Carlos César, Presidente e líder da bancada parlamentar do Partido Socialista, negou hoje ter tido qualquer envolvimento na nomeação de um primo para a administração de uma empresa pública, a Navegação Aérea de Portugal (NAV). A notícia havia sido dada pela Sábado, e foi depois replicada por outros orgãos de comunicação social, incluindo o Observador. Em causa estava a nomeação de Francisco Fernandes Gil, publicada em Diário da República e proposta por Pedro Marques, então ministro do Planeamento e das Infraestruturas, e por Mário Centeno, ministro das Finanças, sendo ratificada por António Costa.

Governo nomeou primo de Carlos César para a administração da NAV

Esta segunda-feira chegou um esclarecimento de Carlos César. O presidente do PS confirma ser primo de Francisco Gil, mas apenas em “5º grau”, desvalorizando qualquer relacionamento que pudesse pôr em causa a idoneidade da nomeação. Para além disso, Carlos César garante ainda que não teve qualquer influência “nem tenho a ver com a sua condição profissional, ou com essa ou qualquer outra sua nomeação, nem actual nem passada”. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

César conclui dizendo que “a notícia, como muitas outras, é falsa e insidiosa“.

Leia o comunicado na íntegra:

Alguns órgãos de comunicação social entenderam, passados vários dias e no espaço de alguns minutos, repescar uma notícia incerta na edição impressa da semana passada da revista SÁBADO, na qual se refere a nomeação do Dr. Francisco Gil em 2016 para administrador da empresa NAV, procurando ligar-me a essa nomeação. Esclareço que, de acordo com o que me lembro sobre contagens de linha de parentesco, o Dr. Francisco Gil é meu parente em 5º grau(!) e, tanto quanto interessa também à verdade, nada tive nem tenho a ver com a sua condição profissional, ou com essa ou qualquer outra sua nomeação, nem actual nem passada, pelo que a notícia, como muitas outras, é falsa e insidiosa. Os seus autores numa coisa têm razão: é mais fácil caluniar do que alguém se defender da calúnia.

Carlos César