Receitas

Penne Rigate

Os Penne Rigate são populares em todo a Itália e têm diferentes nomes de acordo com as regiões do país. Na Umbria, por exemplo, são chamados de "Spole", no sul são conhecidos por "Maltagliati".

Um fenómeno cultural, os Penne Rigate são bem conhecidos pela sua versatilidade. Este é o tipo de massa que resolve qualquer situação, mesmo a mais inesperada: desde o prato preparado no último minuto com amigos, até à mais clássica das refeições familiares, com todos reunidos à volta de um bom prato de Penne all’ Arrabbiata ou com ragú.

O formato

Com uma surpreendente linha de variações, os Penne estão destinados, desde sempre, a dar origem às combinações mais criativas. Rigate, Mezze Tricolore, Mini, todos têm como característica o seu corte oblíquo “de pena”, dinâmico, em contraponto ao corte reto do macarrão clássico.

Lisce ou rigate? Ou, como diríamos em português, lisos ou rugosos? A Itália divide-se em opiniões. Os amantes dos Penne Rigate elogiam a sua insubstituível capacidade de reter o molho, enquanto os partidários dos Penne Lisce amam a elegante sensação que a superfície lisa oferece ao paladar.

Tempo de cozedura

11 minutos

Ideal com…

Todos os tipos de molho, tanto os tradicionais, à base de carne e tomate, como os mais inovadores e originais com verduras e queijos.

Outras ideias

Graças à sua forma fina, resultam excelentes em pratos de forno. Elegantes, os Penne Rigate combinam também na perfeição com os molhos mais encorpados, como a clássica boscaiola.

Escolha a massa ideal

Formatos, tempos de cozedura, acompanhamentos e ideias. Nove massas à escolha, do Spaghetti aos Mezze Penne Tricolore.

  1. Bavette n.13
  2. Farfalle
  3. Fusilli
  4. Lasagne
  5. Mezze Penne Tricolore
  6. Penne Rigate
  7. Spaghetti n.5
  8. Tagliatelle
  9. Tortiglioni
Conteúdo produzido pelo Observador Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt
Serviço Nacional de Saúde

Conversa da obstreta /premium

José Diogo Quintela

Como é que Costa acha que vão reagir os condutores de ambulâncias quando começarem a ser agredidos por grávidas irritadas, às voltas em Lisboa à procura da urgência que calha estar aberta naquele dia?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)