O presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) volta esta terça-feira ao Parlamento para prestar esclarecimentos sobre o caso BES/GES. Carlos Tavares vai fazer um ponto de situação sobre os investimentos feitos por clientes do Banco Espírito Santo em produtos financeiros do Grupo Espírito Santo (GES), em particular no que toca ao famoso papel comercial de empresas do GES que está por reembolsar.

Carlos Tavares deverá ainda avançar com propostas para o reembolso destes investimentos, ainda que gradual, como alias sempre defendeu a CMVM. Entre os documentos a apresentar na Comissão de Finanças e Administração Pública, estão pareceres jurídicos, estudos sobre o falseamento de contas das holdings Rioforte e ESI (Espírito Santo Internacional), cujo papel comercial foi vendido a clientes do banco, e ainda novos detalhes sobre a provisão que foi constituída pelo BES para pagar a estes clientes. Este compromisso ficou no banco mau ao invés de ser transferido para o Novo Banco, por ordem do Banco e Portugal.

Há cerca de 2500 clientes do BES com papel comercial do GES que tinham no início deste ano mais de 500 milhões de euros investidos naqueles produtos e exigiam o seu reembolso.

A CMVM tem em curso vários processos de contraordenação ao universo BES/GES, que se centram na comercialização de produtos de investimento, mas também no polémico aumento de capital de maio de 2014 e ainda nas suspeitas de informação privilegiada sobre a resolução do Banco Espírito Santo. A audição a Carlos Tavares começa às 15 horas da tarde de terça-feira.

Já passou quase um ano da resolução do Banco Espírito Santo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR