O primeiro-ministro disse esta quarta-feira que o reforço do orçamento da Saúde permitirá “avançar com o lançamento” do concurso para a nova ala pediátrica do Hospital de S. João, no Porto. A ministra da tutela, Marta Temido, afirmou ainda não haver data nem sequer poder avançar com uma previsão.

“É graças a este reforço [no Orçamento] que vai ser possível lançar cinco novos hospitais, um conjuntos de obras em hospitais importantes (…) e vamos, por exemplo, poder avançar com o lançamento do concurso para nova ala pediátrica [no Hospital de S. João]”, disse António Costa, a discursar na inauguração de uma nova unidade de saúde em Baguim do Monte, Gondomar, distrito do Porto.

À margem da inauguração de uma Unidade de Saúde em Gondomar, a ministra esclareceu que o projeto está a ser revisto. “O conselho de administração decidiu optar por uma solução que permitiria rever o projeto, isso permite imprimir celeridade aquilo que é preciso fazer, mas não quer dizer que não haja necessidade de os senhores arquitetos que fizeram o trabalho avaliarem o que tinha em cima da mesa. Posto isso é necessário avançar com o concurso para a obra”, disse Marta Temido.

Quando confrontada com uma possível data, a governante recusou avançar com uma data. “Não, não tenho data para esse concurso porque não avançarei com datas que não tenho a certeza de poder cumprir e que não estão nas estritas mãos do Ministério da Saúde. Estão nas mãos de um conjunto de profissionais que estão empenhados em responder o melhor e mais depressa possível às necessidades de longa data do Hospital de S. João”, afirmou Marta Temido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR