A editora independente E-Primatur, que funciona com base num modelo de crowdfunding, decidiu suspender a pública da maior parte dos títulos anunciados para 2020 na sequência das perturbações no mercado livreiro provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Para este ano, estavam previstos cerca de 15 livros, incluindo o primeiro volume das obras completas de Bernardo Santareno, que celebra o seu 100º aniversário.

Num comunicado que diz também respeito à atividade das chancelas BookBuilders e Livros B, a E-Primatur garantiu que retomará a publicação assim “haja sinais de regularização do mercado”, explicando a decisão nos seguintes termos:

“Quando a E-Primatur, a BookBuilders ou a Livro B anunciam um projeto de um livro em crowdfunding, o valor angariado cobre uma percentagem do custo total da produção da obra numa tiragem que em parte se destina aos apoiantes e, numa parte maior, às livrarias (onde o livro terá um preço mais caro que o do apoio em crowdfunding). Devido à atual situação com a pandemia de Covid-19, neste momento as livrarias estão desertas e algumas fecharam já temporariamente as portas. Não sendo possível produzir as pequenas quantidades correspondentes exclusivamente aos apoios (produção que raramente chegaria aos 100 exemplares), decidiram a E-Primatur, BookBuilders e Livro B suspender a produção da maior parte dos livros anunciados”.

Dos volumes que estavam programados para os próximos meses, apenas dois têm a publicação assegurada: o terceiro volume da nova tradução de As Mil e Uma Noites e Contos e Apólogos, de Jean-Jaques Rousseau, que serão enviados aos apoiantes em maio e abril, respetivamente. Em relação aos apoios monetários dados a livros que, por enquanto, ficaram por lançar, a E-Primatur disponibiliza-se a reembolsá-los. Para isso, basta enviar o IBAN e número de encomenda em causa para o endereço de e-mail geral@e-primatur.com. A editora reiterou, no entanto, a intenção de editar todos os livros agendados.

Das chancelas E-Primatur, saíram recentemente Os Direitos do Homem, de H. G. Wells, e A Dança dos Ossos. Antologia do Conto Gótico Luso (Livros B).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR