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Das consultas via WhatsApp ao combate à celulite. Como as marcas de beleza nos chegam a casa /premium

Descontos, portes gratuitos, consultas através das redes sociais e gestos solidários. Saiba como as marcas de beleza se ajustam aos tempos e siga a galeria de produtos novos para dar uso em casa.

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São infinitas as possibilidades do online, mesmo quando as principais tendências de consumo parecem ter entrado também numa estranha quarentena. Mas há cuidados de saúde, bem estar e beleza que não devem ser descartados — da revisão do serviço de encomendas às sugestões que nos chegam agora de formas inesperadas, a resposta das marcas vai precisamente nesse sentido.

Com os espaços físicos encerrados até novas indicações, como se resolve a carência de orientação por especialistas ao vivo e a cores? Marcas de skincare como a Kiehl’s, Lancôme e Biotherm oferecem agora aconselhamento e diagnósticos personalizados com o selo das suas Beauty Advisors através das redes sociais das respetivas marcas. Desde 26 de março que é possível deixar as suas perguntas através de mensagem privada nas diferentes plataformas, como Facebook ou Instagram. A partir daí, o diagnóstico e aconselhamento serão feitos num período máximo de 24h, de segunda a sexta-feira.

Também a Sensilis se junta a esta toada de isolamento, lançando um serviço de aconselhamento personalizado a todos os clientes que pretendam esclarecer dúvidas sobre a rotina de beleza mais indicada para o seu tipo de pele. O processo é realizado no Instagram, onde o consumidor poderá entrar em contacto com a marca e  esclarecer todas as suas dúvidas através de videochamada privada, um serviço que está disponível todas as segundas, quartas e sextas-feiras entre as 15h00 e as 18h00. Já o Institut Esthederm conta com parceiros disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana e em caso de dúvidas existem especialistas de skincare no Instagram e Facebook.

Depois da pele, o cabelo. A René Furterer, por exemplo, aposta num novo serviço de WhatsApp para esclarecer qualquer dúvida sobre quais os produtos adequados a cada tipo, método de utilização ou ainda qualquer outra dúvida ligada à sua rotina capilar. Basta pegar no telemóvel e contactar a especialista da marca através do número 921 038 403. Dias úteis, entre as 9h00 e as 18h00.

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E porque, palavra de quem sabe, convém pensar duas vezes antes se pegar na tesoura para um corte mais arriscado (mesmo que envolva apenas a franja), adie o ímpeto e confie nas lições das mãos mais experientes. #agriffeforadagriffe é o programa que se segue, com a hair stylist Helena Vaz Pereira, do salão Griffe Hairstyle, a fazer a ponte com quem não pode ir ao cabeleireiro. “Penteados, cuidados com a cor, hidratação… Ask me”, desafia, irrequieta, no seu Instagram.

Se já está a pensar em todos os mimos pós-quarentena, junte-se ao passatempo dos salões Lúcia Piloto (tem até dia 3 de abril para participar). Em fase de reclusão, e de lançamento de Spring Breeze, juntam-se a Carolina Curado, autora das joias presentes na nova coleção, para fazer um passatempo, e oferecem um beauty pack pós-isolamento composto por uma mudança de visual numa loja Lúcia Piloto e um voucher no valor de €150 em peças da joalheira.

E se para si uma das perguntas de um milhão de dólares do momento é “como remover verniz gel das unhas?”, nada tema. Mariele Leite, uma das fundadoras do Sisu, em Cascais, partilha no Instagram deste estúdio de bem estar o bê-á-bá em vídeo. Spoiler? “Precisa de papel alumínio, algodão, acetona, lixa de unhas e espátula (ou uma colher de chá)”

Um spa em casa (e aquele truque anti-celulite)

Certos items apelam à extravagância e escapam à lista dos artigos de primeira necessidade, mas também é verdade é que haverá poucas alturas como esta em que o convite para converter cada casa num spa improvisado faça tanto sentido — se, por outro lado, não há vírus que vacine contra as novidades na esfera da maquilhagem, dê as boas vindas, sem um pingo de pudores, à Rouge Hermès (a nova linha de batons que conta com 24 tons, 14 acetinados e 10 mate), só para citar uma das novidades para a lista de desejos.

Um spa em casa com uns quantos passos @iStock

Getty Images/iStockphoto

Para quem prefere dar descanso à pele, não faltam essenciais em quase todas as marcas que prometem relaxamento, hidratação intensa e cuidados redobrados com a qualidade do sono. Basta afinar a agulha. Lançada em março, a coleção The Ritual of Jing da Rituals deseja-lhe bons sonhos. Da espuma de banho à brisa corporal, a coleção revisita as gamas Relax&Sleep e deixa-se inspirar no ancestral conceito chinês Jing, que representa calma e tranquilidade — tudo para que possa recriar dentro de portas um pequeno santuário pessoal para aliviar o stress.

Enquanto isso, a linha de corpo da Nuxe não esquece a preparação do corpo para a temporada estival — por mais atípica que ela possa ser este ano — vale a pena manter debaixo de olho os níveis de hidratação, esfoliação e adelgaçamento. Já o novíssimo Vinosculpt da Caudalie bebe dos programas mais naturais do Spa Vinothérapie em Bordéus, agora para viver em pleno no conforto de casa, entre as potencialidades do lírio, dos polifenóis, da manteiga de karité e, claro, do famoso óleo de grainhas de uva.

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O poder de uma couve (e está na cara que deve guardar uma clara de ovo)

Porque estimular o sistema imunitário é decisivo nesta fase, não se esqueça de manter certas prioridades na agenda, sobretudo quando o assunto é alimentação — não é demais lembrar que a beleza vem literalmente de dentro e este capítulo não deve ser descurado. Aumentar o consumo de vitamina C para prevenir constipações, gripes e outras perturbações respiratórias é necessário mas, avisa Cátia Curica, um dos rostos da marca Organii, há alternativas mais favorecedoras que outras. “De preferência alimentos não ácidos porque os ácidos (laranja, limão, toranja para além de ricos em vitamina C são ácidos e este ácido promove a proliferação de bactérias menos benéficas no intestino). Assim podemos optar por fontes ricas em vitamina C não ácidas como as couves (portuguesa, galega, couves-de-bruxelas, couve roxa), salsa, brócolos, couve-flor, papaia. Ainda podemos consumir super alimentos como o baobab e o camu camu (60 vezes mais vitamina C que a laranja)”, enumera, para que possa ponderar bem a próxima lista de compras no supermercado.

Favorecer a proliferação dos microorganismos benéficos no nosso intestino é também a base da nossa saúde e, por inerência, da nossa imunidade. Daí que a palavra probiótico pode e deve entrar no seu léxico, sem receios. Falamos dos “alimentos fermentados naturalmente (com tempo e sem açucares ou ácidos adicionados) não pasteurizados. Exemplos existem muitos e aqui a qualidade é mesmo importante, como o chucrute, o kimchi, o miso, o vinagre, o molho de soja, a kombucha, o kefir”, acrescenta Cátia, que vai debitando conselhos no blogue da marca de cosmética biológica, entretanto com descontos em vários artigos. Fazer massagens (incluindo automassagem e esfoliação), com o seu efeito complementar ao exercício físico é um bom conselho. Ah, e nada como “tomar banho de água fria ou pelo menos terminar o banho com água fria. A resposta do corpo é aquecer rapidamente e estimular as suas defesas”.

A aposta nos fermentados para reforçar o sistema imunitário @iStock

Getty Images/iStockphoto

E truques para combater alguns dos piores inimigos? Também se arranjam. Atenção às repercussões do sedentarismo na circulação e sistema linfático, alerta a Body Shaper Izabel de Paula, lembrando ainda que há pequenos passos possíveis de replicar em casa, e que permitem pôr para trás das costas a descompensação de comer mais do que o habitual por puro aborrecimento (quem nunca, não é?). Em baixo, tome nota de um dos alvos a abater e respetiva receita para ter sucesso, e ainda de uma dica bem simples para um lifting natural. No site da terapeuta, encontra muitos outros truques à distância de uma combinação de produtos bem conhecidos.

Celulite

  • 1 a 2 colheres de sopa de Canela
  • Misturar numa taça com água e levar ao congelador.
  • Depois de congelada, aplicar o gelo na zona pretendida, deixando derreter no corpo até ser absorvida pela pele.

Lifting Natural

  • 1 clara de ovo
  • Aplicar em todo o rosto 3 a 4 camadas de clara de ovo com um pincel e deixar atuar durante 30 minutos. No final, lavar com água fria e aplicar um creme hidratante e protetor solar.

Descontos e ações solidárias (e um raio de sol artificial para animar)

Por fim, mas não menos relevante, sobretudo nesta altura, as entregas ao domicílio. A eco-shop portuguesa Pegada Verde torna as suas rotinas mais naturais, saudáveis, eco-friendly, e ainda mais seguras, já que por estes dias não terá de sair de casa para aceder aos produtos. Na Sephora, as entregas são gratuitas em Portugal continental, seja qual for o valor da encomenda (com a reserva, claro, de que a entrega pode ser mais demorada do que o habitual). Mas pelo caminho pode juntar-se ao movimento #ABelezadeFicarEmCasa e assistir no Instagram da marca à série de beauty talks, todos os dias, com moderação da make up artista da Sephora Pro Team Verónica Pose — ah, e à sexta-feira há festa com Dj e cocktails, para continuar a dar o melhor de si, mesmo que ninguém esteja a ver.

Já a Perfumes&Companhia oferece 25% de desconto em todas as compras online, até 4 de abril, adiciona três amostras nas encomendas online, eliminou os portes de envio e ainda lança a escada para um bronze perfeito sem precisar do auxílio do sol. Na Douglas, os descontos, disponíveis até 5 de abril, podem chegar aos 30% em artigos selecionados. Para um apontamento luxuoso, a Otro também lhe traz a casa os melhores aromas.

Se enquanto isso quiser saber o que o setor tem andando a fazer em tempo de surto, não faltam respostas ajustadas a este período de emergência. Com o abrandamento na procura de muitos produtos que passaram para segundo plano, artigos bem mais urgentes pressionam o fabrico. Em resposta ao impacto da Covid-19 no mundo, as Companhias Estée Lauder e as suas fundações corporativas, a Estée Lauder Companies Charitable Foundation, atribuíram 2 milhões de dólares aos Médicos Sem Fronteiras, entre outras doações. A empresa anunciou também a reabertura da sua fábrica em Melville, Nova Iorque, onde estão fixados os escritórios da marca, para produzir gel desinfetante para a população mundial, incluindo para os serviços médicos.

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Também as fábricas do Grupo L’Oreal começaram a fabricar gel hidroalcoólico, de forma a apoiar as necessidades das autoridades sanitárias francesas e europeias. Uma das suas marcas, a Garnier, vai oferecer e distribuir gratuitamente vários milhões de unidades de gel hidroalcoólico a todos os seus clientes europeus na distribuição alimentar, para que os seus empregados possam proteger-se. Em Portugal, 50.000 géis serão distribuídos a partir do final de abril.

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