O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, “condenou veementemente” no sábado os bombardeamentos contra a cidade portuária de Mariupol, no leste da Ucrânia, e denunciou as declarações bélicas dos separatistas pró-russos.

Ban Ki-moon “condena veementemente os ataques com ‘rockets’ contra a cidade de Mariupol que causou dezenas de vítimas civis”, informou o seu porta-voz em comunicado citado pela agência France Presse.

Além disso “sublinha que os ‘rockets’ parecem ter sido lançados indiscriminadamente contra zonas civis, o que constitui uma violação das leis humanitárias internacionais”.

O secretário-geral da ONU “denuncia igualmente a rescisão unilateral do acordo de cessar-realizada no sábado pelos líderes dos separatistas e particularmente as suas declarações provocatórias que reivindicam mais território (no leste da Ucrânia), desafiando os seus compromissos no quadro dos acordos de Minsk “.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ban “insta todas as partes a redobrarem os seus esforços para relançar os acordos (de paz) de Minsk”, assinados em setembro.

Os bombardeamentos contra Mariupol causaram no sábado pelo menos 30 mortos e mais de 90 feridos, segundo um balanço provisório fornecido à agência France Presse pelo porta-voz da câmara da cidade.