O Governo vai dedicar a manhã de quarta-feira a reuniões consecutivas com delegações dos vários partidos políticos com assento parlamentar sobre o tema “combate ao terrorismo”. Em representação do Executivo vão estar a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, e o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes.

As reuniões vão decorrer durante toda a manhã de quarta-feira, na Assembleia da República, estando o primeiro encontro, com os representantes do PSD e do CDS-PP, marcado para as 9h e o último, com a delegação do PS, para o meio-dia. Pelo meio o Governo reúne-se com o PCP, o BE e os Verdes.

A audição dos partidos políticos surge depois de Governo e PS já terem reunido, na semana passada, com o intuito de o país ter uma resposta concertada sobre nova legislação anti-terrorismo. Como noticiou o Observador, os contactos começaram ainda antes do ataque ao Charlie Hebdo, tendo a primeira reunião acontecido na última quinta-feira entre a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, e o Partido Socialista.

Em cima da mesa esteve não só a preparação da reunião em Bruxelas no final do mês de janeiro como também a legislação contra o terrorismo que o Governo está a preparar. Em causa estão mudanças legislativas nas leis de Segurança Interna, na de nacionalidade e no Código Penal, para fazer face ao terrorismo, nomeadamente, do Estado Islâmico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR