Rádio Observador

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo saúda Espanha “una e eterna” em Salamanca, perante o rei

116

O Presidente da República fez uma saudação a uma Espanha "una e eterna", na presença do rei Felipe VI, num momento marcado por nova crispação nas relações entre o Governo de Madrid e a Catalunha.

SANTIAGO BORJA/LUSA

O Presidente da República fez esta segunda-feira uma saudação a uma Espanha “una e eterna”, na presença do rei Felipe VI, num momento marcado por nova crispação nas relações entre o Governo de Madrid e a Catalunha.

“Saúdo Espanha, una e eterna, na sua projeção e reconhecimento”, disse o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, no arranque da sua intervenção na sessão inaugural do IV Encontro de Reitores Universia, que reúne esta segunda e terça-feira mais de 600 representantes de universidades e politécnicos, maioritariamente ibero-americanos, em Salamanca, cuja universidade está a assinalar 800 anos de vida.

A constituição do novo Governo autonómico da Catalunha proposta pelo presidente independentista Quim Torra não recolheu a aprovação do Governo central de Madrid, tendo o presidente do executivo espanhol, Mariano Rajoy, defendido que a Catalunha tem que ter um Governo “que cumpra a lei”. Em causa está a nomeação para o Governo autonómico de quatro conselheiros que ou estão exilados ou estão detidos.

O Governo de Espanha qualificou de “provocação” as nomeações feitas pelo presidente do governo regional da Catalunha de quatro conselheiros, uns detidos outros exilados, e assegurou que vai avaliar “a viabilidade” do novo executivo regional. Quim Torra incluiu no seu executivo Jordi Turull e Josep Rull, detidos, e Antoni Comín e Lluís Puig, fugidos na Bélgica.

Em comunicado, o Governo espanhol afirmou que as nomeações mostram que “não é sincera” a vontade de diálogo manifestada na carta que Torra enviou na sexta-feira ao primeiro-ministro, Mariano Rajoy.

Quim Torra foi indicado por Carles Puigdemont, que fugiu para a Alemanha e aguarda uma decisão sobre o mandado europeu de detenção emitido pela justiça espanhola, que pede a sua extradição, para o julgar.

A nomeação de Torra pôs fim ao impasse político, que durou quase cinco meses, resultante das eleições regionais de 21 de dezembro, nas quais os partidos independentistas voltaram a ter uma maioria no parlamento da Catalunha. Quim Torra tomou posse como chefe do governo catalão na quinta-feira em Barcelona sem jurar respeitar a Constituição espanhola, mas apenas “a vontade do povo catalão”, numa cerimónia à qual não assistiu qualquer representante do Governo central.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Filosofia Política

A doença mental chamada Amazónia

Gabriel Mithá Ribeiro

Resta decretar o estado de emergência climática que, na prática, se traduz no combate ao capitalismo em nome do socialismo, mas na condição daquele disponibilizar muitos mil milhões de dólares a este.

PAN

Totalitarismozinho dos anos 40 /premium

José Diogo Quintela

Este discurso da emergência climática dá muito jeito em termos políticos. Em primeiro lugar, tudo o que acontece de mal deve-se ao clima. Logo, a culpa nunca é do Governo, é de toda a humanidade.

Trabalho

Ficção coletiva, diz Nadim /premium

Laurinda Alves

Começar reuniões a horas e aprender a dizer mais coisas em menos minutos é uma estratégia que permite inverter a tendência atual para ficarmos mais tempo do que é preciso no local de trabalho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)