A polémica de André Ventura já chegou à imprensa espanhola. O diário El País classifica o escolhido pelo PSD para a corrida à câmara municipal de Loures como “candidato racista”, dizendo que “a quatro meses das eleições autárquicas” os candidatos começam a “procurar votos” sem estarem preocupados com “maneiras” ou “princípios”. E aponta Ventura — — que perdeu o apoio do CDS, na sequência de declarações como: “Os ciganos vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado” — como exemplo desse “vale tudo” para ganhar votos.

O El País define Ventura como um “homem letrado” e, com ironia, diz que o candidato do PSD “excluindo romeno, fala quase tudo: espanhol, árabe, inglês, hebraico e francês”. A mesma peça diz que Ventura “não só não retificou nada do que disse”, como ainda “se vangloria de todas as mensagens de apoio que chegam de todo o país.”

O diário espanhol lembra que o CDS retirou o apoio a Ventura, mas que o antigo primeiro-ministro Passos Coelho decidiu manter o apoio ao candidato, ao contrário da sua “vice-presidente e candidata a Lisboa, Teresa Leal Coelho, que repudiou as acusações.

No domingo à noite, o antigo líder do PSD, Luís Marques Mendes, também criticou o apoio do PSD a André Ventura.

Marques Mendes. André Ventura nunca deveria ter sido candidato em Loures

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR