Momentos-chave
Histórico de atualizações
1 de 17
  • Trabalhadores que tenham de ficar em casa com os filhos recebem até 1.905 euros

    Os trabalhadores dependentes que tenham de ficar em casa com os filhos até 12 anos, devido ao encerramento das escolas, vão receber um salário que não pode ser inferior ao salário mínimo nacional (635 euros) nem superior a três salários mínimos (1.905 euros), segundo o decreto-lei publicado em Diário da República com as medidas extraordinárias de combate ao coronavírus.

    O Governo tinha anunciado que os trabalhadores que tivessem de ficar com os filhos em casa, devido ao encerramento dos estabelecimentos de ensino, iriam receber 66% do salário-base (bruto) — 33% pagos pelo empregador, 33% pela Segurança Social. Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros de quinta-feira, a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, adiantou que haveria um limite mínimo do apoio: um salário mínimo (635 euros). Mas não referiu um tecto máximo — que, sabe-se agora, é de 1.905 euros.

    Já numa entrevista na noite desta sexta-feira à RTP, Ana Mendes Godinho explicou que o pedido de adesão à medida deve ser feito, a partir de segunda-feira, pelo trabalhador à entidade empregadora, que, por sua vez, comunica a intenção à Segurança Social.

    É trabalhador e tem de ficar em casa com os filhos? Como pedir o apoio que garante o salário a 66%

  • Publicadas medidas extraordinárias de combate ao coronavírus

    As medidas extraordinárias aprovadas pelo Governo para combater a pandemia de coronavírus já foram publicadas em Diário da República depois de uma promulgação quase imediata pelo Presidente da República. Entre as medidas há várias iniciativas de apoio às empresas.

  • Ex-secretário-geral da NATO Javier Solana foi diagnosticado com coronavírus

    A Reuters está a noticiar que o ex-secretário-geral da NATO Javier Solana, foi internado após testar positivo para o coronavírus. Acrescentam ainda que a sua saúde estava a evoluir positivamente e que ele tinha sido colocado em observação por precaução.

    Solana, 77 anos, ocupou o cargo principal da NATO entre 1995 a 1999. Foi alto representante da União Europeia para assuntos externos de 1999 a 2009 e ministro de Relações Exteriores da Espanha no governo que tinha Felipe González como primeiro ministro, de 1992 a 1995.

  • Número de mortos nos EUA sobe para 47

    O número de mortos nos EUA subiu para 47, depois de terem sido confirmadas mais seis vítimas mortais durante esta sexta-feira. As mortes foram registadas nos estados de Washington e Colorado – uma estreia, para este último. Uma das vitimas, revelaram as autoridades, é uma mulher de 80 anos que tinha problemas de saúde precedentes.

  • Hospital de Aveiro interdita visitas a doentes internados

    As visitas a doentes internados no Hospital de Aveiro estão interditadas a partir de sábado, devido à pandemia de Covid-19, informou hoje a Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV).

    “Por deliberação do Conselho de Administração, as visitas a doentes internados no Hospital de Aveiro estão interditas a partir de amanhã [sábado], 14 de março, e até indicação em contrário”, refere uma nota daquela entidade enviada à comunicação social.

    A administração do CHBV esclarece que o Serviço de Obstetrícia é “exceção única”.

    Aquele centro hospitalar refere ainda que os utentes apenas deverão deslocar-se aos hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja para realizar colheitas para análises se tiverem consulta marcada no espaço de uma semana.

    “Esta regra não se aplica a doentes oncológicos em tratamento de quimioterapia, que mantêm as suas colheitas normais”, adianta a mesma entidade.

    Lusa

  • Ucrânia fecha fronteiras durante pelo menos duas semanas

    A Ucrânia vai fechar as suas fronteiras para estrangeiros durante pelo menos duas semanas. Vai também interditar todos os voos a entrar ou sair do país, tudo medidas tomadas depois de terem contabilizado a primeira vítima mortal de Covid-19, esta sexta-feira.

    Oleksiy Danilov, secretário do Conselho de Segurança e Defesa do país, disse que a medida entrará em vigor em 48 horas. Minutos depois, a Ucrânia anunciou que uma mulher de 70 anos, que vivia na região noroeste de Zhytomyr e sofria de pneumonia dupla após uma viagem à Polónia, havia morrido.

    O presidente do país, Volodymyr Zelensky, pediu que os idosos permanecessem em casa e pediu aos empregadores que deixassem os trabalhadores trabalharem de casa sempre que possível. Também pediu aos ucranianos que estavam de férias ou que trabalham no exterior para voltar para casa quando a proibição de viajar entrar em vigor, isto porque todos os ucranianos terão permissão para retornar ao país. Os que voltarem das nações mais afetadas pela pandemia terão que ficar em quarentena. A proibição de estrangeiros só não será aplicada a trabalhadores diplomáticos.

  • Conselho das Comunidades Portuguesas atento à situação na Venezuela

    O Conselho das Comunidades Portuguesas para América Central e América do Sul está atento à situação da pandemia de Covid-19 na Venezuela, disse hoje em entrevista à Lusa o presidente do organismo.

    Temos um olhar mais atento à Venezuela, porque lá a comunidade tem muitos problemas. Não é só o problema da saúde, mas todos os problemas [sociais e económicos] que afetam a comunidade na Venezuela. É claro que o coronavírus é um problema e tornou-se o assunto do momento”, afirmou António David Santos da Graça, após uma reunião do Conselho em São Paulo, no Brasil.

    Hoje, a vice-Presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, confirmou os dois primeiros casos de contaminação pelo novo coronavírus naquele país.

    Os pacientes com a doença serão uma mulher de 41 anos, que esteve nos Estados Unidos, Itália e Espanha, e um homem, de 52 anos, que visitou Espanha. Ambos estão isolados em quarentena.

    Lusa

  • FMI. Funcionários a trabalhar de casa depois de ser detetado o primeiro caso de COVID-19 num trabalhador

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) aconselhou todos os funcionários da sua sede em Washington DC a trabalharem a partir de casa até novo aviso. Esta medida surge depois de um funcionário ter sido diagnosticado com Covid-19, a doença causada pelo coronavírus, conta o The Guardian citando um porta-voz da organização. O fundo disse que também suspendeu todas as viagens para os países europeus designados como áreas de extensão comunitária de nível 3 pelos Centros de Controle de Doenças norte-americano. Apesar disso diz que “continua totalmente operacional e está pronto para servir seus membros”.

  • Centro Hospitalar Lisboa Central suspende visitas a doentes e adia cirurgias

    O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) vai suspender a partir de domingo as visitas a doentes internados e nas urgências, e só realizará consultas externas presenciais e cirurgias consideradas prioritárias e urgentes, foi hoje anunciado.

    Todas as consultas e procedimentos técnicos agendados passam a ser alvo de análise prévia por parte dos correspondentes profissionais de saúde. Paralelamente, foi determinado suspender as visitas a doentes no internamento e nas urgências [a partir de domingo, 15 de março]”, refere o CHULC, “exceto na situação de doentes em fase terminal”.

    Em comunicado, este centro hospitalar acrescenta que serão disponibilizados contactos de telefone diretos de cada serviço para que os familiares ou pessoas de referência possam obter informações.

    O CHULC, que agrupa os hospitais de São José, Santo António dos Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e a Maternidade Alfredo da Costa, explica que, em relação às consultas externas presenciais, “deverão manter-se apenas nas situações em que os critérios clínicos o exijam, designadamente as prioritárias, muito prioritárias e urgentes”.

    Quanto às consultas não presenciais, como a prescrição de medicação no âmbito de doença crónica, a prescrição de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) para doentes crónicos e consultas subsequentes para avaliação de resultados de exames e análises serão efetuadas com recurso a teleconsulta (vídeo) ou a consulta telefónica.

    Os utentes serão notificados pelo CHULC para a realização das consultas não presenciais.

    Lusa

  • Fertagus anuncia que várias carreiras passarão a funcionar em horários reduzidos

    Invocando o plano de contingência elaborado a propósito do surto COVID-19, a Fertagus anunciou alterações em todas as carreiras menos a 2N, 2NC e 4F. As alterações serão nos horários das carreiras Sulfertagus aos dias úteis e começam a partir do dia 17 de março, terça-feira.

    Tirando as excepções já mencionadas, todas as carreiras funcionarão com horário de sábado. Serão também realizados adicionalmente as seguintes circulações em cada uma destas carreiras:

    1P – 20h50 – partida sentido Estação

    1P – 21h05 – partida sentido Sobreda

    2C – 23h25 – partida sentido Estação

    2C – 23h55 – partida sentido Estação

    2C – 23h40 – partida sentido Laranjeiro

    2C – 00h25 – partida sentido Laranjeiro

    3F – 23h45 – partida sentido Estação

    3F – 00h35 – partida sentido Fernão Ferro

    Os horários de fim de semana não sofrem qualquer alteração mas tudo poderá vir a ser alterado caso eventuais situações da evolução da pandemia assim o justifiquem.

  • Galeria Perve adia inauguração de exposição e celebração dos seus 20 anos

    A Perve Galeria, em Lisboa, adiou a inauguração da exposição “Diálogos 2.0”, anunciada para domingo, que assinalava o seu 20.º aniversário, de acordo com o comunicado hoje divulgado por aquela entidade.

    “De acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, sobre o surto da Covid-19, a Perve decidiu adiar a inauguração da exposição do seu 20.º aniversário, ‘Diálogos 2.0’, prevista para o próximo domingo, 15 de março”, lê-se na mensagem hoje divulgada pela galeria, sediada na Rua das Escolas Gerais, em Alfama.

    No contexto de combate à epidemia de Covid-19, a Perve decidiu igualmente limitar o acesso à mostra “Figueiredo Sobral – Uma Singularidade de Mestrado”, patente na Casa da Liberdade – Mário Cesariny, na vizinhança da ‘casa mãe’, a Perve, que previa prolongar ao longo do próximo mês, e que agora será encerrada em 28 de março.

    Uma nova data para a abertura “Diálogos 2.0” será anunciada posteriormente, acrescentou a Perve.

    Lusa

  • Primeiro caso confirmado na Bundesliga: um jogador do Paderborn

    O primeiro caso de coronavírus na Bundesliga foi confirmado na noite de sexta-feira, dia 13: depois dos testes feitos ao treinador Steffen Baumgart terem dado negativo, o defesa Luca Killian, que não é utilizado há dois meses por lesão, teve um teste positivo. “Em estreita coordenação com as autoridades locais, o Paderborn vai adotar todas as medidas para conter o coronavírus, com todos os jogadores e membros do staff a serem submetidos a exames”, explicou o clube. “A saúde de nossos jogadores e funcionários continua a ser uma prioridade. Faremos tudo o que pudermos para manter a doença dentro de limites e fornecer aos nossos jogadores e funcionários o melhor atendimento e suporte médico possível”, comentou o diretor desportivo, Martin Przondziono

  • Museu Arqueológico do Carmo encerra ao público na segunda-feira

    O Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa, vai encerrar ao público na segunda-feira, 16 de março, e reabrirá “assim que se encontrarem reunidas as condições de segurança e saúde pública”, dependendo da evolução da pandemia da doença Covid-19.

    De acordo com um comunicado hoje divulgado pela Associação dos Arqueólogos Portugueses, esta medida preventiva foi decidida “no seguimento da aplicação do plano de contingência” desta associação, estando também “canceladas todas as atividades” marcadas para aquele espaço.

    O museu reabrirá “ao público assim que se encontrarem reunidas as condições de segurança e saúde publica, em articulação com as autoridades de saúde, relativamente à evolução da situação da Covd-19, em Portugal”, prossegue a nota.

    Lusa

  • Santuário de Fátima transmite missas e terço pela Internet

    O Santuário de Fátima anunciou hoje que vai continuar a assegurar a transmissão em direto, através da Internet, de quatro celebrações diárias, de segunda a domingo, todas à porta fechada.

    Esta decisão foi tomada depois de ter sido anunciada a suspensão de todas as celebrações litúrgicas com presença de público a partir de sábado, seguindo as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), como contributo para travar a pandemia de Covid-19.

    Assim, as celebrações, que decorrerão na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, serão duas missas – às 11:00 e às 19:15 -, mantendo-se os dois momentos do Terço, a oração mais emblemática na Cova da Iria, às 18:30 e 21:30, também em celebração fechada, a partir daquela Basílica.

    Reconhecendo que o isolamento social é uma das principais formas de prevenir o contágio, e acatando as determinações da Conferência Episcopal Portuguesa de suspender em todo o país as celebrações litúrgicas comunitárias (missas e procissões, por exemplo), o Santuário de Fátima pretende, através desta iniciativa, mitigar esse isolamento levando até às pessoas que se encontram em casa o conforto deste colo materno que aqui encontram quando se deslocam ao Santuário em peregrinação”, justificaram os responsáveis pelo templo mariano em nota hoje divulgada.

    Lusa

  • Ginásios Fitness Hut vão encerrar a partir deste sábado

    A cadeia de ginásios Fitness Hut enviou SMS aos seus clientes a informar que já a partir deste sábado, dia 14, iam encerrar por tempo indeterminado. Explicam ainda que a cobrança das mensalidades também será suspensa.

  • Câmara de Cascais encerra lojas municipais e reduz número de autocarros

    A Câmara de Cascais, no distrito de Lisboa, anunciou hoje o encerramento “imediato de todas as lojas” que prestam serviços do município e uma redução “em 30% da capacidade dos autocarros” naquele concelho, para combater a propagação da Covid-19.

    De acordo com informação disponibilizada, o município de Cascais, com cerca de 216 mil habitantes, decretou o “encerramento imediato de todas as lojas municipais”, ou seja, estabelecimentos que disponibilizam serviços a câmara à população, como de urbanismo ou mobilidade.

    Esta medida apenas não será aplicada nas lojas que o município tem no CascaisShopping – que está a funcionar “no regime aplicado às superfícies comerciais” – e no Cascais Center – que vai funcionar em “regime de porta fechada, com atendimento presencial após triagem”.

    Lusa

  • Validação de bilhetes suspensa e entrada pelas traseiras em autocarros do Porto

    As entradas nos autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) começa às 00h de sábado a ser feita pela porta traseira, as validações de bilhetes ficam suspensas e as viagens dos elétricos canceladas devido à Covid-19.

    Em comunicado hoje divulgado, a empresa destaca ter decidido “manter a oferta atualmente em vigor” mas aplicar no serviço “mudanças preventivas” que passam também pela suspensão da venda de bilhetes a bordo.

    Já a partir das 00h de 14 de março, a entrada nas viaturas passará a ser realizada pela porta traseira, não haverá venda de bilhetes a bordo, o posto do motorista ficará isolado através de uma fita delimitadora e, até novas orientações das entidades competentes, não haverá lugar a validações”, descreve a STCP.

    A intenção é “reduzir o contacto físico com os motoristas e criar condições para que o serviço possa continuar a ser realizado”.

    A empresa alerta que, com a mudança das entradas para a porta de saída, passam a aplicar-se “as regras a que os clientes já estão habituados no metro”, de “deixar os passageiros saírem antes de entrar”.

    Quanto ao elétrico, dada a sua “vertente essencialmente turística”, foi decidido suspender a circulação até 3 de abril.

    Lusa

  • Oito casinos portugueses anunciam encerramento temporário

    Os grupos Solverde e Estoril-Sol, que operam oito dos onze casinos em Portugal, anunciaram hoje que pediram ao Estado a autorização para o encerramento temporário dos seus estabelecimentos físicos de jogo, como medida preventiva de propagação da Covid-19.

    Em causa estão os Casinos Espinho, Chaves, Vilamoura, Portimão e Monte Gordo, operados pelo grupo Solverde além dos Casinos de Lisboa, Estoril e Póvoa de Varzim cuja concessão está na esfera do grupo Estoril-Sol.

    “A Administração do grupo Solverde está segura que esta iniciativa se impunha na defesa dos superiores interesses dos seus colaboradores, clientes e saúde publica em geral”, pode ler-se num comunicado enviado pelo grupo aos seus colaboradores a que agência Lusa teve acesso.

    Lusa

  • Governo determina suspensão da atividade de centros de apoio à deficiência

    O Governo determinou a suspensão dos centros de atividades ocupacionais (CAO), que apoiam adultos com deficiência, devido ao surto de Covid-19, informou fonte do Ministério da Segurança Social.

    Vai ser determinada a suspensão de atividades por parte dos CAO, apenas podendo estes assegurar, em caso de necessidade/carência económica de alguns utentes, o fornecimento de refeições”, afirmou hoje fonte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em resposta à agência Lusa.

    Lusa

  • Um segundo convidado que esteve com Trump em Mar-a-Lago testou positivo

    Uma segunda pessoa que visitou a propriedade privada Mar-a-Lago, do presidente Trump, no final de semana passado deu positivo num teste de coronavírus. Quem o diz é o Washington Post que cita e-mails de funcionários do Partido Republicano enviados a todos os convidados que lá estiveram presentes.

    Isto significa que o presidente esteve perto de pelo menos duas pessoas que foram diagnosticadas como infetadas. No sábado passado, Trump jantou e foi fotografado com um diplomata brasileiro que mais tarde deu positivo.

    O último diagnóstico envolve um indivíduo que compareceu a um almoço de domingo organizado pelo Trump Victory, um comité que angaria dinheiro para a campanha de Trump e o Partido Republicano, de acordo com o tal e-mail das autoridades do partido.

    A pessoa que foi diagnosticada foi a convidada de um doador que não teve contacto com Trump, de acordo com uma autoridade republicana que falou sob condição de anonimato por causa da sensibilidade da situação. Embora não tenha ficado claro se o participante tinha ou não covid-19, a doença causada pelo vírus, no momento do evento, foi tomada a decisão de notificar todos os participantes com muita cautela, disseram autoridades.

    Em um e-mail aos doadores, a parte escreveu: “Se você ou algum de seus entes queridos estiver doente ou desenvolver febre, falta de ar ou outros sintomas respiratórios, entre em contato com o seu médico.”

1 de 17