Catástrofes

Vulcão da ilha do Fogo, em Cabo Verde, entrou em erupção

231

O vulcão da ilha cabo-verdiana do Fogo entrou hoje de madrugada em erupção e obrigou a um plano de evacuação em vários pontos da ilha, não havendo para já notícias de vítimas.

Lusa/LUSA

O vulcão da ilha cabo-verdiana do Fogo entrou hoje de madrugada em erupção e obrigou a um plano de evacuação em vários pontos da ilha, não havendo para já notícias de vítimas. A lava do vulcão está a sair por dois pontos e em curso está um plano de evacuação em vários pontos da ilha, sobretudo em Chã das Caldeiras.

A última erupção ocorreu em 1995, mas um geofísico cabo-verdiano ligado à proteção civil, em declarações à Rádio Nacional de Cabo Verde (RCV), indicou que os dados disponíveis apontam para que o incidente terá proporções idênticas às da registada em 1951, a mais grave das últimas décadas.

A lava, segundo fontes locais ouvidas pela RCV, está a sair pela vertente sul, onde a estrada principal que liga a Chã das Caldeiras já está cortada, com a população a sair pela vertente norte, em direção a Mosteiros.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Moçambique

Idai

Gabriel Mithá Ribeiro

Sobretudo por causa da parceria com a China, e como outros países africanos, a floresta de Moçambique tem sido dizimada a um ritmo avassalador. Nisto o governo local tem seriíssimas responsabilidades.

Moçambique

A passagem do ciclone Idai por Moçambique

Salimo Amad Abdula

Seria injusto não reconhecer e expressar o meu orgulho pelo crescimento cívico e solidário que têm sido demonstrados a nível nacional (como moçambicanos), em especial pela geração mais jovem.

Política

A protecção da família em Portugal

Luiz Cabral de Moncada

A família, enquanto célula principal da sociedade e berço da moral, como bem se sabe na Calábria, está mais garantida do que nunca. Nunca será esquecida pelos partidos quando no poder político.

Mar

Bruno Bobone: «do medo ao sucesso»

Gonçalo Magalhães Collaço

Não, Portugal não é uma «nação viciada no medo» - mas devia realmente ter «medo», muito «medo», do terrível condicionamento mental a que se encontra sujeito e que tudo vai devastadoramente degradando.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)