O PS e o PSD, assim como os seus líderes, ganharam pontos junto dos portugueses no que ao combate à Covid-19 diz respeito. Uma sondagem da Intercampus para o CM, a CMTV e o Negócios, realizada entre 9 e 14 de abril, mostra que, pelo contrário, os restantes partidos perderam terreno no período em que as regras do estado de emergência foram sendo apertadas.

Se os portugueses fossem chamados hoje às urnas para eleições legislativas, o PS teria 35,4% dos votos, mais quatro pontos percentuais face a abril, a subida mais expressiva. No caso do PSD, que ainda está longe dos socialistas, a subida é de 21,9% em março para 23,3% em abril.

Os respetivos líderes também ganharam com a forma como lideram com a pandemia: no caso de António Costa, secretário-geral do PS e primeiro-ministro, a nota passou de 3,4 (de 1, o mínimo, a 5) para 3,8. E o presidente social-democrata, Rui Rio, que chegou a escrever aos militantes que “não é patriótico” criticar o Governo no atual contexto, subiu de 3 para 3,4. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também sobe e está agora nos 4 valores, o valor mais alto desde dezembro. O Governo como um todo vê a avaliação dos portugueses aumentar de 3,2 para 3,8.

Em sentido contrário estão os restantes partidos: o Bloco caiu de 14,5% em março para 11,9% em abril, embora a avaliação da líder, Catarina Martins, tenha subido 0,1 pontos para 3,2. Os outros líderes têm nota negativa.

No caso do Chega, o partido de André Ventura registou uma quebra depois de meses a subir e as intenções de vota desceram de 8,6% para 7,8% no espaço de um mês. A nota dada pelos portugueses a André Ventura caiu de 2,4 para 2,2. Já a CDU reduziu as intenções de voto de 6,1%% para 5,8% (e Jerónimo de Sousa manteve-se nos 2,9 pontos), enquanto o PAN caiu de 5,9% para 4,9% (André Silva cai para 2,7). O CDS, por sua vez, subiu ligeiramente de 3,6% para 3,9%, com Francisco Rodrigues dos Santos a cair na avaliação para 2,7 valores. O Livre e o Iniciativa Liberal sobem, respetivamente, para 0,7% e 2,4%, mas os seus líderes têm 1,8 e 2,5 pontos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR