O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus em Portugal subiu para os 169, indica a Direção-Geral da Saúde. São mais 57 infetados do que os casos anunciados sexta-feira, ou seja é o maior número de novos casos desde que o vírus foi detetado em Portugal com um registo de mais de 50,9% em relação à última atualização.

Há ainda um dado novo que não tinha sido desvendado pelas autoridades de saúde até agora: 10 dos infetados com o COVID-19 estão internados nos cuidados intensivos dos hospitais. Outros 10 estão em internamento domiciliário.

Apesar de ter sido anunciado um segundo recuperado da infeção pelo coronavírus — um dado que constava também na página oficial da DGS — o boletim continua a contabilizar apenas um curado. Fonte oficial já confirmou ao Observador que realmente há apenas um recuperado em Portugal.

O número de casos suspeitos também voltou a aumentar: a Direção-Geral da Saúde registou este sábado 1.704 casos suspeitos, mais 396 do que na sexta-feira. Há 126 pessoas à espera de resultados laboratoriais, menos 46 do que na sexta-feira; e 5.011 sob vigilância das autoridades de saúde — na sexta-feira eram 5.674.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também houve atualizações nos casos de infeção que foram importados de outros países. Há 12 doentes vindos da Espanha (mais três do que na sexta-feira), mas apenas 13 vindos de Itália — um decréscimo de dois casos em relação ao boletim anterior. Registam-se ainda sete casos de França (mais dois), cinco da Suíça (também mais dois) e o primeiro caso importado da Bélgica. O número de infetados vindos da Alemanha/Áustria continua a ser um.

A infeção pelo novo coronavírus continua a atingir mais homens do que mulheres. Cem dos doentes registados até este sábado são do sexo masculino e 69 são do sexo feminino. De acordo com os dados mais recentes, a faixa etária mais afetada é a que tem entre 40 e 49 casos, em que se inserem 41 dos casos.

O maior número de casos continua a ser registado no norte, com 77 casos. Há oito casos no centro, 73 na região de Lisboa e Vale do Tejo e sete no Algarve. O Alentejo e os arquipélagos continuam ser registar qualquer infeção por coronavírus.

(Artigo corrigido relativamente à percentagem do aumento de casos nas últimas 24 horas)