A Autoridade da Concorrência vai dar luz verde à compra da Media Capital, a dona da TVI, pela Cofina, avançou esta quarta-feira o Dinheiro Vivo, que teve acesso ao projeto de decisão do regulador. Entretanto, o Observador confirmou esta informação junto de uma das partes interessadas no negócio e junto de fonte oficial da Concorrência.

“O conselho de administração da Autoridade da Concorrência (…) propõe-se adotar uma decisão de não oposição à presente operação de concentração (…) uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados identificados como relevantes”, escreve o regulador no documento citado pelo jornal económico do grupo Global Media.

As partes interessadas no negócio – além da Cofina e da Media Capital – inclui grupos como a Global Media, a Imprensa, a Vodafone e a NOS.

Acordo para Cofina comprar dona da TVI envolve Mário Ferreira e espanhola Abanca

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o Dinheiro Vivo, o regulador “já está a notificar as partes interessadas desta sua decisão de não oposição ao negócio com um valor empresarial de 225 milhões de euros”.

Uma fonte oficial da Concorrência disse ao Observador que “o projeto de decisão está sujeito a audiência prévia dos contra-interessados por um período de 10 dias, após o qual será divulgada uma decisão final”.

ERC não se opõe à compra da TVI pela Cofina

O negócio, avaliado em 255 milhões de euros, já tinha sido validado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom). Em 03 de outubro, a AdC adiantou que já tinha sido notificada da compra da Media Capital pela Cofina.

Em 21 de setembro, a Cofina anunciou que tinha chegado a acordo com a espanhola Prisa para comprar a totalidade das ações que detém na Media Capital, valorizando a empresa (‘enterprise value’) em 255 milhões de euros.

Uma empresa pode ser dona de dois canais de tv? Quatro respostas sobre a compra da TVI pela Cofina

O grupo Cofina detém, além do Correio da Manhã e do Record, a CMTV, o Jornal de Negócios, a revista Sábado, entre outros títulos.

Por sua vez, a Media Capital conta com seis canais de televisão e a plataforma digital TVI Player. Além da TVI, canal generalista em sinal aberto que celebra 26 anos, conta com a TVI24, TVI Reality, TVI Ficção, TVI Internacional e TVI África. A Media Capital tem também rádios, onde se inclui a Comercial e a M80, bem como a produtora Plural.

Entrevista. Mário Ferreira, magnata dos media? “Comigo é para ganhar dinheiro”