As forças policiais catalãs procuram um homem que poderá estar relacionado com a preparação de atentados em Barcelona. O alerta veio dos Estados Unidos este domingo quando as autoridades americanas pediram um reforço das medidas de segurança na cidade durante as festas do Natal e Ano Novo. O alerta emitido através de uma conta oficial no Twitter fazia referência às Ramblas, uma das zonas mais turísticas da cidade onde já ocorreu um atentado no ano passado por atropelamento.

O homem que está a ser procurado, de acordo com El Pais, tem 30 e é de origem marroquina (Casablanca), tendo carta para conduzir autocarros. No seu aviso, o Departamento de Estado americano pedia especial precaução em áreas de circulação de veículos, transportes públicos e outras áreas públicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estados Unidos alertam para risco de atentados em Barcelona no Natal

O suspeito procurado pelas autoridades catalãs, os Mossos d’Esquadra, foi alvo de uma denúncia em 2006 por ter insultado a Guardia Civil no aeroporto de Málaga. São ainda conhecidas viagens que fez entre Almeria e Nador (Marrocos) e Algeciras e Tânger. As autoridades estão a efetuar o controlo de condutores de autocarros e minibuses no centro de Barcelona, para além de ter sido efetuado um reforço de medidas de segurança para tentar localizar o possível suspeito. Não existe para já indicação de que o homem em causa esteja em território espanhol.

Também foram elevadas as medidas de segurança nas Ramblas e outras áreas de maior procura turística da cidade. O Natal é já um período em que se esperam atentados terroristas. O Ministério do Interior mantém um nível de de alerta terrorista de nível 4 numa escala de 5. Este ano, o período pré-natalício ficou marcado por um atentado na cidade francesa de Estrasburgo.