Hillary Clinton deverá anunciar oficialmente a sua candidatura à presidência norte-americana neste domingo, confirmou ao Guardian uma fonte ligada à campanha. Ao anúncio seguir-se-á uma viagem de campanha.

A Business Insider já tinha anunciado esta quinta-feira que o comunicado deveria ser feito ainda este sábado ou domingo. Na terça-feira, também a CNN apontava para que a confirmação surgisse nos dias seguintes.

De acordo com o jornal britânico, a antiga Secretária de Estado está a planear anunciar a sua candidatura a Presidente dos Estados Unidos da América no final da tarde de domingo (horário de Nova Iorque) através do Twitter. Ao anúncio, seguir-se-á a publicação de um vídeo e de um comunicado de imprensa oficial.

Segundo informações transmitidas ao Guardian, Clinton irá iniciar em breve uma viagem de campanha eleitoral, que partirá do estado do Iowa, na zona oeste dos Estados Unidos. Até ao momento, ainda não há uma confirmação oficial por parte da equipa de Clinton. Contactado pelo Guardian, Nick Merril, assessor de imprensa da ex-Secretária de Estado, negou-se a comentar.

Com o anúncio de domingo, Clinton tornar-se-á no primeiro membro do Partido Democrático a anunciar uma candidatura às presidenciais de 2016. Outros dois possíveis concorrentes são o antigo senador do estado da Virgínia, Jim Webb, e o ex-governador de Rhode Island, Lincoln Chafee. Martin O’Malley, antigo governador de Maryland, está também a considerar entrar na corrida. Clinton é considerada a favorita.

Do lado Republicano, Ted Cruz, senador do Texas, e Rand Paul, senador do Kentucky, já lançaram oficialmente as suas campanhas. Marco Rubio, da Florida, tem um “anúncio importante” marcado para segunda-feira, refere a Business Insider.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR