Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado. Para ler as novidades de domingo, clique aqui.

    Já morreram perto de 97 mil pessoas nos EUA e há mais de 1,6 milhões de infetados

  • Brasil com mais 16.508 novos contágios nas últimas 24 horas

    O Brasil contabilizou mais 965 óbitos nas últimas 24 horas, elevando para 22.013 o número de vítimas mortais da pandemia de Covid-19.

    O mais recente relatório do Ministério da Saúde brasileiro confirma também mais 16.508 novos contágios nas últimas 24 horas — um total de 347.398 casos oficiais acumulados, valor apenas inferior ao dos EUA (1.666.372 casos confirmados) e muito próximo do da Rússia, terceiro país com maior número absoluto de infetados (335.882).

    No entanto, quando a comparação é feita por número de casos por milhão de habitantes, o Brasil surge em 51.º lugar, os EUA em 11.º e a Rússia em 34.º lugar. Nesse ranking, Portugal está em 27.º lugar.

    Portugal 27

  • Festa muçulmana Eid al Fitr, que marca o fim do Ramadão, com limitações

    A festa muçulmana Eid al Fitr, que marca o fim do Ramadão, é celebrada a partir deste domingo em diversos países, na maioria dos quais com imposição de restrições às reuniões e deslocações. Países como a Arábia Saudita, onde se situam os mais importantes locais sagrados do Islão, o Qatar, a Síria, o Iraque, o Líbano, a Jordânia, o Egito, os Emirados Árabes Unidos, o Kuwait, a Líbia ou a Palestina anunciaram a festividade com limitações.

    No Egito foi decretado recolher obrigatório a partir das 17:00 até à próxima sexta-feira, enquanto a Arábia Saudita impôs recolher obrigatório desde sábado e até quarta-feira, no período em que as famílias muçulmanas se costumam reunir para celebrar o fim do mês de jejum. O Iraque também decretou um recolher obrigatório de 24 horas durante os dias em que se celebrar o Eid al Fitr.

    O Egito, com mais de 700 óbitos, é o país africano com maior número de mortes devido à pandemia de covid-19, enquanto a Arábia Saudita é mais afetado na região do Golfo Pérsico, com perto de 370 mortos e quase 70 mil infetados. Tanto num como noutro, os casos de contágio aumentaram exponencialmente no mês do Ramadão.

    Agência Lusa

  • Premier League confirma mais dois casos positivos

    Foram detetados mais dois contágios na Premier League, em dois clubes diferentes. A notícia foi avançada em comunicado divulgado no site oficial da Liga Inglesa, que não especifica se se tratam de jogadores: “A Premier League pode confirmar que, terça-feira, 19 de maio, quinta-feira, 22 de maio, e sexta-feira, 23 de maio, 996 jogadores e funcionários foram testados para COVID-19. Desses, dois foram positivos em dois clubes.”

    A liga inglesa esclarece ainda que os seis casos detetados no início desta semana não estão incluídos nesta segunda vaga de testes.

  • Associação da Polícia Marítima pede demissão do Secretário de Estado da Defesa

    A Associação Socioprofissional da Polícia Marítima (ASPPM) pediu este sábado a demissão do secretário de Estado Adjunto e da Defesa, considerando que são incompatíveis com a sua permanência no cargo as declarações de Jorge Seguro Sanches ao jornal Público, a propósito da vigilância das praias no âmbito do controlo da pandemia de covid-19.

    “Se houver fuzileiros a concorrer a este projeto ‘Seawatch’, eles estarão nas praias como agentes da Polícia Marítima e não como militares”, disse o secretário de Estado àquele jornal. “Estas declarações demonstram, claramente, que não conhece nem a Constituição da República Portuguesa, nem a Lei de Segurança Interna, nem o Sistema de Autoridade Marítima, nem mesmo a Polícia Marítima, detentora das suas competências de segurança publica e segurança interna nos termos da Lei”, acusou a ASPPM, em comunicado enviado às redações. Leia mais aqui:

    Associação da Polícia Marítima pede demissão do Secretário de Estado da Defesa

  • Novos casos de coronavírus na Índia voltam a superar os 6.000 em 24 horas

    Pelo segundo dia consecutivo, os novos casos de coronavírus na Índia ultrapassaram os 6 mil contágios em apenas 24 horas. Este sábado, foram registados 6.629 novos casos, elevando o total nacional para 131.423.

    Apenas EUA, Brasil e Rússia registaram mais casos nas últimas 24 horas do que a Índia — que é atualmente o 11.º país em números absolutos de infeção por SARS-CoV-2. No entanto, tem apenas 95 casos por milhão de habitantes.

    Os números mais recentes dão ainda conta de mais 142 óbitos, elevando o total para 3.868.

  • Vírus já causou 339.758 mortos e infetou 5,2 milhões

    A pandemia de covid-19 já matou 339.758 pessoas e infetou 5,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência France Press (AFP) às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais. De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19:00 TMG (20:00 de Lisboa), 5.260.970 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na província chinesa de Wuhan.

    Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas foram o Brasil, com 1.001 mortes, os Estados Unidos com 989 mortes e o México com 479. Contudo, a AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas as situações que requerem tratamento hospitalar. Entre esses casos, pelo menos 2.031.200 agora são considerados curados.

    Agência Lusa

  • Trump vai jogar golfe pela primeira vez desde o início da pandemia nos EUA

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, foi este sábado pela primeira vez — desde que declarou a Covid-19 como uma emergência nacional — jogar golfe, segundo conta a agência Reuters.

    A atividade é vista por muitos como um sinal de regresso à normalidade por parte da Casa Branca, já que é habitual este Presidente jogar golfe.

    Os Estados Unidos são neste momento o país do mundo com maior número de casos do novo coronavírus (mais de 5 milhões) e mortes por Covid-19 (cerca de 97 mil).

  • Distanciamento social medido em ananases? População de Martinica acusa autarca de racismo

    O pedido de desculpas está feito e a ilustração foi retirada. Vinte e quatro horas depois das acusações de racismo, a autarquia de Martinica — ilha nas Pequenas Antilhas, no Caribe, e região ultramarina da França — anunciou a sua decisão no Twitter.

    A polémica começou quando, na mesma rede social foi publicado um cartaz a apelar ao distanciamento social. Até aqui, tudo bem, o problema é que o metro de distância era ilustrado como correspondendo a cinco ananases. Isso levou a uma onda de críticas no Twitter e de acusações ao autarca Stanislas Cazelles de racismo e de revivalismo do colonialismo francês. Leia mais aqui.

    Distanciamento social medido em ananases? População de Martinica acusa autarca de racismo

  • David Tavares é a única baixa no Benfica por se manter “positivo”

    O médio David Tavares é o único jogador indisponível no plantel do Benfica, que continua a preparar o regresso à I Liga de futebol. “O Sport Lisboa e Benfica informa que, à exceção de David Tavares, que se mantém positivo, todos os jogadores do plantel de futebol profissional estão aptos fisicamente e à disposição do treinador, Bruno Lage”, anuncia o clube no seu site.

    Este sábado, os jogadores do Benfica voltaram aos treinos no relvado do Estádio da Luz.

  • Sobem para 291 os infetados em São Tomé e Príncipe

    Aumentou para 291 o número de infetados com o novo coronavírus em São Tomé e Príncipe, depois de 30 testes rápidos realizados nas últimas 24 horas terem revelado nove novos casos, anunciou o Ministério da Saúde. Há 16 pessoas hospitalizadas.

    Fonte do Ministério da Saúde anunciou a chegada ao país de “mais um lote de materiais hospitalares” de combate a covid-19, oferecidos pela Fundação do empresário chinês Jack Ma.

    De acordo com a mesma fonte chegaram também num voo proveniente de Angola “materiais hospitalares diversos ofertados pela Fundação Pinto da Costa”, do antigo presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa.

    Na próxima segunda-feira deverão deslocar-se ao país, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), cinco especialistas “em matéria de tratamentos da covid-19”.

    Além do hospital de campanha preparado para receber doentes covid-19, o Ministro da Saúde, Edgar Neves anunciou que “como medida preventiva” as oficinas do Liceu Nacional “estão a ser apetrechadas com camas e outros equipamentos” financiados pelo governo chinês, para “a eventualidade do hospital de campanha perder a capacidade de receber mais doentes”.

    No hospital de campanha estão a ser tratados 15 pacientes, encontrando-se um deles em estado grave, disse aos jornalistas Adionilde Aguiar, diretora-geral do hospital.

    “Estamos a internar os casos de covid-19 positivos e que necessitam de hospitalização. Nós sabemos que há casos positivos que fazem o seu isolamento em casa, porque ou não têm, ou têm sintomas ligeiros”, disse a médica.

    Lusa

  • Angola soma um novo caso de infeção nas últimas 24 horas. Há 61 casos confirmados e 4 mortes

    O secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda, anunciou este sábado mais um caso de infeção por covid-19, de transmissão local, elevando o total para 61 e mais um óbito, somando quatro mortes.

    O novo caso registado é de um cidadão angolano de 43 anos, morador em Luanda, relacionado com um doente ao qual estão associadas 19 infeções por transmissão local.

    Foram recolhidas pouco mais de 10 mil amostras, das quais 61 positivas, 6.752 negativas e as restantes ainda em processamento

    Segundo o secretário de Estado, os resultados das amostras colhidas nos bairros sob cerca sanitária em Luanda (Hoji Ya Henda e Futungo de Belas) estão a ser processados e devem ser divulgado nas próximas horas.

    Encontram-se internadas em quarentena institucional 1156 pessoas e foi dada alta a 20, nas últimas 24 horas.

    Estão a ser investigados 449 casos suspeitos e estão sob vigilância 1194 contactos.

    Lusa

  • Areais repletos dificultam distanciamento recomendado nas praias da linha de Cascais

    Com temperaturas a rondar os 30 graus, as praias da linha de Cascais encheram-se este sábado. Sobretudo nas mais pequenas, e durante a maré-cheia, o distanciamento é quase impossível de cumprir. Leia mais aqui:

    Areais repletos dificultam distanciamento recomendado nas praias da linha de Cascais

  • Museus do Vaticano reabrem em junho

    Os museus do Vaticano vão reabrir a 1 de junho, com a obrigatoriedade de uso de máscaras e verificação da temperatura antes da entrada.

    O Vaticano anunciou também que uma equipa médica vai estar presente durante as visitas e que, como estas só poderão ser feitas mediante reserva, são dispensadas as taxas de emissão antecipada de bilhetes no valor de quatro euros. Leia mais aqui.

    Museus do Vaticano reabrem em junho e Igreja do Santo Sepúlcro no domingo

  • Marcelo: "Se o Governo tem meios para prolongar o lay-off, melhor"

    Ainda no Banco Alimentar Contra Fome, as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa resvalaram para temas da atualidade política. Questionado sobre se “gostava” de ver unanimidade no Parlamento na aprovação do Orçamento Suplementar, o Presidente optou por sublinhar a importância desta medida “numa fase em que ainda não sabemos tudo o que vem da União Europeia”. O dito orçamento poder ser assim, segundo Marcelo, uma formato de evitar “mais desemprego” e de responder a “necessidades sociais urgentes”.

    Sobre a possibilidade já mencionada pelo executivo de estender o lay-off até ao fim do ano, mas numa nova versão, o Presidente referiu não ter ainda conhecimento do modelo em questão. “Se o Governo tem meios disponíveis para prolongar o lay-off por mais algum tempo, melhor. É bom, mesmo que seja num modelo diferente, porque permite que esta retoma possa ser feita com mais tempo”.

    Sobre as eleições legislativas regionais nos Açores, marcadas para outubro, Marcelo indicou que vai receber os partidos, mas que a evolução da própria pandemia irá ditar o ato eleitoral — “se houver dificuldades de circulação entre ilhas, será complicado fazer campanha eleitoral”, assinalou.

    Sobre as negociações dos “corredores” turísticos, atualmente a decorrer entre Portugal e Espanha, mas também com o Reino Unido, Marcelo reforçou a importância da antecedência no planeamento e referiu ainda outros países com os quais Portugal poderá estar a ter conversações semelhantes — “provavelmente sei [quais são], mas agora não me ocorre”.

  • NBA em conversações com a Disney para o regresso da competição em julho

    Interrompida em março, por causa da pandemia, a NBA poderá voltar em julho, no complexo ESPN Wide World of Sports. De acordo com a CNN, os responsáveis da liga americana de basquetebol estão em conversações com a multinacional para que o regresso à competição possa passar pelo complexo, um dos vários parques temáticos do Disney World, perto de Orlando, na Florida.

    O objetivo é que todos os jogos e treinos da NBA decorram no parque, de 777 metros quadrados, revelou ao canal o porta-voz da liga, Mike Bass.

    “A nossa prioridade continua a ser a saúde e segurança de todos os envolvidos, e estamos a trabalhar com especialistas de saúde pública e funcionários governamentais num conjunto abrangente de diretrizes para assegurar a existência de protocolos e proteções médicas adequadas”, garantiu ainda

  • PCP requer apreciação parlamentar do decreto dos apoios a sócios-gerentes

    O PCP vai requerer a apreciação parlamentar do decreto que alarga medidas excecionais de proteção social na pandemia de covid-19 aos sócios-gerentes. Faturação até limite máximo de 80 mil euros “é a todos os títulos um absurdo”, lê-se no texto da apreciação parlamentar entregue pelo partido na Assembleia da República. Leia mais aqui:

    PCP requer apreciação parlamentar do decreto dos apoios a sócios-gerentes

  • Marcelo Rebelo de Sousa. "Tenham a noção de que há 400 mil pessoas que precisam de um contributo"

    O Presidente da República visitou esta tarde a sede do Banco Alimentar Contra a Fome, em Lisboa. Marcelo reforçou a importância dos donativos em tempos de crise, sublinhando o facto de este ano ser mais difícil para os portugueses contribuírem, já que as únicas formas de o fazerem é através de um vale nas superfícies ou através da internet.

    “Há um ano isto estava cheio e a campanha tinha arrancado há dois dias. Agora, está vazio”, referiu o presidente, apontando para os depósitos de produtos na sede da organização que, segundo Marcelo, apoia 2.400 instituições em todo o país e, através delas, cerca de 380 mil pessoas. “Os portugueses que tenham a noção de que há 400 mil pessoas que precisam de um contributo”,afirmou ainda.

    Às contas, o Presidente da República adicionou os “15 a 20 mil portugueses” que passaram a ter carências com o impacto da atual crise. “Foi preciso pedir aos bancos alimentares para criarem uma rede de emergência para pessoas que não eram cobertas pela rede tradicional. Muita gente, para além dos 380 mil portuguesas, precisa de apoio e apareceu aqui a pedir uma sopa”, continuou.

    “Não é preciso gostar do banco alimentar, da líder ou dos voluntários. É preciso pensar nos que estão a passar mal e que vão estar assim mais um mês, dois, três, mais um ano, o tempo que durar a crise”, sublinhou Marcelo, insistindo na situação de carência que atinge a população mais idosa e os que nunca antes precisaram de recorrer a ajuda — “Algumas pessoas bateram aqui à porta à procura de comida”.

  • Madeira sem novos casos há 17 dias consecutivos. Há 23 casos de infeção ativos no arquipélago

    O arquipélago da Madeira não registou casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo o total de 90 doentes pelo 17.º dia consecutivo, já com 67 recuperados, indicou este sábado o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

    “São 67 os casos recuperados e 23 os casos de infeção ativos e os doentes mantêm seguimento pelas autoridades de saúde, sem necessidade de cuidados hospitalares”, refere em comunicado.

    Até à data, foram notificados 1.543 casos suspeitos de covid-19 na região autónoma, dos quais 1.453 não se confirmaram.

    O IASAÚDE indica que 353 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, das quais 249 em vigilância ativa e 104 em autovigilância.

    Sobre as linhas criadas no âmbito do plano de contingência para a covid-19, o IASAÚDE esclarece que a linha de acompanhamento psicológico (291 212 399) já atendeu 951 chamadas, com 116 pessoas em acompanhamento pelos profissionais do instituto.

    Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam 7.846, mais 31 chamadas nas últimas 24 horas.

    No que respeita ao total de testes à covid-19 realizados na região autónoma, foram processadas até à data 10.276 amostras no Laboratório de Patologia Clínica do Serviço de Saúde da Madeira.

    Lusa

  • Brasil. Ex-ministro da Saúde recusa convite para ser conselheiro do Ministério

    Uma semana depois de se demitir, por divergências com Jair Bolsonaro, nomeadamente na gestão da crise pandémica no Brasil, Nelson Teich foi convidado pelo ministro interino da Saúde para ser conselheiro do ministério. Agradeceu mas recusou: “Seria incoerente da minha parte aceitar”. Leia mais aqui:

    Brasil. Ex-ministro da Saúde recusa convite para ser conselheiro do Ministério

1 de 4