Quatro pessoas foram esfaqueadas durante a manhã desta sexta-feira no centro comercial Arndale Centre, na cidade britânica de Manchester, avançou a BBC. Inicialmente foram confirmadas cinco vítimas, número que foi posteriormente atualizado. Segundo a polícia, não há vítimas mortais. Os elétricos na zona foram parados e o centro comercial foi evacuado.

O principal suspeito, de 41 anos, foi parado pelas autoridades britânicas com um taser “cinco minutos” depois do ataque, informou a polícia. O homem foi detido por suspeita de ter “preparado e instigado um ato de terrorismo” por causa da “natureza e circunstâncias deste ataque”.

No Twitter, foi partilhado o momento da detenção do principal suspeito:

Duas das vítimas, incluindo uma mulher de 19 anos, estão em estado estável no hospital. Segundo a polícia, um homem de 50 anos continua a ser tratado. No local estão ainda vários carros da polícia e ambulâncias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As motivações do ataque, aparentemente “aleatório”, continuam por apurar. Um dos trabalhadores do centro comercial afirmou à BBC: “Um homem estava a correr com uma faca e a atacar várias pessoas, uma entrou na minha loja visivelmente perturbada e com um pequeno ferimento”.

As autoridades acreditam que não existem mais envolvidos, mas por precaução foi reforçado o dispositivo de segurança na cidade. “É para tranquilizar as pessoas, mas não acreditamos que existe uma ameaça maior e esperamos que seja possível voltar à normalidade amanhã de manhã”, disse o chefe da polícia, Russ Jackson.

Dada a localização do acidente, a unidade anti-terrorismo da polícia de Manchester está a investigar o caso.

Boris Johnson diz-se “chocado com incidente”

No Twitter, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, reagiu e disse estar “chocado com o incidente” e agradeceu às equipas de emergência que estão no local.

O centro comercial Manchester Arndale é um dos maiores do Reino Unido, com cerca de 130 mil metros quadrados (sem contar com as lojas armazém da Marks and Spencer, a que está ligado por uma ponte aérea).

[Em atualização]