Chama-se Goût de France (ou Good France, para inglês ler) e é uma iniciativa que pretende celebrar a cozinha francesa no mundo inteiro, de forma a consolidar a sua inscrição como património mundial da Unesco.

Para tal, as entidades responsáveis (Ministério Francês dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional e as embaixadas gaulesas espalhadas pelo mundo) inspiraram-se nos famosos Les Dîners d’Épicure, jantares criados em 1912 pelo lendário chef Auguste Escoffier, em que, no mesmo dia, se servia o mesmo menu em várias cidades do mundo.

Neste caso, contudo, não será o mesmo menu, apenas a mesma cozinha — francesa, claro — a ser servida simultaneamente em mais de 1000 restaurantes e chefs dos cinco continentes, selecionados por um comité liderado pelo mestre monegasco Alain Ducasse. Todos os menus respeitarão as seguintes regras do jogo: um aperitivo tradicional francês: Champagne e Gougères ou cognac e foie gras; uma entrada fria e uma entrada quente; um prato de peixe ou marisco e um prato de carne; uma seleção de queijos franceses; uma sobremesa de chocolate; vinhos franceses e um licor francês.

Em Portugal, foram convocados 17 restaurantes para, desta forma, homenagear os méritos da cozinha francesa, a sua capacidade de inovação e os respetivos valores: partilha, prazer e respeito pela saúde dos seus contemporâneos e do planeta. Na fotogaleria pode ficar a conhecer os participantes e o que irão servir. Bon appétit.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR