Quatro líderes do Estado Islâmico (EI) foram mortos durante uma operação especial das forças norte-americanas na Síria. Entre eles encontrava-se Abu Sayyaf, um importante membro do grupo jihadista. Outros 28 membros foram também abatidos.

Sayyaf, que ajudava a girir um mercado ilegal de petróleo e gás no país, foi morto durante uma operação na região de al-Amr. A sua mulher, Umm Sayyaf, foi capturada. Umm é suspeita de desempenhar um papel importante nas “atividades terroristas” do grupo e de ter mantido como escrava uma jovem yezidi, resgatada durante a operação na noite de sexta-feira, referiu em comunicado o Secretário da Defesa norte-americano, Ashton Carter.

Na missão, organizada com o objetivo de capturar Sayyaf e a mulher, foram também mortos outros 28 membros do Estado Islâmico, de acordo com um relatório do Observatório para os Direitos Humanos sírio. Segundo a Aljazeera, entre eles estariam um iraquiano e um saudita. Dois deles seriam do norte de África. Nenhum soldado norte-americano foi morto ou ferido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR