não promocionais. O banco letão é também um dos poucos que permitem reforçar os depósitos a prazo, embora haja um limite (o mínimo entre o valor inicial do depósito e 20 mil euros).

Os juros do Depósito “Clássico” são pagos no vencimento através de uma transferência para uma conta de cartão bancário. Embora o cartão seja gratuito, pode ser uma desvantagem para alguns aforradores.

Ao contrário das restantes aplicações a prazo neste artigo, o Depósito “Clássico” não está protegido pelo Fundo de Garantia de Depósitos português. Porém, a proteção dada pelo fundo de garantia da Letónia tem o mesmo valor: 100 mil euros por depositante.

Invest Choice “Novos Depósitos”

Instituição financeira Banco Invest
Prazo 92, 183 ou 365 dias
Taxa anual nominal bruta 3%
Pagamento de juros No vencimento.
Mobilização antecipada É possível, mas perde-se 50% dos juros.
Montante 2.000 euros a 75 mil euros.

Esta aplicação do Banco Invest é para os novos clientes e para os antigos que aumentem o aforro junto da instituição. A data de referência para o cálculo do incremento patrimonial é 26 de agosto de 2014. Leia os detalhes na ficha de informação normalizada.

Depósito a Prazo 3,00% TANB

Instituição financeira Banco Finantia
Prazo 1, 2 ou 3 anos
Taxa anual nominal bruta 3%
Pagamento de juros Semestral (depósito a 1 ano); anual (2 ou 3 anos).
Mobilização antecipada É possível, mas perde-se os juros ainda não recebidos.
Montante 50 mil euros a um milhão de euros.

É preciso ter 50 mil euros para constituir um depósito no Finantia, mas a taxa anual de 3% é válida para depósitos a um ano, dois anos ou três anos. O banco garante estas condições até ao final de novembro.