O Times Higher Education World Reputation Ranking 2016 (Ranking da Reputação Mundial da Educação Superior da Times) divulgou a lista das universidades com melhor reputação a nível mundial.

A publicação procede à seleção das universidades através do parecer de um júri composto por professores universitários, tendo sido selecionadas 102 universidades.

Os grandes vencedores foram os Estados Unidos e o Reino Unido, sendo que Portugal não tem nenhuma universidade no ranking.

A Europa tem 34 universidades no ranking, o continente americano tem 47, a Ásia 18 e a Oceânia três.

O ranking é dominado por universidades americanas que, dos 100 lugares de topo, ocupam 43, sendo que só no top 10 existem oito universidades dos Estados Unidos. Sendo que monopoliza todos os lugares pódio com a universidade de Harvard (1), o Massachusetts Institute of Technology (2) e a universidade de Stanford (3).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na Europa, o Reino Unido é o país que tem mais universidades no ranking, com dez instituições, sendo que duas delas estão no top 5: a universidade de Cambridge (4) e a universidade de Oxford (5).

General view of the Cambridge University campus on June 23, 2008. In 2009, Cambridge university will be marking its 800th anniversary. AFP PHOTO /Shaun Curry (Photo credit should read SHAUN CURRY/AFP/Getty Images)

A Universidade de Cambridge, a universidade europeia com melhor reputação. SHAUN CURRY/AFP/Getty Images

O terceiro classificado do ranking, em número de instituições, é a China que tem oito universidades, incluindo três instituições situadas em Hong Kong, sendo o país asiático que lidera a tabela. Em termos de quantidade de universidades, a China é seguida pelo Japão, com cinco universidades no ranking, sendo que a Universidade de Tóquio é considerada como a 12ª melhor universidade, em termos de reputação académica.

O primeiro país europeu a surgir no ranking que não o Reino Unido é a Suíça, com uma universidade a ocupar o 19º lugar. A Suíça tem ainda uma outra universidade nesta lista, a ocupar a 48ª posição.

Os outros países europeus com mais universidades listadas são a Alemanha, com seis universidades e a França e a Holanda, que têm cada um cinco universidades entre as 100 com melhor reputação do mundo.

Países como o Canadá, a Rússia e a Austrália tiveram três universidades entre as 100 mais prestigiadas. Países como Singapura, Coreia do Sul e Suécia têm, cada um, duas universidades no Ranking.

Existem ainda três países com apenas uma faculdade no ranking: a Bélgica (51-60), Taiwan (61-70) e o Brasil (91-100).